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Cobrança via WhatsApp: Como fazê-la?

por: Afonso Bazolli
fonte: Think Data
25 de fevereiro de 2019 - 18:15

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Uma tendência sem volta no mercado brasileiro de atendimento é a utilização dos chatbots associados a Inteligência Artificial – cases de sucesso são vistos a toda hora, vide Bradesco com a BIA (Bradesco Inteligência Artificial) assim como a Vivo com a AURA. Na recuperação de crédito não seria diferente – a Cobrança via WhatsApp se tornou uma prioridade dos clientes contratantes, e por consequência, das assessorias e contact centers.

O lado positivo da Cobrança via WhatsApp é o rápido (e sigiloso) acesso aos clientes devedores, associado ao baixo custo para estes acionamentos – em contrapartida, encontramos poucas soluções estáveis, fazendo com que as empresas não possam focar suas ações apenas neste canal.

Independente dos pontos negativos, a utilização da Cobrança via WhatsApp continua valendo a pena, considerando-se que 127 milhões de brasileiros utilizem o aplicativo diariamente (e a população economicamente ativa seja de 131 milhões) – e este, é aberto entre 25 e 35 vezes ao dia – traduzindo, o devedor também utiliza o WhatsApp e o prefere-o para suas interações diárias.

No que tange especificamente às estratégias de Cobrança via WhatsApp, muitas empresas utilizam os disparos de mensagens (preferencialmente) para solicitar um retorno do cliente devedor no receptivo das operações – além disso, (acreditem) muitas empresas ainda utilizam telefones celulares corporativos para o envio de avisos de forma individualizadas – mas a grande maioria encaminham links que direcionam para chatbots ou plataformas de atendimento similares ao de chat, onde os operadores conseguem realizar diversos atendimentos em uma única tela.

Independente da estratégia utilizada, o ponto central para o sucesso da Cobrança via WhatsApp está em se conseguir localizar o cliente devedor! – sem isso, a estratégia continuará baseada nos acionamentos via telefone, URA, SMS, Boletos, dentre outras

Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de crédito e cobrança, desenvolveu uma tecnologia única no país para a identificação (real time) de quais os telefones dos devedores possuem WhatsApp ativo (inclusive com o retorno da foto e frase de status associada ao aplicativo).

De forma macro, este processo pode ocorrer para validar os telefones existentes no mailing da empresa de cobrança (tendo em vista que existem sim telefones bons no cadastro original recebido dos credores) – além disso, a validação pode trabalhar em conjunto com a solução de enriquecimento cadastral da companhia.

Empresas que utilizam a estratégia de validação e enriquecimento cadastral para a Cobrança via WhatsApp observam uma melhora expressiva na recuperação de crédito (inclusive nos indicadores de CPC), paralelo a uma redução efetivadas dos custos, seja pela menor quantidade de operadores necessárias em uma operação ou com as contas telefônicas (Telecom).

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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Comentários (4)
  1. A vdd é que as ferramentas de whatsapp vem sendo combatidas enormemente pelo Facebook (dono deste app). Fica muito difícil fazer acontecer com esta ferramenta, sem ter vários bloqueios de chip. Já usamos com muita frequencia e tempo, mas, com bloqueios ainda.

    google-Natan Serafin em 18 de março de 2019 - 19:31
  2. Gostaria de receber Newsletter

    Adriana Rodrigues de Oliveira em 26 de fevereiro de 2019 - 17:49
  3. Essa ferramenta é para “higienização” do cadastro e ela tambem faz envio massificado de Whatsapp?

    Dalton em 26 de fevereiro de 2019 - 08:59
  4. Existe algum indicador referente ao sucesso das cobrança com pessoa juridica?

    George em 26 de fevereiro de 2019 - 08:17

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