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03 de outubro de 2013 - 20:40

Quer-resultados-use-a-maieutica-de-socrates-por-mercedes-moraes-televendas-cobranca

Não é segredo para ninguém que uma das principais funções de um gestor é o desenvolvimento das pessoas dentro de sua equipe. Podemos inclusive medir o sucesso do líder, considerando o alcance das metas estabelecidas.  Como fazer as pessoas darem o resultado esperado? Apesar de inerente ao rol de atividades, desenvolver pessoas não é tarefa simples. Para que esta atividade ocorra, já há algum tempo os gestores vem exercendo a função de Coach.  E, para que se entenda o conceito, é preciso que se conheça um pouco da história do surgimento do termo.  “A origem histórica do termo coaching apresenta-se entre os séculos XV e XVI, mais precisamente na cidade húngara de Kocs: local de parada obrigatória entre as cidades de Viena e Pest. Naquela oportunidade, havia uma carruagem que dispunha de um sistema de suspensão, que chamava a atenção pela comodidade e conforto em relação às carruagens tradicionais. Ela era chamada por kocsi szekér: carruagem de Kocs. Assim, o termo kocsi – pronunciado cochi – passou para o alemão como kutsche, para o italiano como cocchio e para o espanhol como coche.”

Se trouxermos a imagem para os dias de hoje podemos perceber que esta imagem continua atual já que o coaching possibilita o transporte das pessoas da situação atual para a situação desejada; cuja função é o de facilitar o alcance daquilo que se deseja, deixando, porém a responsabilidade das decisões escolhidas para a própria pessoa.

Impossível se falar em Coaching sem mencionar a Maiêutica de Sócrates que cada vez mais vem ganhando força pelos resultados que apresenta. A MAIÊUTICA é um processo de comunicação em que são feitas perguntas as perguntas a fim de que a própria pessoa encontre as respostas e possa decidir o que mudar, quando mudar e quanto mudar para se tornar cada vez melhor e alcançar resultados.

Algumas perguntas podem ser feitas para que através da reflexão atitudes sejam alteradas e compromissos sejam firmados:

Você acha que estas metas são possíveis de serem alcançadas? O que você pode fazer para alcançarmos? O que você precisa desenvolver para que seu trabalho seja bem realizado? Você se acha capaz de realizar este trabalho?

Tem sentido esta afirmação, para você? Como você poderá utilizá-la para tornar-se uma pessoa melhor?

Você gostaria de participar mais ativamente das mudanças que acontecem na empresa? Como você pode ser útil? Que tipo de mudanças você faria? Como?

Quais são seus objetivos profissionais? O quanto você está consciente disso? por onde pretende começar? porque….?

Pense nisto: O “coach” não dá conselhos, mas ajuda a pessoa a modificar conceitos e atitudes. Um Coach capacitado raramente sugere ou prescreve soluções. Ele facilita encontro das respostas que já existem dentro de cada um.

O filme “O Poder Além da Vida” http://www.youtube.com/watch?v=aDIaOTTqqqQ   demonstra o quanto as perguntas podem ajudar no alcance do alto desempenho.

Mercedes Maria Junqueira de Moraes – Há mais de 25 anos prestando serviço em níveis gerenciais dentro da área de atendimento ao cliente, em grandes organizações dos mais variados segmentos como Editora Abril, TAM, Sul America Seguros e Carglass, dentre outras. É graduada em Direito, pós-graduada em Direito das Relações de Consumo e possui MBA em Gestão de Pessoas, além de ser ouvidora certificada pela ABO/SP e é conhecedora da norma COPC (Customer Operations Performance Center) pela Kenwin. Atualmente é a diretora da Mercedes Moraes Assessoria e Treinamento especializada em desenvolvimento de pessoas na área de atendimento ao cliente.

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1 Comentário
  1. Adorei esse artigo! Essa tal de Mercedes e um genio!!!

    FERNANDO DEMORAES em 07 de outubro de 2013 - 17:42

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