Por: Claudio Assumpção
Costumo dizer em minhas palestras e treinamentos que existem duas classes de vendedores: Os comuns e os de sucesso. Os comuns são aqueles que fazem coisas comuns, iguais e por isso têm resultados comuns; não mantém suas vendas constantes e por isso não ganham muito dinheiro e nunca se destacam. Já os vendedores de sucesso vendem mais e sempre estão nos primeiros lugares nos rankings da empresa. Mas o que difere uns dos outros? Simplesmente o que eles vestem. Listo abaixo algumas das “roupas” que nunca devem faltar no “guarda-roupa” pessoal de um vendedor que quer se dar bem em vendas:
Objetivo:
Esse é a primeira coisa que ele precisa vestir antes de sair da cama. É o diferencial, a força motivadora e principal fonte de energia que move um ser humano. O vendedor que não tem um objetivo pessoal acorda para atender um cliente, cumprir metas, “aguentar o chefe”. Quem possui uma meta, algo que queira conquistar como comprar uma casa, ganhar cinco, dez mil por mês, comprar um carro, seja o que for, vai acordar sabendo que está indo atrás de mais um pedaço desse objetivo e encontra razão e sentido no que faz.
Ambição:
Quer sempre mais, sem desvalorizar o que já tem. Porém sua ambição é positiva, direcionada a uma realidade pessoal, vontade de vencer e se transforma em atitude que gera ação. Ele não ambiciona o sucesso dos outros nem reclama do que já conquistou.
Disciplina
Uma competência que não somente os vendedores de sucesso vestem, mas aqueles que são entram nos vestibulares mais concorridos, os empreendedores, ou seja, os vencedores em geral. Disciplina é estipular tarefas, horários e cumpri-los.
Comprometimento
Ele sabe que o sucesso de seu objetivo pessoal está ligado ao tamanho de sua dedicação com seu trabalho. É justamente o compromisso pessoal que vai fazer o vendedor aliar a eficiência com a eficácia.
Autoestima:
É a capacidade de confiar em si mesmo, não deixando que os outros e as situações atrapalhem suas conquistas. A autoestima é pessoal e intransferível. Se você não confiar em si mesmo, não se amar ninguém mais o fará principalmente o cliente. Ela deve ser inviolável, só você terá acesso. É como uma conta de banco, um carro novo que você comprou. Ninguém mexe ou altera se você não permitir. Portanto, NiNGUÉM, absolutamente NINGUÉM tem autorização ou poder de entrar, controlar, ou abaixá-la sem a sua permissão. Você é quem controla seus sentimentos e comportamentos. Isso quer dizer que não é o cliente, o chefe, as dificuldades, a esposa ou o marido que afetam e abalam sua autoestima e sim, você que deu as chaves e a senha para eles e permitiram que entrassem.
Resiliência:
É a capacidade de se adaptar as adversidades. O vendedor de sucesso não se abala ao número de “Nãos” que ele escuta. Seu foco é conseguir o “SIM”. As dificuldades, as pressões do dia a dia embora possam causar desânimo e insegurança, são rapidamente superadas. Isso não significa que o profissional não fique nervoso ou deva ser insensível às situações difíceis, mas ele procura recompor rapidamente o controle, a confiança e seguir em frente.
Persistência:
Tentar sempre e não deixar que um cliente difícil ou um obstáculo o faça desistir de vender. Ele vai atrás do que acredita e se algo não der certo ele irá rever a sua estratégia e começar de novo. Essa competência esteve presente em muitos profissionais de sucesso como: Walt Disney, Abraham Lincoln, Jogador Cafú, Thomaz Edson entre outros.
Paciência:
Tem uma frase que eu gosto muito: “A ansiedade é o excesso de futuro”. Um vendedor ansioso é aquele que quer o resultado logo, a qualquer tempo. Tudo tem seu tempo certo, a hora certa. Diga sempre: Hoje, AINDA não vendi para esse cliente. Substitua a palavra fracasso por insucesso. Quem planeja adequadamente e faz seu trabalho com eficácia vai receber os frutos dele. Lembre que mesmo em vendas, tudo tem seu processo e tempo certo. Às vezes o cliente não está pronto pra comprar, o ciclo de venda do produto é longo.
Atenção: Não confunda persistência com insistência.
Humildade:
Aquele que sabe tudo e acha que o sucesso de uma venda é mérito só dele, não vai muito longe nessa profissão. Ser humilde nos faz estar prontos para aceitar mais as situações, reconhecer nossos erros, aprender com os outros e, sobretudo trabalhar em equipe. O humilde aprende e ensina. Ter humildade é reconhecer que sempre podemos melhorar e encontrar o melhor dentro de nós.
Estas são algumas das “roupas” que o vendedor de sucesso deve “vestir no seu dia a dia”, para que na hora de dormir ele se olhe no espelho e diga: Tudo que estava ao meu alcance eu fiz. Tentei o meu melhor. Amanhã vou fazer melhor ainda.
Abraços com sucessos
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Olá boa tarde! Minha dúvida é, qual roupa devo vestir em uma entrevista de vendedor externo?
Olá
Eu gostaria de saber como uma vendedora que quer alcançar o sucesso em vendas deve se vestir e se portar.
Boa noite, gostaria de algumas dicas de como um executivo de vendas pode se vestir.
Muito bom,cada dia q passa aprendo mais com voces profissionais,na segunda feira,vou cair para buscar amisades e fazer Humildade.obrigado me serviu bastante
Obrigada amanhã começo a trabalhar como vendedora e essas dicas me emotivaram muito !!!!
Essa é realmente a roupa que devemos vestir todos os dias – adorei a dica!
Adorei as dicas, muito obrigada!
Obrigado pelas dicas..
Que Deus abençoe a todos vocês.
Muito bom e motivador, parabéns!
Adorei as dicas!
Maravilhoso o texto, e que venham mais dicas dessas. Obrigada