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15 de maio de 2023 - 17:16

Opt-in-do-whatsapp-como-obte-lo-e-quais-as-melhores-estrategias-para-cobrar-via-digital-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

A obtenção do Opt-In do WhatsApp é essencial para o relacionamento entre empresas e clientes, não sendo novidade que o App é o meio de comunicação mais comum entre os brasileiros, presente em 99% dos smartphones. Mas e na hora de cobrar, é possível contatar o devedor pelo WhatsApp?

O que é o Opt-In do WhatsApp e como obtê-lo?

O Opt-in do WhatsApp é um termo bastante utilizado no mundo dos negócios atualmente. Mas o que isso significa? O Opt-in nada mais é do que o consentimento do usuário para que possa receber mensagens e ligações através do aplicativo. É uma autorização expressa para o envio de informações, promoções e outras formas de contato via WhatsApp.

Para obter o Opt-in do WhatsApp, é importante que a empresa siga a política de privacidade do aplicativo, que exige que todos os usuários sejam informados e autorizem o compartilhamento dos seus contatos com a plataforma. A coleta do consentimento deve ser realizada de forma clara e expressa, garantindo que o usuário esteja ciente do objetivo do contato e dos meios pelos quais pode ser contatado.

Vale ressaltar que a obtenção do Opt-in do WhatsApp é fundamental para evitar possíveis processos judiciais por invasão de privacidade. As empresas que não cumprem as políticas de privacidade do aplicativo e não obtêm o consentimento do usuário podem ser responsabilizadas legalmente.

Por fim, é importante destacar que a obtenção do Opt-in do WhatsApp é apenas o primeiro passo para iniciar uma comunicação eficaz com o cliente. É necessário também estabelecer uma estratégia clara para a utilização do aplicativo, definindo os tipos de mensagem que serão enviadas, a frequência de envio e a linguagem utilizada para se comunicar com o cliente. A partir daí, é possível utilizar o WhatsApp como uma poderosa ferramenta de comunicação e cobrança.

Opt-in do WhatsApp: Como obtê-lo após a inadimplência?

É muito comum existirem cadastros de um período em que os aplicativos não eram um meio de comunicação tão comum, ou até mesmo de período anterior às novas exigências legais para a proteção de dados pessoais, sendo relativamente novo o conceito de obtenção de Opt-in do WhatsApp, ou consentimento, havendo ainda a necessidade de transparência em relação à finalidade de tais comunicações.

Nesse sentido, uma ação extremamente eficaz para obtenção do Opt-in do WhatsApp é a realização de envio de SMS para o telefone cadastrado do cliente, com o envio de link ou sugestão para que entre em contato via App, fazendo com que o usuário inicie a conversa.

Desta forma, fica demonstrado o interesse do cliente no início de um relacionamento via aplicativo. Após o primeiro contato, é importante que se realize a confirmação de identidade do cliente, garantindo-se a confidencialidade e privacidade necessárias. Além disso, após tais confirmações é possível solicitar um novo opt-in do WhatsApp, para que seja realizado o devido armazenamento de tal consentimento.

Opt-in do WhatsApp: É possível realizar a cobrança via app?

Desde 2013, o Instituto de Defesa do Consumidor (2013), autoriza a realização de contato de clientes via redes sociais, cabendo cautela às empresas ao realizar cobrança, sendo devida a observância de todos os demais direitos do consumidor, coleta de Opt-In do WhatsApp, com observância dos horários de comunicação, todo o respeito necessário para que a cobrança não seja considerada indevida, além da necessidade de obtenção de consentimento para contato (como por exemplo, o opt-in do WhatsApp).

Apesar da autorização legal para o contato após a obtenção do Opt-In do WhatsApp, os termos de uso e políticas de privacidade da plataforma são bastante claros em relação a finalidade de uso, a qual deve ser especificamente para a realização de relacionamento com o cliente, sendo expressamente proibida a utilização do app para a cobrança de devedores, o que pode acarretar o bloqueio e até banimento da conta.

