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24 de fevereiro de 2015 - 18:20

Voce-gestor-como-fazer-a-diferenca-na-operacao-de-cobranca-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

Há muito sabemos que para ter resultados diferentes, ou seja, melhores aos atuais, devemos promover mudanças na operação de cobrança. Revisitar os processos, as ferramentas e as ações, ou mesmo colocar um olhar mais atento nos colaboradores, outras vezes, é preciso promover mudanças em nos mesmo.

Uma coisa é certa, muitas vezes precisamos operar mudanças em tudo isso ao mesmo tempo.

Assim fica muito difícil identificar por onde começar. Bem aí vai uma sugestão. Tente responder com objetividade e de maneira critica as questões abaixo:

1.            Tenho domínio sobre a atividade que desempenho?

2.            Sou um gestor com habilidades correspondente a minha função?

3.            Possuo empatia com meus colaboradores?

4.            Realizo meu trabalho com satisfação? (Amor – paixão)

5.            Busco resultados através de minhas ações?

 

De todas as questões apresentadas à ultima com certeza é a de maior complexidade e também de maior impacto nos resultados. Sempre que atrelamos os resultados atingidos as ações que tomamos no dia a dia somos levados a fazer o mea-culpa, ou seja, a interrogação do “aonde foi que eu errei? “

Aceitar que as ações que tomamos atingem diretamente os resultados é primordial para a sobrevivência da gestão. A vigilância constante dos colaboradores, saber conduzir, esclarecer, treinar e atender as necessidades deles é o vértice principal dos resultados. Não é possível atingir resultado sem uma equipe para realiza-lo, concorda?

Para uma gestão efetiva é importante que mudanças sejam promovidas com visão de futuro e olhar atendo aos resultados. Não há trabalho sem apuração e avaliação de resultados e não há gestão sem o sabor da conquista. Ter consciência de que o resultado está diretamente relacionado a seu empenho e não somente da equipe ao seu comando é o principal passo da mudança.

Exija sua avaliação. Exija seu feedback e promova-se através de melhores resultados.

Mudar e preciso, mas saber faze-lo é fundamental.

Agora você já pode responder…  Como fazer a diferença na sua Operação de Cobrança?

Aplique constantemente a equação Conhecimento + Ações = Resultados Melhores…Conhecer o que precisa ser mudado e promove-lo é o caminho certo para seu sucesso.

Bom trabalho e excelentes resultados !!!

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Comentários (6)
  1. Daysi, tudo bem?

    Por que não eleger profissionais da equipe para apoiá-lo nesta tarefa de melhorar constantemente processos, muitas vezes vários ao mesmo tempo?

    Entendo que esta necessidade de melhorar processo, faz parte do desdobramento de atividades para atingir metas que, naturalmente, crescem ao longo do tempo.

    Ser gestor, independentemente do segmento, é resolver problemas ou metas, como bem cita o Vicente Falconi em suas publicações.

    E, este não deve ser um problema apenas do Gestor, apesar de achar que é importante ele refletir sobre os tópicos que você abordou, mas também toda a equipe deve participar dessa atividade, participar da meta.

    Outro ponto importante diz respeito a cultura do feedback nos cargos de média e alta gerência neste país, pois muitos entendem que Gestores, Gerentes e Diretores não devem receber feedback, pois já estão prontos e perfeitos para tudo. Doce engano.

    Não acredito que devam receber um feedback na mesma frequência que seus liderados, mas algo mais focado, com ajuda do RH e, claro, do seu superior imediato.

    Abraço.

    Rodrigo Matos.

    RODRIGOSOTAM em 26 de fevereiro de 2015 - 12:00
    • Rodrigo Matos…concordo, todos os Gestores, Gerentes e Diretores, precisam receber feedback. Feedback é o melhor processo para a evolução, crescimento de qualquer profissional. Obrigada por comentar. Forte abraço

      daisy em 02 de julho de 2015 - 12:45
  2. Olá!

    Sempre que penso no tema Gestão de operações, penso muito em um passo atrás.
    Em que é que está assumindo a liderança. Sem discutir tipo de liderança ou entrar a fundo no conceito, enxergo como grande oportunidade o critério de seleção e a preparação do líder antes de assumir este novo papel/ função.

    Muitos gerentes e coordenadores (a maioria que conheço) tendem a transformar o melhor operador no gestor,e já vi muitos talentos sendo disperdiçados, pois esta relação nem sempre é verdadeira. No universo da cobrança, o melhor negociador pode ou não ser um líder, então antes desta decisão, o mínimo que deve ser feito é, com o auxílio do RH, identificar se temos ou não um potencial líder.

    O final da história todos nós conhecemos, o profissional dorme operador e acorda líder. Sem preparo, sem treinamento, e ás vezes sem qualquer aptidão, não aguenta a pressão e “pede pra sair”.

    Entendo, portanto, que para fazer a diferença na operação, devemos escolher criteriosamente e prover treinamento para os candidatos a liderança. Depois, através de desenvolvimento contínuo, eles terão condições de fazer a diferença!

    abraços!

    Juliana em 25 de fevereiro de 2015 - 17:48
    • Juliana, concordo a chave é o desenvolvimento continuado…obrigada por comentar…grande abraço

      daisy em 02 de julho de 2015 - 12:41
  3. Trabalho em uma empresa e coordeno todas as assessorias tercerizadas que trabalhamos, portanto pra mim este blog é de muita utilidade.

    HELBANA em 25 de fevereiro de 2015 - 11:56
    • Ótimo Helbana…qual empresa você trabalha?

      daisy em 02 de julho de 2015 - 12:39

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