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Calote de veículos é o maior desde 2000

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Folha de S.Paulo
30 de março de 2012 - 0:05

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Taxa vai a 5,52% em fevereiro, quase o dobro da de igual mês de 2011, considerando unidades novas e usadas. Entre os motivos estão a aceleração nas vendas e os consumidores que dimensionaram mal os gastos para a aquisição

Por: Tatiana Resende

Os sucessivos recordes na venda de veículos no país tiveram reflexo na inadimplência do setor. Em fevereiro, a taxa considerando atrasos acima de 90 dias chegou a 5,52% da carteira de crédito para pessoa física, o maior patamar da série do Banco Central, iniciada em 2000.

“Os dados confirmam a preocupação que já existia, principalmente pelo fato de que não houve uma reversão na tendência das curvas de inadimplência e nem mesmo sinalização de estabilização”, diz o presidente da Anef ( Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), Décio Carbonari.

O número, que engloba unidades novas e usadas, é quase o dobro do registrado no mesmo mês do ano passado ( 2,80%), mas ainda está abaixo da taxa de inadimplência geral ( 7,59%).

Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave ( federação das concessionárias), afirma que a elevada taxa já está afetando as vendas de carros de entrada, de menor valor, e o mercado de usados.

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“O filtro dos bancos está mais severo. Crédito em 60 meses sem entrada praticamente desapareceu, e esse é um canal importante de vendas”, acrescenta. Em fevereiro, o emplacamento de veículos novos recuou 9% na comparação com igual período em 2011 e 7% ante janeiro.

Na sua opinião, a taxa reflete principalmente empréstimos concedidos em 2010 e em 2011 e deve começar a recuar no final deste semestre.

Paulo Roberto Garbossa, professor do CEA ( Centro de Estudos Automotivos), também prevê redução no índice. “As empresas estão tentando renegociar [ a dívida]. Quem quer perder o cliente?”

Carbonari concorda que a contribuição das empresas “passa por um acordo de reescalonamento de pagamentos”, além de ajustes na política de crédito “para prevenir novas operações com potenciais clientes cujos perfis sejam parecidos com aqueles que estão inadimplentes”.

Para Garbossa, o consumidor que comprou o primeiro carro e dimensionou mal o gasto mensal comonovobem ajudou a elevar a inadimplência. Além da prestação, lembra, há despesas com manutenção, combustível e estacionamento, por exemplo.

Por enquanto, o nível recorde não provocou alta nos juros. A taxa anual ficou em 26,99% em fevereiro, abaixo da registrada no mesmo mês do ano anterior ( 27,34%).

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Comentários (3)
  1. Atenção sim, a precaução começa na liberação do crédito CDC veículos, prazos longos são um risco desnecessário, cautela e análise! Parceiros competentes na recuperação dos créditos, negociar muito e se for preciso, localizar e buscar o bem de volta judicialmente. Pensem nisto !
    Edison N Webster – Novo Hamburgo/RS

    Edison Nascimento Webster em 03 de outubro de 2012 - 14:41
  2. Desde a crise de 2008 uma saída encontrada para manter a carteira de veículos com sua inadimplencia controlada por muitos Bancos foi a ferramenta do refinanciamento. Hoje isso se reflete na carteira elevando o indice de inadimplentes, tendo veículos altamente depreciados e com risco provisionado acima do iniciamente estimado.

    Roberto Natali Filho em 02 de abril de 2012 - 08:58
  3. Mais que nunca as financeiras e bancos precisam, além
    de rever seus seu leque de revendas, buscar terceirizados de cobranças mais experientes e comprometidos com os resultados de seus clientes. Chega de fantasias de todas as matizes que só prejudicam os interesses dos acionistas e poluem esse importante segmento da economia.

    Carlos Alberto Baião em 30 de março de 2012 - 12:40

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