Pessoal, eu fiz um curso sobre liderança em Abril/12, e gostaria de compartilhar com vocês o aprendizado, que com certeza será bom para você e para o seu time.
Primeiro de tudo, os meus novos conhecimentos reafirmam a máxima de Sócrates “quanto mais sei mais sei que nada sei”.
E o aprendizado, só acontecerá se a mente estiver preparada, pois como qualquer solo que será fertilizado, a mente precisa estar preparada para aprender, e nesse ponto o mais importante é estar disposto a aprender, sem preconceitos.
Então, vamos aos “Estilos de Liderança”, a minha primeira quebra de paradigma foi logo no início, pois eu achava que cada pessoa tinha um estilo de liderança, dada a sua personalidade e aprendizado, e nesse treinamento eu aprendi mais sobre isso, pois na verdade as pessoas utilizam mais determinado estilo de liderança, porque é mais fácil pra ela, contudo, não é necessariamente o melhor para a situação, ou seja, precisamos saber utilizar o estilo de liderança adequado para cada situação, e esse foi o foco do treinamento, trazer esse conhecimento a tona e provocar a reflexão sobre como temos liderado nossas equipes.
A base desse conhecimento esta nos estudos sobre Inteligência Emocional (Daniel Goleman), eu particularmente valorizo muito esses estudos sobre o comportamento humano, que nos ajudam a encurtar o tempo de evolução nas estratégias de gestão e relacionamentos interpessoais.
Foram mapeados 6 estilos de liderança e gostaria de fazer um breve resumo sobre o objetivo e a crença de cada estilo:
Visionário: dá direção e visão de longo prazo, se preocupa em dar sentido ao que se está fazendo agora;
Orientador: foca no desenvolvimento profissional de médio e longo prazo, acredita no potencial de cada um;
Afiliativo: cria um ambiente humanizado, colaborativo e de confiança, acredita que o lado pessoal interfere no profissional;
Democrático: encontrar a solução através da participação de todos, acredita que sozinho não tem todas as respostas;
Autoritário: toma a decisão e necessita de aceitação imediata, acredita que sabe o que esta fazendo e precisa que todos ajam em função dessa decisão.
Modelador: tem como objetivo alcançar altos padrões de desempenho, acredita que sempre podemos melhorar.
Destes 6 estilos, 4 são ressonantes e 2 são dissonantes (Autoritário e Modelador), ou seja, os estilos dissonantes se utilizados demais acabam esgotando os times, pois não são sustentáveis.
Na minha opinião se você usar demais os ressonantes provavelmente você vai ter entregas de curto prazo e não vai entregar os resultados de longo prazo, então, o correto é utilizar com equilíbrio todos os estilos.
E para mim a maior aplicabilidade deste conhecimento está ligada a se policiar para não usar somente os estilos que são mais fáceis para o seu perfil e sim utilizar o estilo necessário para cada situação.
Neste treinamento aconteceu uma situação interessante em uma atividade, pois eu usei o estilo autoritário tão amistosamente que nem parecia que estava sendo autoritário, mas na analise pós-exercício ficou claro que se tivesse utilizado o estilo democrático no início da atividade teria conseguido um resultado melhor, ou seja, uma combinação Democrático/Autoritário seria o ideal.
Eu não conheço muito de golfe, mas me parece que é o esporte que exemplifica melhor a utilização de cada estilo, pois para cada tacada dependendo do solo e distancia a ser alcançada, o jogador utiliza um taco diferente, então, o mesmo acontece no nosso dia a dia, para cada situação devemos utilizar o melhor estilo, pesando o contexto, o objetivo, a sua personalidade e das pessoas que estão sendo lideradas.
Espero que tenham gostado. Boa sorte a todos!
Arnaldo Palma
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!
Concordo plenamente com o colega (Arnaldo Palma). E complementado, já presenciei muitos lideres adquirirem conhecimentos sobre Liderença, porém, não saberem ou não terem coragem de aplicar os conhecimentos na prática.
Qual o estilo de liderança de nosso País?Vcs não acreditam ser o momento de mudar tudo,inclusive o sistema de votação e os acordos,voto legenda,afiliação a partidos corrompidos,e outros etc…
Carlos,
obrigado pelo comentário e provavelmente um dos problemas da liderança do nosso país é a falta de preparação dos nossos lideres.
Arnaldo