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Projeto proíbe ligações de cobradores fora do horário comercial

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Câmara dos Deputados
04 de março de 2015 - 18:10

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Projeto proíbe ligações de cobradores fora do horário comercial

Pelo texto, as cobranças só poderão ser realizadas entre 8 e 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 13 horas, aos sábados.

A Câmara dos Deputados analisa um projeto que determina que as ligações telefônicas de cobrança de dívidas sejam realizadas apenas em horário comercial e proíbe que sejam realizadas por números não identificados (PL 6846/13). A proposta, do deputado Dimas Fabiano (PP-MG), estabelece multa de R$ 15 mil por ligação efetuada em desacordo com a lei, dobrando-se o valor no caso de reincidência.

A empresa que desrespeitar essas restrições poderá ter as atividades suspensas temporariamente ou ter a licença cassada. A proposta prevê ainda que as sanções poderão ser aplicadas cumulativamente, inclusive por medida cautelar.

Dimas Fabiano reclama que as instituições de cobrança não respeitam os horários de descanso dos consumidores, nem sua privacidade. “O consumidor inadimplente e sua família são submetidos a toda sorte de arbitrariedades e procedimentos que, em muitos casos, afrontam os direitos e garantias legais e constitucionais dos cidadãos”, afirma o parlamentar.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

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Comentários (4)
  1. Perfeito, certa ocasião fiquei devendo um Cartão de Crédito e eles me ligavam de madrugada, as ligações eram do tipo, tocava e eu atendia e ninguém falava nada, quando ligaram pela manhã do mesmo número descobri a empresa que estava responsável pela cobrança…Em sua, a dívida era de R$ 720,00 e eu ganhei deles na Justiça 10 salários mínimos…Os bancos e cartões de crédito precisam respeitar as pessoas, emprestar dinheiro é um negócio de risco, depende da conjuntura governamental, de emprego, e de fatores alheios a vontade de quem , por algum motivo, passa a dever….Sempre gastei horrores nesse cartão e quando, fiquei doente e sem poder trabalhar, eles me azucrinaram…Agora eu tenho um conselho para quem deve e passa por esse tipo de problema, ….atende o telefone, fala com o operador, mas grava a ligação…depois vai para a Justiça e ganha dele, e com dinheiro dele, paga a dívida…sempre dá certo, é garantido…

    Sergio A.M em 06 de março de 2015 - 03:31
  2. Olha a notícia

    Renato em 05 de março de 2015 - 15:44
  3. Assim é bom, você pode dever o tanto que puder mas receber uma ligação de cobrança em qualquer hora do dia não pode, o governo somente atrapalha quem trabalha e ajuda quem quer é ganhar nas custas dos outros.

    Bruno Garcia em 05 de março de 2015 - 11:24
  4. Para todo o Brasil este projeto?

    Renato Soares em 05 de março de 2015 - 10:31

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