Por: Marcelo Brandão
Baixa remuneração, a agressividade de alguns clientes e a falta de reconhecimento tornam os profissionais de uma Central de Relacionamento cada vez mais desmotivados. A maioria das empresas optam por oferecer treinamentos motivacionais para seus colaboradores. Mas isso é suficiente?
Para o especialista em Psicologia Organizacional e Consultor de Desenvolvimento de Pessoas, Paulo Eduardo Ribeiro, as empresas investem em treinamentos motivacionais para tentar resolver um problema que já está instalado. Segundo Ribeiro agir preventivamente, dando mais autonomia para o RH, pode ser uma solução.
O especialista elencou alguns erros e acertos quando o assunto é motivação no Call Center.
Erro – Pensar que o que mais motiva as pessoas é a possibilidade de crescimento profissional.
Acerto – Dar ao colaborador a possibilidade da pessoa ter, e perceber, a qualidade de vida no trabalho.
Erro – Não ter transparência no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas dentro da empresa.
Acerto – É preciso deixar claro até onde os profissionais podem ir dentro do contexto organizacional, e o mais importante, o que precisarão fazer.
Erro – De nada adianta investir em programas motivacionais se no dia a dia as ações mostram que tudo que foi dito no dia anterior foi apenas discurso.
Acerto – É importante buscar sempre melhorar suas competências. Hoje ficarão nas organizações apenas as pessoas que forem úteis…e enquanto forem.
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