Neste contexto, é importante estar atento às melhores estratégias de relacionamento com o cliente, sendo possível contar com o auxílio de ferramentas e soluções inovadoras para a confirmação da identidade do cliente, a devida coleta do Opt-in do WhatsApp e, por consequência, a recuperação da dívida.

Quais as melhores estratégias de relacionamento após a obtenção do Opt-in do WhatsApp?

Antes mesmo da devida coleta e armazenamento do Opt-in do WhatsApp, é importante que as empresas estabeleçam estratégias de relacionamento para aproveitar ao máximo essa ferramenta de comunicação.

Anteriormente à obtenção do Opt-In do WhatsApp, é importante que se possua todas as informações necessárias para a confirmação da identidade do cliente e, paralelamente, o telefone atual do cliente devedor que possua o aplicativo instalado. Para auxiliar nessa atividade tão importante, é possível contar com o auxílio da Think Data, bureau de informações referência no país que, através de soluções exclusivas, facilita a identificação de telefones móveis vinculados a um CPF e que possuam o WhatsApp instalado.

O Valida Whats da Think Data ainda pode ser incorporado ao Localização Garantida, outra solução exclusiva e totalmente inovadora, que garante a validação de que um telefone móvel está ativo e vinculado a um CPF, fazendo com que a validação da identidade e obtenção do Opt-In do WhatsApp torne-se um processo, apesar de relevante e indispensável no processo, muito mais simplificado.

Além disso, para que haja um relacionamento efetivo e evitar bloqueios e banimentos do app após a coleta do Opt-In do WhatsApp, é importante que se crie estratégias personalizadas para contato com o cliente. Compreender o cenário atual do devedor e oferecer negociações adequadas para esta realidade, fará com que o cliente se sinta valorizado e priorize o pagamento de suas dívidas com a sua empresa.

De nada adiantaria coletar o Opt-In do WhatsApp, sem estratégias efetivas para a recuperação de dívidas, sendo que a Think Data também pode auxiliar numa análise extremamente ampla sobre a situação financeira do cliente, com dados referentes à renda presumida e renda familiar per capita, vínculo profissional, participação em empresas, dentre outras.

Opt-In do WhatsApp: Como ter mais efetividade na cobrança?

Considerando a devida cautela de se priorizar o relacionamento e não acionamentos ativos de cobrança após a coleta do Opt-In do WhatsApp, fazendo com o que o próprio cliente devedor procure o canal para atendimento, é importante oferecer um atendimento personalizado e de qualidade, proporcionando uma comunicação mais rápida e eficiente, ajudando a criar uma boa reputação para a empresa e a fidelizar os clientes.

Contar com as consultas Serasa Experian, na plataforma da Think Data – que, por ser um dos maiores distribuidores do país, possui uma vasta gama de informações — trazem uma ajuda de peso nas análises e personalizações de contato, sendo possível compreender, ainda mais detalhadamente a situação atual do devedor, com a análise de dívidas e pendências no mercado, existência de cheques devolvidos, capacidade mensal de pagamento, existência de ações judiciais etc.

Por fim, para garantir o sucesso das estratégias de relacionamento, é fundamental que as empresas monitorem e analisem os resultados obtidos, sendo importante acompanhar as métricas de abertura, resposta e conversão das mensagens enviadas, após a coleta e armazenamento do Opt-In do WhatsApp e realizar ajustes na estratégia de acordo com os resultados obtidos e, ainda assim, caso não tenha sido possível realizar a recuperação dos valores, é possível contar com o serviço de apontamento de clientes devedores de forma extremamente simplificada na plataforma da Think Data, no maior bureau de crédito do país – a Serasa Experian.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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Comentários (3)
  1. Muito bom!

    Benigno em 04 de março de 2024 - 11:21
  2. Para analise

    Benigno em 07 de dezembro de 2023 - 08:17
  3. Para análise digital.

    Benigno em 02 de outubro de 2023 - 09:25

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