Por: Wilques Erlacher
Parece que hoje em dia não há negócio no mundo que não funcione a base de descontos. Ora veja, se vai comprar uma passagem de avião, há descontos, se vai para um hotel, o Booking oferece descontos. Se quer jantar fora, vai ao Groupon ou a um dos milhares sites de descontos que existem.
Podia dar mais exemplos, mas acredito que já passei a mensagem. Assim sendo o que acontece é que isso cria no seu cliente a sensação que: a) Não vale a pena comprar ao primeiro preço; b) É tudo uma questão de esperar pelo momento certo e c) Tudo é passível de descontos.
Quando um cliente lhe contata para avançar com um negócio, o seu subconsciente já está preparado para ver na proposta comercial o reflexo de um desconto. Provavelmente vai exigir isso por: a) Ser um cliente novo, você tem que valorizar o facto dele preferir a sua empresa; b) Ser um cliente antigo, achar que isso é merecedor de um desconto; c) Ser um cliente recente, você tem que manter a confiança dele e só com um desconto é possível demonstrar.
Como é possível evitar dar descontos a um cliente?
A resposta a esta pergunta é simples. Pare de vender produtos ou serviços e passe a vender Soluções de Valor ao seu cliente.
Antes de avançar um pouco mais sobre isso, partilho um artigo que escrevi– Como criar propostas de valor que poderá encontrar dicas mito interessantes.
Por que vender uma Solução?
Quando está a negociar um produto, tudo se resume a características e preço. Quando você junta ao produto, o fator relação forte, serviços, garantias de resultados e compromisso pessoal, passa a ter uma solução feita a medida da necessidade do seu cliente. Se a sua proposta inclui isso tudo então há verdadeiramente uma diferenciação da concorrência por que: a) Não pode ser comparável, principalmente nos itens “Relação forte”, “Garantias de resultado” e “Compromisso pessoal”. Claro que a concorrência pode por isso na proposta, mas só você tem a oportunidade de criar a tal relação forte que pessoal e irreplicável.
Por que vender uma Solução de Valor?
Por que a partir do momento que o seu cliente sentir que o que está a comprar irá efetivamente resolver o problema identificado, irá ter descanso e tempo para se preocupar com outros problemas, o item preço deixará de ser o único item a negociar na proposta. É isso que você deve perseguir com toda a sua força e fé. Deixar de negociar preço significa mudar o paradigma da proposta, levando o seu cliente a não estar habituado a necessidade de descontos para fechar um negócio.
Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, Imagine o que poderá beneficiar ao contratar um Coach para lhe ajudar a ser um melhor profissional. Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.
Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar serem melhores e aprender como o vencer no mercado.
Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.
Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Muito bem o post. Concordo plenamente. Precisamos agregar mais valor, ou melhor soluções as nossas vendas e parar de mal acostumar os clientes.