Por: Raúl Candeloro
Outro dia estava lendo uma matéria muito interessante sobre como usar vídeos no Youtube para vender mais.
Alguns números interessantes :
- 48% das pessoas que assistem um vídeo de propaganda online depois visitam o site da empresa;
- 11% compartilham o vídeo com amigos;
- 22% fizeram uma compra.
(Fonte: Vision Critical)
Os melhores vídeos online são muitas vezes caseiros ou amadores. Você não precisa fazer uma super produção para ser um sucesso online.
Se você quiser ver alguns exemplos de empresas que têm trabalhado de maneira criativa esse assunto, procure no Youtube por DC Shoes (geralmente são vídeos do dono da empresa andando num carro envenenado por algum lugar muito legal, como aeroportos abandonados, parques de diversão, o porto de San Francisco) ou Blendtec, onde o dono da empresa de liquidificadores gravava vídeos onde colocava iPods e bolinhas de gude nos seus aparelhos, mostrando como ‘batiam’ qualquer coisa.
Muitas vezes esse vídeos acabam tendo efeito viral, mas a verdade é que menos de 3% dos vídeos postados tem mais de 25.000 ‘views’. Mesmo assim, é um mercado que vale a pena ser trabalhado.
Você pode gravar testemunhais de clientes, maneiras interessantes de usar um produto/serviço, dicas de como fazer alguma coisa (a Black & Decker criou uma videoteca online que é quase uma universidade virtual sobre como fazer qualquer coisa com seus produtos).
Algumas empresas pedem aos seus clientes que criem os vídeos e depois premiam os melhores. Outras criam vídeos onde pedem que os clientes escolham o final. Outras ainda criam um primeiro comercial ‘piloto’ contando um caso e depois pedem que os clientes postem no Twitter ou no Facebook histórias parecidas que aconteceram. As melhores acabam transformadas em vídeo.
Enfim, as opções são inúmeras e vão muito além do simples comercial de 30 segundos adaptado da televisão. Mas uma coisa é certa: estudos feitos por especialistas como Michael Norton mostram que as pessoas se engajam mais quando sentem que influenciaram ou participaram diretamente da criação do material.
E você, o que tem feito (ou o que sua empresa tem feito) para vender mais utilizando vídeos no Youtube?
Quais são os melhores comerciais que você já assistiu no Youtube?
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