Jun
20

Utilização de dados online cresce em campanhas offline

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Serasa Experian
19 de junho de 2016 - 14:02

Utilizacao-de-dados-online-cresce-em-campanhas-offline-televendas-cobranca

Fenômeno ganha força nos últimos anos e impulsiona o conceito de marketing cross-channel nas empresas

Utilizar dados offline para criar campanhas online é uma rotina desde que o marketing digital surgiu e ganhou força, no início dos anos 2000. Isso porque as informações sobre preferências e contatos ajudam a melhorar a experiência dos usuários na Internet. Por muito tempo este era o único caminho possível para muitas agências, o que levou alguns especialistas a abandonarem o marketing tradicional. Entretanto, a via agora é de mão dupla e dados online também podem potencializar anúncios offline. Para entender como isso funciona, conversamos com Juliana Azuma, superintendente da Serasa Experian Marketing Services:

Por que somente agora os dados online começam a ser utilizados em campanhas offline?

O principal ponto é a evolução tecnológica registrada nos últimos anos. Agora existem ferramentas que não só integram, mas permitem criações de campanhas híbridas para os dois ambientes. Além disso, a popularização da web explodiu a quantidade de dados: estimativas indicam que 90% da informação existente na web foi criada nos últimos dois anos. Com esse número, é inevitável que anúncios offline busquem dados virtuais para construírem campanhas personalizadas.

Qual o papel que o marketing cross-channel exerce nesta situação?

Com campanhas online e offline bebendo da mesma fonte e a mudança no perfil do consumidor, era preciso integrar todos os canais de marketing da empresa para atender essa nova demanda. Dessa forma, o conceito de marketing cross-channel possui um papel fundamental para o sucesso de qualquer anúncio, pois permite ao profissional pensar no público-alvo em todas as etapas da jornada de compra, aumentando a conversão e o sucesso da campanha.

Quais fatores podem acelerar essa tendência nos próximos meses?

Existem cinco fatores primordiais para acelerar a utilização de dados online em campanhas offline. O primeiro deles é a Internet das Coisas, conceito que explica a conectividade entre diversos aparelhos e que pode revolucionar o marketing de um modo geral. Depois, tem a publicação de dados, a geolocalização, o surgimento de novas soluções em código aberto e a maior utilização da informação criada nos últimos anos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

*preenchimento obrigatório
[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: