Com as técnicas corretas é possível reduzir o ciclo de vendas em sua empresa.
Reduzir o ciclo de venda é uma das maiores ambições de muitos gerentes. Afinal de contas, com essa redução, conseguimos aumentar o faturamento da empresa em um prazo menor. Desse modo, sobra mais dinheiro para investir no próprio negócio.
Alguns segmentos, naturalmente, contam com um tempo médio superior que a maioria das empresas para realizar uma venda. Enquanto uma floricultura leva cinco minutos para conquistar um cliente que chega ao seu estabelecimento, uma loja de máquinas pesadas pode demorar até cinco meses para fechar um negócio.
Seja qual for o seu ramo de atuação e ciclo de venda, você pode agilizar esse processo por meio de algumas práticas. Quer conhecer quais são? Continue lendo e confira!
1. Aposte no Marketing de conteúdo
O Marketing de conteúdo é um grande aliado do funil de vendas para as empresas. Ao investir na produção de conteúdos relevantes, você consegue educar os consumidores e conduzi-los durante a jornada de compra.
Basicamente, será necessário elaborar materiais que:
- atraiam o público-alvo;
- eduquem sobre as suas soluções;
- despertem o interesse dos potenciais clientes;
- incentivem o usuário a realizar uma compra.
Assim, os consumidores chegam até o departamento comercial sabendo exatamente o que querem. Isso facilita para que os vendedores consigam fechar mais negócios.
Outra vantagem do Marketing de conteúdo é que ele aumenta a sua autoridade. Quando você educa os usuários com materiais de qualidade, eles começam a enxergar o seu negócio como referência no assunto. Consequentemente, seu índice de confiança vai lá em cima!
2. Escolha sabiamente os canais de comunicação
É preciso ficar claro que cada meio de comunicação proporciona diferentes benefícios para as empresas. Por mais que você consiga utilizar as redes sociais para promover sua marca, atender aos clientes e realizar vendas, sem o auxílio de outros canais, seus resultados ficarão estagnados.
Para a atração do público-alvo, um bom trabalho de SEO e anúncios patrocinados podem dar excelentes resultados. Nesse caso, o site e o blog da empresa são fundamentais.
Agora, se você precisa converter os consumidores em potenciais clientes, a melhor alternativa é uma Landing Page (página de conversão). Nela, você deve oferecer um material rico, como um e-book, em troca dos dados do usuário — disponibilizar uma newsletter em seu site também é uma ótima opção.
Quanto ao fechamento de vendas, podemos citar os seguintes canais:
- e-mail;
- chat;
- telefone;
- PDV (ponto de venda).
Enfim, o ideal é realizar testes e analisar os resultados para ter certeza do melhor caminho para a sua empresa. Os meios podem variar de acordo com o perfil dos consumidores, ramo de atuação, localização etc.
3. Monte um fluxo de nutrição eficiente
Se você trabalha com e-mail Marketing, provavelmente sabe o quanto é importante segmentar a sua lista de contatos para criar um fluxo de nutrição eficiente. Nem todos os consumidores estão no mesmo grau de maturidade, enquanto alguns estão no processo de aprendizado, outros estão na fase de decisão.
Vamos supor que o usuário fez o download de um material bem básico, que explica o conceito de um serviço/produto que a sua empresa oferece. Isso significa que ele ainda tem muito a aprender. Logo, é recomendável que você nutra essa pessoa com mais conteúdos, incentivando-a a avançar na jornada de compra.
Porém, se o usuário já consumiu diversos materiais educativos e entrou em contato para saber mais sobre um serviço/produto específico, é provável que ele esteja preparado para ser abordado pela equipe de vendas. Nesse momento de decisão, exibir seus cases de sucesso e testemunhos de ex-clientes funcionam muito bem.
4. Integre os times de Marketing e vendas
O Smarketing, também conhecido como Vendarketing aqui no Brasil, é um conceito que propõe a integração entre os departamentos de Vendas e Marketing. Para tanto, os times devem se reunir frequentemente para que os seus objetivos fiquem alinhados.
Com a implementação do Vendarketing, os vendedores passam a conhecer com mais detalhes o perfil de cada cliente em potencial antes da abordagem. Assim, as chances de fechamento aumentam consideravelmente, pois o atendimento será bem direcionado para solucionar as principais dificuldades do consumidor.
O outro lado também se beneficia com essa integração. Caso não haja sucesso por parte da equipe comercial, os profissionais de Marketing pegam as informações a respeito das principais resistências e criam ações promocionais direcionadas.
5. Invista em ferramentas
Hoje, temos à disposição inúmeros softwares e plataformas digitais que podem agilizar todo o nosso trabalho e, dessa maneira, reduzir o ciclo de vendas. Veja algumas ações que podem ser executadas por meio dessas ferramentas:
- automatizar o disparo de e-mails;
- monitorar as suas redes sociais;
- mensurar os resultados das campanhas;
- prestar um atendimento ágil e eficaz.
Muitos desses processos são impossíveis de serem executados manualmente ou, no mínimo, levariam bastante tempo para a sua conclusão. Porém, com as ferramentas certas em mãos, você consegue compreender melhor o que está acontecendo com a sua empresa e realizar os ajustes necessários rapidamente.
6. Dê atenção ao pós-venda
Após concluir uma venda, o processo deve continuar a fim de conquistar a fidelização dos clientes. Além de diminuir o tempo da jornada de compra, custa mais barato fidelizar em vez de conquistar um novo cliente — sem contar que o ticket médio é geralmente maior.
Sua principal preocupação nessas horas deve ser assegurar uma boa experiência aos consumidores. Desde o primeiro contato com a sua empresa até o fechamento da venda, tudo deve pensado de modo a facilitar a jornada do potencial cliente.
Confira algumas dicas para aumentar a fidelização:
- nunca deixe perguntas sem respostas;
- puxe conversa com seus seguidores nas redes sociais;
- mande uma mensagem de agradecimento após realizar uma venda;
- seja ágil do atendimento;
- envie ofertas exclusivas para quem efetuou uma compra.
Percebeu como algumas mudanças em sua estratégia pode reduzir o ciclo de vendas? O ideal é contar com a ajuda de especialistas para que suas ações deem o resultado esperado. Dessa forma, você garante que seus esforços sejam bem empregados.
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