abr
19

Como você acha que é lembrado no mercado?

por: Arnaldo Palma
em: Gestão
fonte: Redação
19 de abril de 2012 - 0:30

Como-voce-acha-que-e-lembrado-no-mercado-blog-televendas-e-cobranca

Em meus 19 anos de experiência conheci centenas de profissionais, e quando surgem vagas ou me pedem alguma indicação, lembro de no máximo uma dezena de pessoas que representam as mais diversas qualidades: liderança, vendas, relacionamento, gestão de pessoas, análise, organização, dedicação, conhecimento técnico nas mais diversas especialidades, etc.

Gostaria de propor uma analise sobre o tema “como somos lembrados no mercado?” , essa pergunta é respondida principalmente pela mensagem que passamos no dia a dia, para nossos pares, nossa equipe e nossos clientes internos e externos, ou seja, essas pessoas vão se lembrar de nós e terão uma percepção que pode ser boa ou ruim.

Com base nesse primeiro desdobramento gostaria de citar os melhores profissionais que eu lembro em cada habilidade:

O melhor Líder foi o Paulo Henrique Policena (Contax 2010), ele consegue envolver as equipes em torno de uma agenda positiva e isso faz com que as coisas aconteçam;

O melhor Gestor de Pessoas foi o Cassio Caldas (Contax 2008-2010), ele dá espaço para equipe trabalhar e ao mesmo tempo cobra resultados, isso, somado a sua paz de espírito “zen/budista” traz harmonia para o grupo;

O melhor Comercial foi o Ludovico Guzzo (Bradesco 1995, CSU 2005 e Contax 2010), a sua capacidade de ver o lado positivo e acreditar que para tudo tem solução faz toda a diferença;

O melhor Gestor de Operações foi o Marcelo Ferreira (CSU 2005e Cetelem 2011), a sua visão do todo (bem estar das pessoas + performance) somada a sua capacidade de falar em publico e passar a mensagem para o time são diferenciais;

O mais Confiável foi o Afonso Bazolli (Contax 2008-2010), a sua capacidade de Gestão de Pessoas associada a sua visão estratégica garante sucesso em atividades bastante distintas;

A mais Perspicaz foi a Gina Marques (Contax 2008-2010), a sua capacidade para ver o contexto e fazer perguntas inesperadas é intrigante;

O mais Divertido foi Alexandre Martins (Contax 2008-2010), com suas metáforas ele aborda temas complexos com muita facilidade e compromete o time com o objetivo;

O mais Organizado foi o Marcelo Nogueira (Contax 2008-2010), a sua capacidade para organizar as atividades do time e responder às novas demandas com um sim e quando com um não, embasado em fatos e dados são impressionantes.

Todos esses profissionais tem inúmeras outras qualidades, mas quis fazer uma espécie de tributo e compartilhar como as pessoas são lembradas.

Quero me desculpar aos ótimos profissionais que não citei, pois se citasse todos, não conseguiria terminar o artigo.

Nessa linha de raciocínio vou me colocar como exemplo também, acredito que eu sou lembrado como um profissional ligado a números e analises (Planejamento e MIS), pelo menos tenho explorado mais esse lado, pois é onde eu tenho mais facilidade e adoro trabalhar, para mim fazer analises complexas para definir comportamentos é uma diversão, sendo assim é onde posso me destacar com mais facilidade e ser lembrado por isso.

Gostaria de sugerir que você faça a sua carreira de modo a ser lembrado pelas suas qualidades, uma dica é que você deve se esforçar onde realmente vai fazer a diferença.

Existem vários treinamentos e formas de descobrir os seus pontos fortes, se você gostou do tema, sugiro que procure ler o livro “Descubra os seus pontos fortes” (Editora Sextante, Marcus Buckingham e Donald O. Clifton) e não seria nada mal procurar material na internet sobre MBTI, ferramenta para definir o perfil profissional baseado nas teorias de Carl Gustav Jung.

Espero que tenham gostado.

Boa sorte a todos!

Arnaldo Palma

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (18)
  1. Arnaldo,

    Boa pergunta. Como você disse, ás vezes, não somos lembrados pois não estamos onde poderíamos realmente fazer a diferença. Importante parar e refletir.

    Abraços, Daniela.

    Daniela de Mendonça Simões em 20 de junho de 2012 - 09:30
  2. Arnaldo,

    boa noite, li seu artigo, gostei qdo comentou do Ludovivo Gozzo, tb acho um excelente profissional, trabalhamos juntos no Bradesco.

    Marcos Americo em 17 de maio de 2012 - 19:00
  3. Arnaldo,
    Ótimo artigo!
    É sempre bom lembrar que as pessoas estão nos observando a todo momento, seja pela qualidade, seja pelo defeito.

    Abs,

    RAUL SIQUEIRA em 25 de abril de 2012 - 23:19
    • Raul,
      E o mais interessante é que essa observação não é consciente, ou seja, as pessoas observam a mensagem sublimar que passamos…abs
      Arnaldo

      Arnaldo Palma em 26 de abril de 2012 - 18:51
  4. Arnaldão,

    Muito bom o post, realmente poucos percebem o tamanho da importância do reflexo de seu comportamento no ambiente de trabalho e, principalmente, na vida das pessoas ao seu redor.

    Parabéns.

    Alexander Goes

    Alexander Goes em 23 de abril de 2012 - 23:40
    • Goes,
      A nossa vida profissional é orgânica, o networking é muito importante.
      abs
      Arnaldo

      Arnaldo Palma em 26 de abril de 2012 - 18:49
  5. Arnaldo,

    Muito bacana esse tema, parabéns pelo post. A criatividade misturada ao seu profissionalismo sempre resulta em excelentes artigos.

    Abraços.

    Érica Missão.

    Erica Missão em 22 de abril de 2012 - 17:21
    • Erica,
      fico muito feliz que tenha gostado, obrigado!
      Arnaldo

      Arnaldo Palma em 26 de abril de 2012 - 18:48
  6. Arnaldo
    Excelente artigo, principalmente o tema, pois nos faz refletir sobre o legado de realizações em nossa trajetória pessoal e profissional.

    Minha leitura eh que temos que ser lembrados pela ética, respeito e a valorização do próximo, pois o mundo sempre roda, além de aparentar ser pequeno e cheio de coinscidencias!

    Fazer o bem, sempre buscar ser o melhor, somar sempre a favor dos relacionamentos!

    Sinto-me honrado pela lembrança no artigo!

    Sucesso a todos que lhe cercam e o prestigiam, espero ler os seus proximos artigos.

    Abs.
    Ludovico

    Ludovico Guzzo em 20 de abril de 2012 - 00:01
    • Ludovico,
      voce tem toda razao, alem de sermos lembrados pelas nossas qualidades tecnicas, precisamos ser lembrados pela ética, respeito e a valorização do próximo.
      Um grande abraço,

      Arnaldo Palma

      Arnaldo Palma em 20 de abril de 2012 - 09:43
  7. Excelente artigo.

    Susy em 19 de abril de 2012 - 22:41
    • Susy,
      obrigado, legal que tenha gostado!
      Arnaldo Palma

      Arnaldo Palma em 20 de abril de 2012 - 09:44
  8. Olá Arnaldo, Boa Tarde !!!

    Ótimo artigo !!!. A cada novo material disponibilizado aos leitores, você vem surpreendendo.

    Quero agradecer pela menção honrosa em seu artigo e dizer que o seu elogio ganha uma maior relevância para mim por saber o grau de exigência em relação aos seus liderados, tornando-os naturalmente melhores profissionais neste mercado onde o foco é trazer resultado, sempre.

    Saiba que também foi uma honra ter sido o seu funcionário e hoje sermos colaboradores do Blog Televendas & Cobrança.

    Abs e sucesso.

    Afonso Bazolli

    Afonso Bazolli em 19 de abril de 2012 - 14:54
    • Afonso,
      Esse artigo foi muito gostoso de escrever, pois pude aliar essa homenagem aos meus amigos junto ao alerta para todos.
      Obrigado pelo apoio, abraço.
      Arnaldo Palma

      Arnaldo Palma em 19 de abril de 2012 - 22:19
  9. Arnaldão,

    Como sempre instigante seus temas e textos…
    Acho que voce foi oportuno e perfeito nos comentários, até por que, quem conviveu com “esses personagens” (eu tive a possibilidade de conhecer quase 100% deles), sabe muito bem que quando nos lembramos de Best Pratices os nomes que voce relacionou sempre são lembrados, seja por um motivo ou outro.

    Mais uma vez Parabéns!

    Abçs,

    Erdel Santos em 19 de abril de 2012 - 14:11
    • Erdel,
      obrigado pelo apoio, nós que já estamos mais rodados temos quase que obrigação de contribuir com as nossas experiências.
      abraço,
      Arnaldo Palma

      Arnaldo Palma em 19 de abril de 2012 - 22:16
  10. Achei muito legal está matéria , primeiro trata de um assunto muito importante mas pouco lembrado pelos profissionais , pois nem sempre os mesmos tem este conhecimento de que sempre temos alguem analisando nosso desenvolvimento , e se partir de cada profissional fazer sempre o melhor e buscar se aprimorar tenho certeza que terá este retorno de ser reconhecido profissionalmente.

    Parabéns pela Matéria e pelo Blog.

    Eduardo Abatepaolo em 19 de abril de 2012 - 12:17
    • Eduardo,
      A idéia do texto é realmente essa, fazer refletir um pouco sobre quem somos.
      Obrigado pelo elogio!
      Arnaldo Palma

      Arnaldo Palma em 19 de abril de 2012 - 22:13

Deixe uma resposta para Erdel Santos Cancelar resposta

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: