Oct
04
03 de outubro de 2013 - 20:48

Cinco-dicas-para-melhorar-o-atendimento-nos-contact-centers-televendas-cobranca

Por Ariane Abreu*

A maior irritação tanto por parte dos clientes como dos operadores é o tempo de espera. Os consumidores reclamam da demora e do caminho a ser percorrido por mensagens eletrônicas até chegar a um atendimento humano. Já os agentes, atribuem essa espera às dificuldades encontradas na utilização do sistema como verificação de cadastros, documentos, status de ocorrências anteriores, incertezas sobre determinados temas, período de pausa para registrar acontecimentos solucionados ou ainda não resolvidos, entre outros.

Para ajudar a tornar a tarefa dos atendentes menos penosa e estressante, e melhorar o atendimento dos contact centers, a seguir listo cinco obstáculos e como eles podem ser amenizados:

Saiba mais sobre estes cinco elementos e veja como podem ser amenizados:

Triagem dos assuntos – Por meio da URA Receptiva ou Reversa, com o menu de opções, tecle 1  para falar com a área de suporte, 2 se quiser falar sobre determinada campanha, este processo, se elaborado estrategicamente, é capaz de otimizar a operação, automatizando grande parte do atendimento. E ainda não ocupa os colaboradores com este primeiro contato de direcionamento para o grupo responsável. Dessa forma é possível identificar o assunto e após o cliente percorrer o menu, os atendentes conseguem ter uma visão mais específica sobre o problema. Ao receber a chamada, eles já estão cientes da temática e prontos para dar uma resposta sobre a questão levantada pelo consumidor.

Encontrar informações dos clientes – Durante o atendimento, a dificuldade em encontrar informações básicas do consumidor, como RG, CPF, entre outros documentos é de assustar qualquer operador. Ao trabalhar com diversas telas para inserção de dados diferentes e quase simultâneos, em um curto espaço de tempo, além de concentração por parte dos atendentes, facilita se o sistema apresentar integração entre elas. Em uma única plataforma simples e intuitiva: a integração com sistemas legados de CRM ou ERP é facilmente realizada com API’s diversas, webservices e abertura automática de telas.

Falta de treinamento sobre o sistema – O domínio na utilização da ferramenta é um grande diferencial para atingir a excelência no atendimento. Saber onde pesquisar cada informação é essencial para dar continuidade a uma chamada atendida anteriormente. Também auxilia no fornecimento de um serviço ágil, assertivo e evita erros de cadastros em outros locais, por exemplo. Por meio de treinamentos, para todos os colaboradores, oferecidos gratuitamente por fornecedores de soluções para contact centers, com aulas in company, atendimento remoto de dúvidas e material didático completo sobre a ferramenta, é possível obter essa expertise em relação à plataforma.

Dúvidas sobre o negócio – Informações mais técnicas ou mais complexas podem vir a ser um fator de grande preocupação. Dúvidas aparecem com frequência, principalmente para os novos agentes. Fornecer uma resposta errada ou tentar resolver um problema não pertinente à sua área somente para não deixar o cliente sem solução, pode acarretar prejuízo financeiro e acabar com a reputação de sua empresa. Por meio do recurso “ouvir”, o supervisor consegue escutar a chamada em tempo real e com o “sopro” é possível interagir com o colaborador, auxiliando-o, sem ser percebido pelo cliente.

Tempo para tabulação de informações – Com a tendência da utilização de discadores automáticos para aumentar a entrega de ligações aos operadores, acaba sendo demorado tabular as informações entre uma ligação e outra.  E a falta de pausa suficiente para executar essa atividade, ocasiona registros errados e até ausência deles por já ter uma outra chamada aguardando para ser atendida. Como solução para este problema existe o recurso de pausa estratégica, no qual é possível registrar um tempo de pausa, com base no cálculo do tempo médio de atendimento da operação.

*Ariane Abreu é diretora comercial da Total IP

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Todos os itens foram muito bem colocados. Mas acredito ser também importante verificar – a depender do tipo de operação e do negócio – o motivo das filas de espera. O que gera tanto volume de chamadas? Ou seriam rechamadas? Os processos para além da esfera operacional do contact center, refletem diretamente na performance do mesmo.

    Danilo em 04 de outubro de 2013 - 19:11

Deixe uma resposta para Danilo Cancelar resposta

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: