Por: Camila Silva
Ao longo de 2014, o Grupo Meireles e Freitas, composto pelas empresas Meireles e Freitas Advogados Associados, Meireles e Freitas Serviços de Cobrança e CallDesk Contact Center, apresentou excelentes resultados: dobrou o número de funcionários, conquistou novos clientes, apresentou alta de faturamento de mais de 150% e ainda foi reconhecida com três prêmios da Great Place to Work.
O segredo do sucesso do grupo está nos próprios pilares das três instituições, que além de priorizar a gestão estratégica e investimento em tecnologia, é pautado pela gestão de pessoas. “Hoje temos 48 clientes, divididos nos segmentos bancários, planos de saúde, instituições de ensino, distribuidoras de água e energia, seguradoras, indústrias, entre outros. Ainda houve ingresso de novos negócios que vieram para o nosso grupo uma vez que apresentávamos bons resultados junto aos nossos clientes, resultado da nossa política de satisfação do colaborador e do cliente”, conta Venâncio Freitas, diretor do grupo. Em suas sedes em Fortaleza, Natal e Recife, o grupo soma mil colaboradores, que atuam nacionalmente. As empresas contam ainda com uma sede comercial em São Paulo, a fim de aproximar a direção de seus clientes.
O diretor conta que, uma vez contratado para atuar nas empresas do Grupo Meireles e Freitas, o colaborador percebe que as empresas oferecem um claro e sólido plano de carreira, para que este entenda quais requisitos deve cumprir para crescer na organização. “Mas o que faz a diferença é a gestão próxima, ouvi-los e celebrar juntos as nossas conquistas. Procuramos sempre ter reuniões dentro de um calendário previamente agendado para alinhar a equipe e definir o direcionamento que a empresa está dando aos nossos negócios”, continua Freitas.
Outra ação realizada para promover maior qualidade de vida no trabalho é a realização do Café com Inovação, em que gestores, diretoria, supervisores e alguns colaboradores se reúnem para propor novas ideias. O grupo promove ainda momentos de celebração, como festas juninas – que fazem parte da tradição do Nordeste, Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e confraternização de fim de ano. Já na operação, o ambiente é animado, devido à campanhas temáticas voltadas para a motivação e resultados.
Mas o que faz com que o turn over do Grupo Meireles e Freitas seja de apenas 1,4% é a frequente preocupação com a qualidade de vida do colaborador. “Temos inúmeros programas de estímulo, como grupos de corrida. Colaboradores de todos os níveis hierárquicos participam dos projetos. Temos ainda palestras mensais de alimentação saudável, ginástica laboral, calendário de corridas em Fortaleza, prêmio para os que mais se destacam em competições. Com isso, fazemos um acompanhamento para verificar o desempenho de quem está nos programas de qualidade de vida e constatamos que as pessoas integradas nestes grupos apresentam melhor desempenho. Está comprovado”, continua Freitas.
Até as recompensas são pensadas para estimular hábitos saudáveis dos colaboradores. “Procuramos não colocar só a questão monetária. Temos bonificações em dinheiro e, para as lideranças, participação de resultados, mas procuramos fazer campanhas vinculadas à meritocracia e premiações com entrega de presentes de interesse dos colaboradores. Para a área técnica, temos equipamentos de ponta, para grupos de dança e corrida temos viagens para praias da região, viagens ao Rio de Janeiro para que eles possam participar de competições”, explica o diretor.
Além do retorno direto nos resultados, o grupo foi reconhecido pela Great Place to Work, que avalia as melhores empresas para trabalhar. A Meireles e Freitas Serviços de Cobrança, em 2014, esta no ranking das melhores empresas para se trabalhar no estado do Ceará e a CallDesk Contact Center, além de pertencer a mesma lista, também foi eleita no ranking nacional como a melhor empresa de Contact Center para se trabalhar no Brasil.
Apesar de desafiador, neste ano a diretoria espera que as empresas do grupo continuem crescendo, tanto no faturamento quando na credibilidade junto ao mercado. “Não sabemos como ficará o segmento de contact center, já que alguns incentivos podem ser retirados. Apesar de tudo, acreditamos que no ano de 2015, iremos continuar crescendo, priorizando a qualidade e o alcance de resultados que esta no DNA das nossas empresas”, finaliza Freitas.
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Sou recém contratada do grupo, e me sinto orgulhosa em poder contribuir para o êxito das metas estabelecidas, as quais vão ao encontro dos meus anseios.
É uma satisfação fazer parte desse grupo que valoriza o funcionário.
Melhor empresa de Contact Center do Brasil! Orgulho de fazer parte desse time!
Empresa maravilhosa,com várias oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Parabéns!
Realmente o segredo da prosperidade e do sucesso está nas pessoas. Parabéns Calldesk e Meireles. Parabéns pela bela entrevista Dr. Venâncio.
Orgulho imenso desta empresa… Nosso segredo não é apenas acreditar nas pessoas, mas sim fazê-las acreditarem em si mesmas e obterem sucesso!!!
Melhores pessoas, melhores empresas.
Sem dúvida a melhor empresa em Gestão de Pessoas. Gente que ama o que faz!.
Dr. Venâncio,
Parabéns pela entrevista! A CallDesk hoje é modelo de sucesso em gestão e resultados!