Jan
07
06 de janeiro de 2014 - 18:05 - atualizado em 07 de janeiro de 2014 às 18:08

Vendas-um-discurso-de-apresentacao-por-email-na-pratica-televendas-cobranca

Como você aborda um potencial cliente, ou parceiro, com um email de apresentação?

Por: Gustavo Paulillo

Como você aborda um potencial cliente, ou parceiro, com um email de apresentação?

Gerar negócios e estabelecer parcerias faz parte do dia-a-dia, mas algumas vezes, acabamos gastando um tempo elaborando nosso discurso quando vamos enviar emails de apresentação.

Achei interessante compartilhar essa experiência e ao mesmo tempo, ajudar essa iniciativa bacana.

Esses dias, recebi um email do Vitor Moya, responsável pela iniciativa Startups Brasil, nos apresentando a proposta deles da seguinte forma:

“Olá Agendor nós somos o Startups Brasil, o maior banco de dados de Startups e universidades do Brasil.

A Startups Brasil (http://www.guiato.com.br/startups/) é um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de ajudar as Startups no seu desenvolvimento linkando universitarios, técnicos e profissionais para estas empresas que procuram uma mão de obra qualificada. O portal, ja possui um total de mais de 700 Startups cadastradas e geolocalizadas que funciona da seguinte forma: o usuario entra no mapa de Startup coloca o seu endereço e o serviço te encaminhara para a Startup mais próxima de sua casa ou universidade.”

Ele conseguiu chamar minha atenção em pouco tempo, lendo somente as primeiras frases. E após isso, eu já tinha lido o email todo e respondido ele. Por quê? Vou explicar meus motivos abaixo:

5 itens principais do discurso de apresentação

#1. Ele descreveu o que faz em uma frase. Foi rápido, sucinto e digerível (sem palavras complicadas).

#2. Falou sobre nós. Quando ele coloca “objetivo de ajudar as Startups no seu desenvolvimento”, ele está mostrando que o que eles fazem é para nós (somos uma startup, só para esclarecer).

#3. Mostrou o resultado que podemos obter. Veja que ele explica em um passo-a-passo bem objetivo, algo que seria complicado de entender se colocado de outra forma: “o usuario entra no mapa de Startup coloca o seu endereço e o serviço te encaminhara para a Startup mais próxima de sua casa ou universidade.”

#4. Apresentou uma solução para algo que precisamos. Encontrar profissionais comprometidos e com preparo é difícil. Então um meio que facilita o contato com universitários é uma solução bem interessante.

#5. Terminou com uma “chamada para ação”. Ao final, ele já expressou o que queria e propôs formas de agirmos:

“Para que o projeto Startups Brasil dê certo e que a sua empresa tenha um relacionamento amigável com o site, queria a sua ajuda para a divulgação do nosso projeto, fazendo um post no blog da empresa ou em qualquer seção que você preferir contendo o link de nosso site e se você preferir pode apenas colocar o link de nosso site na seção de links uteis.”

Só tenho uma crítica a fazer: ele não pesquisou quem está por trás do Agendor para adicionar no email!

Teria muito mais impacto se eu recebesse um email assim: “Olá Gustavo e Equipe do Agendor, nós somos o Startups Brasil, o maior banco de dados de Startups e universidades do Brasil.”.

Quer causar mais impacto ainda? Adicione meu nome no assunto do email e você ganhará minha atenção bem rápido.

Sobre o projeto Startups Brasil

Deixando que eles mesmos expliquem o que seria a iniciativa Starutps Brasil:

“Nossa iniciativa busca chamar a atenção para resolver esse problema de escassez de jovens profissionais qualificados e conscientizar eles de que trabalhar em uma Startup pode ser fundamental para sua carreira. Buscamos proporcionar aos estudantes universitários, oportunidades de estagiar em Startups, complementando sua formação acadêmica e garantindo experiência profissional para um bom início de carreia. Além disso oferecemos diversas dicas, para que o seu começo em uma Startup seja bem sucedido.

A iniciativa é muito bacana e pelo que eu vi, há muito material para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, incentivando-os a buscarem startups, ao invés de grandes empresas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Bom dia Afonso,

    Muito legal a matéria !

    Um grande abraço

    Vitor em 07 de janeiro de 2014 - 11:32

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: