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“Ai, ai! Ai, ai!… Vou chegar atrasado demais!” assim surge o Coelho Branco (White Rabbit) que é um dos personagens intrigantes do livro “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. Frequentemente olhando o relógio, é ele quem faz com que a Alice o persiga até a toca, dando início a uma longa jornada de aventuras. O tempo, simbolizado pelo Coelho, diz muito sobre a qualidade da experiência trilhada pelo cliente em sua jornada. Independente dos diversos canais de atendimento disponíveis, é preciso levar o tempo em conta como medida de partida para uma boa experiencia.
Um cliente afirmou que nunca trocaria o email pelo chat.
Outro dia, ouvi de um amigo – o Buzarca, gerente de atendimento, que um cliente tinha o hábito de se relacionar com a mesma empresa diariamente. Ao ser questionada se trocaria o canal de email por um canal mais fluido, tipo chat on line, ele foi enfático em dizer que jamais gastaria o tempo dele “pendurado” até obter a resposta que ele precisava pelo chat.
“Mas é justamente por isto que oferecemos o chat para o senhor! É para agilizar!” – Explicou o Buzarca ao cliente, sem mais delongas. E então, o Buzarca ouviu uma dolorida lição aqui compartilhada: “Agilidade para mim é pedir algo, e enquanto eu faço outra coisa, vocês trabalham na solução e me entregam pronto no final do dia! Desse jeito só pelo email, como faço todos os dias!”
Pois é, a oferta cada vez maior de canais cresceu após a adoção de ferramentas omnichannel, no entanto, perceba aqui que o segredo do negócio não é a tecnologia – o fiador da experiencia do cliente neste caso é o próprio tempo, no caso, tempo de solução. Em um país pouco pontual como o nosso, o tempo – cada vez mais escasso, tem sido ainda mais valorizado.
Antes de definir entre a migração de um canal de atendimento por um mais “digital”, pense se o cliente vai precisar usar o tempo dele ou se será utilizado o tempo da empresa.
Se a opção é usar o tempo da empresa para atender o cliente, como um “concierge”, isto vai custar mais caro e deve ser utilizado para clientes de alto valor. Importado da hotelaria, o termo concierge designa o serviço responsável por assistir clientes desempenhando um papel de ajuda, fazendo tarefas quando solicitadas.
Agora se a opção for para que o cliente utilize o próprio tempo, mais conhecido como autosserviço, então o processo deve ser pensado para clientes mais econômicos. Esta regra não é uma unanimidade e vai depender de muitas variáveis, e nem sempre econômicas. Segundo Mike Bourke, vice-presidente sênior e gerente-geral de workforce optimization da Aspect Software, uma pesquisa apontou que parte dos millennials (nascidos entre os anos 80 e final dos 90) tem um outro tipo de relação com os canais de atendimento, como por exemplo, 30% deles preferem limpar um banheiro do que falar com atendimento ao cliente.
E se você tivesse o dom de parar o tempo, e continuar os seus afazeres de onde parou, quando você quiser? Pois bem, já existe o WhatsAPP – algo entre o chat e o email.
Enfim, saber administrar o tempo determina o sucesso de uma boa experiência. Isto afeta diretamente a qualidade, a quantidade e a própria satisfação com o atendimento. Pensando bem, o Buzarca bem que poderia tentar oferecer alguma ferramenta de mensagem instantânea. Mas antes, não pode esquecer de perguntar ao cliente: Vai ser no meu tempo ou no seu tempo?
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Obrigado pela mensagem. Volte sempre.
Muito bacana o texto. Um ponto relevante é possuir processos unificados e assim conseguir dar o mesmo retorno ao cliente. Exemplo, já falei com o chat de algumas empresas que me direcionam para o e-mail ou telefone. Isso acaba desgatando o cliente e gerando duas interações ????.
Acredito que esse seja o grande desafio oferecer a mesma experiência ao cliente indiferente do canal de atendimento.
Obrigado pela mensagem. Volte sempre.
Ótimo post ! Concordo completamente que o cliente é quem decide pelo canal que deseja se comunicar. Seja pelo “tempo dele ou da empresa” como abordado no texto ou pelo tipo de canal que goste, escrito , falado, on line , off line … Percebo que as empresas constantemente direcionam o canal sem saber se é isso que o cliente quer. Tipo mandar SMS pedindo para o cliente ligar no 0800 ….