Controle seu departamento comercial para obter melhores resultados
Por: Gustavo Paullilo
O departamento comercial é considerado o coração de toda empresa. Portanto, se a equipe de vendas não estiver bem estruturada e entrosada dentro desse processo, pode haver uma série de problemas que impactam na diminuição das vendas.
Gestores comerciais de pequenas e médias empresas têm também o desafio diário de administrar várias equipes de vendas, compostas por profissionais de diferentes perfis. Além disso, é preciso saber lidar com clientes dos mais diversos segmentos, com prazos decisórios, processos de vendas, necessidades, poder de barganha e volume de compra diferentes entre si.
Observando este cenário, o grande desafio para o gestor de uma PME é saber organizar seu departamento comercial, visando ajudar o crescimento da empresa como um todo. Por isso, elenco abaixo três dicas que podem ajudar nesse momento:
Segmente a equipe
Como uma empresa pode atender clientes de diferentes segmentos, é preciso segmentar também sua equipe de vendas. Dessa forma, ela estará preparada para atender todos os tipos de negociação e processo comercial, capacitando os vendedores para atender cada perfil de clientes da melhor maneira possível.
Possibilitar a capacitação da equipe também é muito importante. O gestor precisa preparar o vendedor como um especialista no processo de vendas, fazendo com que conheça volume e periodicidade de compras, processo de tomada de decisão, valor, prazos e as necessidades de cada cliente. Assim, é possível aumentar a eficácia nos resultados de vendas em diferentes perfis de clientes, mercados e até mesmo regiões geográficas.
Organize processos comerciais
Depois de segmentar a equipe é preciso organizar os processos de vendas da empresa. Agora, seus colaboradores já estão prontos para usar o CRM que irá colaborar e organizar todos os trâmites comerciais. Para isso, é preciso: criar etapas personalizadas levando em consideração os processos decisórios de cada mercado; criar metas específicas para cada equipe de vendas, observando a demanda e necessidade de cada segmento atendido; planejar diferentes rotinas de trabalho; criar métricas de acompanhamento que assegurem que a meta geral será cumprida.
Crie estratégias de vendas
Ao capacitar os vendedores para serem “experts” em cada setor, a empresa mostra a preocupação em criar valor para os seus clientes. Eles identificam que acima de qualquer meta e objetivo de crescimento da sua empresa, a sua estratégia comercial está focada em auxiliá-los, a serem bem-sucedidos e a superarem seus próprios desafios.
Quando seus clientes começarem a perceber toda a organização de sua equipe comercial e todo investimento que foi feito para melhorar o atendimento prestado a eles, sua empresa terá um grande diferencial no mercado, com valores agregados, por meio de uma equipe comercial preparada e bem gerenciada.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Um dos grandes desafios hoje dos gerenciadores da area comercial e de equipes de vendas é a organização e o acompanhamento simétrico na atuação dita á prática.
Os diferentes perfis quando da evolução em busca dos objetivos tendem a se envolverem em conflito bobos que involuntariamente entre todos tira o rítimo da programação dentro de um planejamento e as metas recuam.
Digo isto baseado em fatos reais vivênciado ao longo de vitoriosos (31) anos na gestão de vendas e comercial com foco em resultados.
São ensinamentos e exemplos de “cases” vivido na prática jamais estudado no mundo acadêmico; nesse mês de junho tive uma situação de desvirtuação de resultado pelo simples fato de um colaborador contaminar negativamente a equipe.
Ocorre que, as vezes o excesso de confiança deixa o gestor cego aos truques do malandro profissional. Fiquemos experts.
Com toda minha malícia na area fiquei a ver navios passar em busca da meta. Mas a missão segue, com mais uma lição na cartola.