A adoção da tecnologia já é uma realidade para a maioria dos empreendimentos. Negócios de diferentes portes e setores utilizam vários recursos, de comunicadores instantâneos e mídia digitais a integrações complexas. Nesse sentido, o impacto da transformação digital em vendas é real.
Convencer um consumidor, atualmente, tem algumas particularidades, como a necessidade de comunicação e o interesse em criar relacionamentos. É preciso adotar as novas ferramentas de um jeito estratégico para atender a essas exigências.
Para entender melhor o panorama, veja quais os resultados da transformação digital em vendas e explore as mudanças que ela tem causado.
O que é transformação digital
A história da computação e da internet começou a ganhar outros contornos na década de 1970. A partir de pesquisas, surgiram sistemas operacionais, computadores domésticos e, enfim, a conexão pela internet.
A popularização nos anos 1990 logo atingiu um desempenho exponencial e, hoje, o mundo encara a era digital. Com dispositivos eletrônicos, grande nível de interatividade e conexão contínua, o cenário se modificou.
A transformação digital corresponde, exatamente, à aplicação desses recursos no contexto empresarial. Novos meios de comunicação online e até o próprio e-mail são exemplos de relacionamento a partir dessa tendência.
No geral, essa transformação busca gerar resultados melhores para que os empreendimentos possam se desenvolver e conquistar um desempenho estratégico com ajuda da tecnologia.
Os impactos da transformação digital no setor de vendas
Mas, afinal, o que isso tem a ver com a captação de novos consumidores e de pedidos? Basicamente, a transformação digital tem mudado a maneira como as pessoas se relacionam com as marcas.
Hoje, inclusive, dá até para negociar eletronicamente de forma completa. Reuniões presenciais são substituídas por conferências de áudio e vídeo, sem deixar de considerar tudo sobre o produto.
Então, o processo de vendas se torna ágil, menos burocrático e próximo das pessoas. Mesmo que a maior parte (ou sua totalidade) não aconteça presencialmente, é possível estabelecer um relacionamento fortalecido.
As principais tendências
Graças aos impactos gerados, a transformação digital em vendas também apresenta algumas tendências. Elas envolvem desde processos de atração e prospecção a atendimento, venda direta e followup.
Ao conhecer as alternativas, é fácil aplicá-las da melhor forma. A seguir, veja quais são os aspectos relevantes.
Automação de tarefas
Especialmente em etapas iniciais de atração e de captação de oportunidades, é possível buscar a automação de tarefas. O uso de serviços de autoatendimento em sites, por exemplo, permite que muitas vendas tenham início sem a interferência humana. Mesmo o contato por telefone aproveita essa opção, como com as Unidades de Resposta Audível (URA).
Em um contexto de comunicação, a automação de marketing se destaca. O uso de CRM e de integrações complexas cria “gatilhos” e favorece a execução de ações específicas.
Inbound marketing
Por falar na abordagem de comunicação e relacionamento, o Inbound Marketing ou de atração é um dos aspectos mais relevantes. Ele oferece informações e conteúdos sobre um serviço e faz com que as pessoas certas sejam atraídas. É algo que pode ser feito, inclusive, de forma regionalizada.
Ao mesmo tempo, é preciso entender se faz sentido para a empresa. Conhecer a área de atuação e o perfil do produto é indispensável para compreender a possibilidade de uso. É isso que garante a efetividade da abordagem e permite a conquista de resultados estratégicos.
Mídias sociais
Outra grande alternativa ao falar em transformação digital em vendas é a adoção de mídias sociais. É uma forma de estruturar a evolução digital e de atender um público variado — especialmente, a parcela jovem.
É possível oferecer atendimento por meio de WhatsApp, bem como de redes sociais, como o Facebook. Isso aproxima as pessoas e aumenta as chances de conversão. Inclusive, é algo que pode funcionar como um diferencial de atração e de conquista das oportunidades, por meio da qualidade.
A etapa exige, principalmente, um bom fluxo de trabalho com regras específicas. Ao utilizar o WhatsApp Business e ao fazer um monitoramento adequado das páginas, por exemplo, tudo ocorre com capacitação e mais oportunidades de sucesso.
Modelagem de processos de vendas (BPM)
Já que a criação de fluxos de trabalho é tão importante, a modelagem de processos de negócios (BPM) não pode ser ignorada. Especificamente, há a chance de relacioná-la à parte de vendas para otimizar o aproveitamento de esforços.
Há como criar filtros para conhecer o perfil do cliente e entender como ele deve ser trabalhado. Dá até para ser utilizado em escala e, até mesmo, com ferramentas como Facebook, Instagram, sites de captação e aplicativos.
Inteligência artificial
Ao falar em transformação digital, é quase impossível não citar a Inteligência Artificial (IA). Uma das principais promessas para o curto prazo, automatiza e consolida uma nova abordagem para o relacionamento. Ela ainda não é usada em grande escala e precisa avançar, mas as pesquisas são promissoras.
A ideia é que esse recurso permita conhecer oportunidades de forma cada vez mais ampla. A partir de pesquisas na web, de imagens consumidas e de interações, as empresas poderão fazer ofertas personalizadas. O uso de algumas soluções já é visto na parceria entre Google e Amazon e a expectativa é que elas se popularizem em pouco tempo.
Multicanalidade
Uma das maiores mudanças trazidas pela entrada de tecnologia, entretanto, tem a ver com os pontos de contato. O cliente, mais que nunca, quer fazer contato e interagir com as marcas. Além de apenas comprar, as pessoas procuram estabelecer relacionamentos. Ao mesmo tempo, desejam ter total conveniência no contato.
Isso faz com que a multicanalidade ganhe força. Em vez de alguém se comunicar apenas por e-mail ou telefone, agora é comum que a relação esteja “pulverizada” em vários pontos. As empresas precisam fazer a gestão do contato de forma ampla, tanto para obter a expansão no mercado quanto para fechar negócio e conquistar fidelização.
A importância de inovar para manter o setor eficiente
Abraçar os impactos da transformação digital em vendas permite que o empreendimento se alinhe a uma realidade cada vez mais forte. O uso de tecnologia só tende a aumentar com os anos, então, se adaptar agora torna viável aproveitar o que ainda é considerado o começo do movimento.
Essa mudança também tem a ver com a conquista de eficiência. Com os diversos recursos, as vendas ficam simples e rápidas, o que diminui os custos e até reduz a necessidade de estrutura. Processos de crédito, por exemplo, já podem ser feitos de maneira digital. Assim, não é preciso ter pontos físicos, o que garante produtividade e economia.
Para completar, a inovação é essencial para oferecer aquilo que o mercado busca. É desse jeito que a empresa consegue se posicionar como uma opção de maior qualidade e diferenciada em relação às demais.
As soluções trazidas pela Softium
A Softium ajuda estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte a aproveitar o poder da transformação digital em vendas.
As ferramentas de multicanalidade, por exemplo, são voltadas para meios como telefone, WhatsApp, Facebook, chat no site e e-mail. Além disso, apresenta expertise sobre o fluxo de trabalho e integração com outros recursos.
Atualmente, a Softium oferece soluções que vão da gestão de relacionamento para vendas até atuação de suporte e cobrança. Com um conjunto de ferramentas ideal para cada negócio, garante a adoção da tecnologia do jeito certo.
Os impactos da transformação digital em vendas incluem a mudança no relacionamento e até a conquista de novas conversões. Para explorar todas as possibilidades, é preciso inovar e usar as tendências a favor da empresa.
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