Quem trabalha no ramo de cobrança, independente do tempo, costuma experimentar mensalmente uma das sensações mais inexplicáveis para o profissional da área: o recebimento do resultado da performance.
Logo que a tão esperada mensagem aponta ao lado inferior direito do computador com a indicação da palavra “performance” com aviso do recebimento do e-mail, certamente muitas pessoas sentem aquele “frio na barriga” logo ao abrir a mensagem e deparar com o fruto do resultado de um mês inteiro de trabalho árduo.
Para alguns, a sensação de alívio e dever cumprido quando figuram entre as primeiras posições, não apresentando qualquer ameaça de perda de carteira; para outros, a decepção das últimas colocações no ranking gera imediatamente a pergunta: onde foi que erramos?
Quando isto acontece de forma pontual e o gestor de cobrança tem a noção que já conseguiu recuperar o resultado no curso do mês seguinte pelos seus indicadores internos e pelos rankings parciais encaminhados pelo cliente-fornecedor, é só manter os acompanhamentos diários no radar que dificilmente haverá surpresas no fechamento, mas o que fazer quando o resultado não está satisfatório por mais de dois meses seguidos, implicando na possibilidade de perda de carteira?
Em minha opinião, o gestor deve observar se os pontos abaixo estão sendo praticados antes de tomar qualquer plano de ação mais incisivo em conjunto com a alta gerência da empresa a fim de reverter os resultados insatisfatórios:
- Se os operadores de cobrança estão devidamente treinados e seguindo os scripts descritos para cada campanha;
- Se os operadores têm noções básicas sobre o produto que estão cobrando e características dos consumidores inadimplentes a serem abordados;
- Se você está dedicando mais tempo e aplicando feedbacks aos operadores que estão com desempenho de recuperação inferior a 50% em relação aos melhores agentes da campanha;
- Se você está promovendo o bom clima na operação com atitudes positivas, ações motivacionais diversas e utilizando enfeites temáticos que auxiliem na melhora da autoestima da equipe;
- Se o relacionamento com os representantes do cliente-fornecedor está satisfatório; e
- Se foram revistas as estratégias de cobrança, pois ainda há a máxima no mercado de cobrança que basta priorizar os maiores valores e menores atrasos para obter bons resultados, porém, além desta afirmativa não ser mais totalmente verdadeira há um bom tempo, hoje há uma fartura de serviços com métodos modernos e customizados de “escoragem” de carteira pela maior propensão de pagamento.
Caso ainda assim o resultado fique longe do desejado, vale discutir e rever com a alta gerência da empresa se as ações macro e o plano de negócio estão compatíveis com o mercado, levando propostas de adequação com realização de benchmarking, sempre de forma ética e profissional.
Abraços e até a próxima!
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Gostei, boas dicas …realmente nesses tempos de mercado de ” orelhas de pé ” temos que ficar atentos, o trabalho é árduo, atentos a todos os movimentos de estratégias e sempre próximos a equipe, pois o retorno e estudo da carteira diariamente ajuda muito na busca da meta, e até mesmo entender o comportamento seja do segmento do negócio da empresa, ou até mesmo acompanhando outros movimentos de outros segmentos.
Muito obrigado Luiz Guilherme! Continue acompanhando as notícias do Blog. Abraços!
Grande mestre, excelente texto, e otimas dicas!!! Infelizmente, nem todo gestor mergulha na ponta (Cobradores), para entender o que está sendo feito, na prática, de toda a estratégia desenhada. Às vezes, o resultado não vem, e caçar bruxas na estratégia nem sempre é o caminho.
Muito obrigado Paulisvan! Continue acompanhando as notícias do Blog. Abraços!
Muito pertinente seu texto, pois uma das coisas mais comuns no mercado de Cobrança é, ao se debater com um cenário ruim, desconstruir tudo que foi feito até então e “começar de novo”. Sabedoria e, claro, muito trabalho é tudo nessas horas! Muito boa as dicas!
Muito obrigado Aleks! Continue acompanhando as notícias do Blog. Abraços!
Muito boa a dica!
Muito obrigado Alex! Continue acompanhando as notícias do Blog. Abraços!
Muito bom Dr.Ubiratan.
Abraços.
Muito obrigado Carlos! Continue acompanhando as notícias do Blog. Abraços!