Telefones bons são sempre a chave para a recuperação de crédito, até mesmo para os contatos realizados de forma digital, já que os brasileiros passam boa parte do dia conectados a seus smartphones.
A forma de contato com o devedor vem sido inovada drasticamente ao passar dos anos, porém desde que iniciadas as negociações telefônicas, este vem sendo o principal canal desde então. Os canais digitais, como chats online, chatbots via WhatsApp e e-mail também utilizam sempre telefones bons como respaldo na localização do devedor e o principal meio de contato contido em mailing de credores.
O Mailing do credor é sempre ruim ou possui telefones bons?
Quando o credor realiza a composição da sua base de clientes, nem sempre é tomado o cuidado necessário para a aferição dos dados, sendo que muitas vezes o foco é a realização do negócio, quando o vendedor acaba não atentando-se aos bons telefones para contatos futuros com o cliente.
Não é incomum que departamentos e assessorias de cobrança se depararem com números (99) 99999-9999, dados que somente satisfazem o preenchimento de um formulário e certamente não se tratam de telefones bons. Casos como esse são de simples identificação para realização de descarte. Mas e quando todos parecem bons telefones?
Está aí um grande desafio das operações de cobrança. Com muita frequência os credores enviam listas gigantescas contendo 20, 50 e até mesmo 100 possíveis telefones vinculados ao devedor, tornando a localização demasiadamente trabalhosa, sendo necessários diversos disparos de ligações ou de SMS e envolvendo desperdício de tempo e de custos com tecnologia e telefonia para a identificação destes bons telefones.
Atualmente, são muitas as tecnologias disponíveis e que evitam o esforço humano em números de telefone que não existem, não completam ou que simplesmente não atendem. Além disso, na fase de cobrança as empresas realizam enriquecimento de dados, a fim de localizar outros possíveis telefones e acabam aumentando ainda mais a gama de contatos – totalmente incertos e que acabam por incomodar os titulares dessas diversas linhas que não possuem relação, de fato, com o credor.
E quando a insatisfação de desconhecidos começa a gerar um problema para a operação?
É preciso levar em consideração que telefones que completam a chamada e que são atendidos, comumente pertencem a terceiros totalmente estranhos ao devedor. O que acaba gerando mais desperdício e estresse na operação que não consegue, sequer, iniciar uma negociação.
Adicionado a isso, a cobrança insistente de dívida de terceiros pode acarretar até mesmo na responsabilidade da empresa em arcar judicialmente com danos morais – que pode possui valor deveras maior que o crédito a ser recuperado.
Telefones bons: existe uma forma de certificar essas informações?
A higienização de base com descarte baseado somente em novos enriquecimentos, pode acabar acarretando na exclusão de telefones bons e que o devedor simplesmente não atendeu, ou bloqueou as chamadas. Entretanto, somente agregar novos terminais coloca as operações de recuperação de crédito no dilema da alta quantidade de telefones e o risco envolvido com contatos com terceiros.
No entanto, existe sim uma forma de validar as informações. A Think Data, bureau de informações referência em todo o mercado nacional, possui uma solução exclusiva e totalmente inovadora que possibilita a realização da certificação de que um telefone móvel está ativo e em utilização pelo titular.
Como identificar os melhores terminais (fones) e otimizar a operação?
Com o auxílio da Localização Garantida da Think Data, as empresas conseguem, de forma instantânea, identificar os telefones bons e separá-los de demais contatos que, muitas vezes podem estar apenas atrapalhando o dia a dia da operação.
O Localização Garantida utiliza tecnologia baseada na geolocalização de aplicativos para telefones móveis, mapeando telefones bons em todo o território nacional e certifica que um telefone móvel está ativo e vinculado ao CPF do devedor sem necessitar da realização de sequer uma chamada.
A solução é totalmente aderente à LGPD e à normas internacionais relacionada a proteção de dados pessoais, já que há a necessidade de consentimento expresso do usuário através do aceite dos termos de uso dos aplicativos. Nesse contexto, a identificação dos bons telefones é de até cerca de 50% dos terminais móveis do Brasil.
Minha empresa pode arcar com os custos da certificação de telefones?
A metodologia utilizada pela Think Data realiza o faturamento apenas dos telefones realmente certificados. Ou seja, seus clientes só pagam por telefones bons. Essa metodologia faz com que o custo global da cobrança (tempo, operação e tecnologias) possua reduções expressivas e que podem garantir índices de retorno sobre o investimento (ROI) acima de R$ 16.000 para cada R$ 1.000 investidos.
Para conhecer gratuitamente a solução de identificação de telefones bons via enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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Olá bom dia, eu Trabalho em uma empresa e tbm tenho essa grande dificuldade em encontrar clientes é um estresse diário, seria muito bom que a empresa que eu presto atendiemnto tbm aderise a Trink.