Por: Hudson Lima
A URA Ativa é uma solução muito utilizada pelas centrais em diversas operações. Sua versatilidade, associada ao excelente custo-benefício, permitem a aplicação desta ferramenta no oferecimento de produtos e serviços, em pesquisas de satisfação, cobrança bancária, consulta de pontos e de saldo, enfim, uma variedade enorme de campanhas.
Quando a URA Ativa permite a transferência do cliente para um agente de atendimento, é também denominada de URA Reversa. Essa solução compreende o disparo de mensagens de voz interativas impactantes e, ao final da gravação, o cliente tem a opção de falar ou não com o atendente do contact center para aprofundar sua interação com a central. Isso pode ser feito para concretizar uma compra, solicitar mais informações, quitar um débito, etc.
Entre os benefícios dessa solução, podemos destacar:
- Transferência do cliente para o agente já com o skill adequado para o atendimento;
- Gravação da interação com o cliente;
- Contato com a pessoa certa;
- Otimização da equipe de atendimento.
Para aprimorar o uso e conseguir bons resultados, oferecemos algumas dicas:
Invista em uma URA humanizada
O cliente sabe que está ouvindo uma gravação, mas ninguém gosta da sensação de estar falando com uma máquina. Por isso, opte por uma URA humanizada. Seja com gravações, com o recurso de TTS – text to speech ou Reconhecimento de Voz, o importante é diminuir a sensação do cliente de estar falando com um robô.
Lógica da URA
Tão importante quanto uma linguagem que gere empatia junto ao cliente, é fundamental que a sua URA tenha um fluxo eficiente de navegação. A lógica da URA deve ser bem analisada para que o cliente saiba navegar sem se perder. Além disso, estimula o autoatendimento, evitando o direcionamento desnecessário de chamadas às equipes do call center, que ficam livres para os atendimentos mais complexos. E, quando o cliente navega na URA e opta por falar com o agente, um fluxo bem estruturado o leva ao grupo certo de atendimento, otimizando os resultados da campanha como um todo.
Acompanhe e adapte os fluxos de atendimento da URA
Adapte o atendimento de acordo com a necessidade da operação. Teste, avalie e modifique sempre que necessário o fluxo ou script da URA, sempre com foco em contribuir com os objetivos da campanha. Acompanhe de perto as chamadas para perceber as necessidades de ajuste e analise constantemente os relatórios gerados pelo sistema.
Como você utiliza a URA ativa? Tem alguma dica ou restou alguma dúvida? Compartilhe conosco pelos comentários!
Fonte: http://blog.teclan.com.br/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Recentemente trabalhei no projeto de implantação de uma URA Ativa no qual a mensagem enviada ao número discado informava sobre descontos na utilização de ligações a longa distância se realizado por determinada operadora.
Porém a URA antes de disparar as mensagens questionava se a pessoa do outro lado da linha era o titular.
Com esta estratégia conseguimos não apenas incentivar o uso da prestadora – mantendo o cliente fidelizado por mais tempo – como também serviu de base para montar um Best Time to Call para futuras ofertas.
Uma solução simples que pode nos ajudar na fidelização de clientes e até mesmo possibilite estrategicamente trabalhar uma pré-venda.
Abs