May
02

Erros mais comuns na Gestão de Call Center

por: Antonio Reginaldo Pavarina
em: Gestão
fonte: Redação
02 de maio de 2013 - 0:11

Erros-mais-comuns-na-gestao-de-call-center-televendas-cobranca

Por: Antônio Reginaldo Pavarina

Existem algumas situações identificadas dentro dos call centers que, por sua vez, são ignoradas como problemas e, por isso, não são tratados adequadamente.  Essas situações podem ser prejudiciais e impactam na produtividade da central de atendimento. São elas:

- Omitir definição do conjunto de metas, atreladas ao planejamento estratégico: Todo negócio de sucesso precisa de metas e de uma trajetória até elas: o planejamento estratégico. Um trabalho feito de forma aleatória ou desregrado pode até funcionar, mas não são tão sólidas quantas atitudes tomadas em função de um plano futuro. Antes de pensar em dimensionamento ou capacidade do call Center, considere uma revisão (ou a própria elaboração) dos objetivos da sua central de atendimento.

- Não acompanhar os resultados: Para saber se o planejamento é cumprido, é preciso ter indicadores. Todos os controles devem ter KPI´s para mensurar e acompanhar o desempenho de cada produto. Para medir o desempenho, é preciso ter métricas para o call center, como um todo. Todos os indicadores devem passar por um crivo pelas áreas que geram a informação, bem como as que mensuram e cobram os resultados.

- Evitar questionar a ineficiência e a qualidade: A busca pela qualidade não deve ser justificativa para uma redução acentuada no desempenho. Quando perceber problemas de ineficiência, atue. Verifique quais ações podem ser tomadas e direcione os trabalhos para um rumo mais produtivo. Do mesmo modo que é preciso agir quando a produtividade é mínima. O gestor não deve tolerar gargalos de qualidade. Quando o problema surgir, o ideal é resolvê-lo imediatamente. Acompanhe periodicamente o desempenho dos operadores e os indicadores de KPI´s, monitore os pontos críticos. Trabalhar na melhoria contínua resulta em otimização dos processos e aumenta a satisfação do cliente.

- Deixar de investir em capacitação: Incentivar os funcionários que a meritocracia é a única forma de crescimento e que para alcançar este mérito  é preciso  conhecimentos adquiridos em treinamentos, especializações, idiomas e aos cursos universitários.

- Eximir comportamentos inadequados: Os colaboradores devem estar cientes do seu papel dentro da organização. As atitudes de cada funcionário, dentro do ambiente de trabalho, colaboram para construir a imagem da empresa. Por isso, é preciso ficar de olho em pessoas com atitudes questionáveis, como o absenteísmo, ou aquelas que não levam a sério os valores definidos pelo Call Center.  Acompanhar o comportamento de seus funcionários é uma forma de garantir qualidade no atendimento e, consequentemente, no serviço prestado.

O Feedback é a mola propulsora para desenvolver os colaboradores e garantir a qualidade dos serviços prestados. É sempre importante orientar, acompanhar e exigir resposta no que se pede para o cargo.  É importante lembrar que esta progressão não se aplica somente ao funcionário. A empresa ganha como um todo, verificando erros e corrigindo problemas que poderiam se agravar com o tempo.

É uma via de mão dupla: ganha o colaborador e ganha o call center.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (8)
  1. Parabéns! as suas colocações são importantes para que o negócio obtenha o sucesso e o resultado desejado.

    Andreia Machado em 05 de maio de 2013 - 08:31
  2. Muito bem apontados pelo Pavarina os erros mais comum. Acrescentaria a tudo isto a falha na definição dos indicadores. A grande maioria das operação adotam indicadores de desempenho sem se preocupar se os clientes está sendo bem atendidos ou não. Ainda são poucas operações que medem o FCR (First Call Resolution), ou seja, resolver o problema do cliente logo na primeira chamada. Associado a tudo isto, vale a pena acrescentar que nem todas as Centrais de Atendimento e seus respectivos gestores tem à sua disposição ferramentas adequadas para monitoramento da operação e apuração dos indicadores. Algumas sequer tem as ligações gravadas para fazer uma análise qualitativa do atendimento ou uma pesquisa de satisfação do clientes pós-atendimento. Ainda falta muito para nossas Centrais de Atendimento chegarem a um padrão no mínimo aceitável de relacionamento com os clientes.

    Alberto Sampaio de Oliveira em 02 de maio de 2013 - 14:57
    • Alberto, obrigado por complementar o artigo. Realmente você tem toda razão.
      Infelizmente o básico do básico deixa muito a desejar, quanto mais atividades que fazem a diferença.
      Agradeço por seu complemento .

      Reginaldo Pavarina em 02 de maio de 2013 - 18:31
    • Adorei o seu artigo!!!
      Seu texto é conciso, claro, objetivo, sabiamente abrangente, colocado de forma madura, equilibrada, construtiva, onde além de captar a essência de alguns problemas, de forma simples, humilde, também sugere soluções lógicas, viáveis pra cada um deles.
      Seu texto é simplesmente visionário!!! Parabéns Reginaldo Pavarina !!!

      Laura Gonzalez em 02 de maio de 2013 - 23:18
      • Laura, obrigado pela mensagem!!

        Pavarina em 03 de maio de 2013 - 10:05
  3. Obrigado Maria Rita!!

    Antônio Reginaldo Pavarina em 02 de maio de 2013 - 11:18
  4. Parabéns Pavarina pelas colocações pertinentes. abs

    maria rita lucas em 02 de maio de 2013 - 09:25
    • Obrigado Maria Rita!!

      Antônio Reginaldo Pavarina em 02 de maio de 2013 - 11:17

Deixe uma resposta para Laura Gonzalez Cancelar resposta

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: