mai
07

Estudo aponta que ‘tirar férias’ do e-mail eleva a produtividade

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Folha de S. Paulo
07 de maio de 2012 - 0:05

Estudo-aponta-que-tirar-férias-do-email-eleva-a-produtividade-televendas-cobranca

Deixar de olhar o correio eletrônico com frequência torna trabalhador mais focado e menos estressado

Professora americana sugere que empresas mandem e-mail em lotes até duas vezes ao dia, e não o tempo todo

Estudo recém- divulgado pela Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos, concluiu que profissionais que não olham a caixa de e-mails regularmente no trabalho são menos estressados e mais produtivos.

A professora universitária Gloria Mark, autora do estudo ao lado de pesquisadores do Exército americano, sugere tirar “férias do e-mail”.

“Descobrimos que, depois de cinco dias longe do e-mail, os níveis de estresse das pessoas caíram em comparação com o período em que eles estavam usando e-mails.”

O trabalho, que foi financiado pelo Exército e pela National Science Foundation — maior agência de fomento à pesquisa dos EUA, pediu a 13 trabalhadores que interrompessem o uso do e-mail por cinco dias para monitorar a rotina deles sem acesso à caixa de mensagens eletrônicas no local de trabalho.

Ao final, observaram que os profissionais se tornaram mais focados, gastando mais tempo numa só tarefa e alternando muito menos as telas de trabalho do computador — 18 vezes por hora, ante 37 vezes de quem trabalhava com acesso a e-mails.

Os pesquisadores acompanharam os níveis de estresse das pessoas por meio de monitores da frequência cardíaca presos às roupas, descobrindo que os níveis de estresse delas foram muito menores quando não checavam e- mail de maneira regular.

“Descobrimos que as pessoas são menos estressadas quando não têm e-mail à mostra”, disse Gloria Mark ao blog Bits, do “New York Times”, que divulgou o estudo.

Professora de informática, Mark estuda o tema desde 2004 e propõe alterar o modo como usamos o e-mail no ambiente de trabalho.

“Sugerimos que as organizações enviem lotes de emails uma ou duas vezes ao dia, e não de forma contínua, para que os funcionários não fiquem checando a caixa de e-mails a cada dez minutos.”

Oúnico porém relatado por quem tirou “férias de e-mail” foi um sentimento de “isolamento”, combatido com perguntas a colegas com e-mails sobre o que de mais importante ocorria no trabalho.

CILADA

Em novembro, reportagem publicada pela Folha apontou que o avanço tecnológico, combinado com o crescimento econômico, contribuiu para aumentar o número de horas trabalhadas no Brasil.

Segundo pesquisa da Asap, consultoria de recrutamento de executivos, 7 em cada 10 profissionais declararam ter aumentado o tempo que passam no escritório.

A jornada estendida por meio de ferramentas de comunicação instantânea, muitas das quais em plataformas móveis, é fonte de reclamações dos executivos.

Para especialistas, os “facilitadores de comunicação” podem ser encarados como “uma cilada”, ao passo que é mais difícil ficar off-line.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Quando existe algum problema sistêmico que impede a utilização dos e-mails percebo o aumento do foco e da produtividade. Porém o difícil é tirar essas “férias” quando o mundo ao nosso redor exige urgência em tudo.

    William Carlos Sota em 27 de agosto de 2012 - 11:48
  2. Eu já experimentei ficar “longe” do Outlook, por uma manhã, ou quando ele fica fora por algum motivo técnico, o trabalho anda mais, com certeza!

    Bruno Moura em 08 de maio de 2012 - 09:10

Deixe uma resposta para William Carlos Sota Cancelar resposta

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: