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02 de março de 2015 - 18:09 - atualizado em 25 de março de 2015 às 15:58

Tlantic-traz-para-o-brasil-monitoramento-de-fluxo-de-clientes-dentro-de-lojas-televendas-cobranca

Por: Fernando Paiva

A Tlantic, empresa de TI oriunda do grupo de varejo português Sonae, lançou comercialmente há apenas duas semanas em Portugal uma solução de monitoramento de fluxo de clientes dentro de lojas, a Tlantic Mobile InStore Tracking. A primeira rede a adotá-la é a portuguesa Sport Zone, especializada em artigos esportivos. A solução agora começa a ser oferecida no Brasil. Há negociações em curso com uma empresa do ramo farmacêutico, outra do segmento de moda e um aeroporto, revela a diretora de vendas da Tlantic para a América Latina, Patrícia Fernandes. A meta é instalar a solução em pelo menos cinco clientes no Brasil este ano.

A Tlantic Mobile InStore Tracking mescla sensores de movimento, triangulação de roteadores Wi-Fi e GPS (neste caso, em locais abertos) dos celulares para monitorar o fluxo de consumidores em frente a vitrines ou dentro das lojas. Assim, pode-se identificar quais corredores de um supermercado ou quais regiões de um shopping center, por exemplo, recebem mais visitantes, em quais dias e em quais horários. O painel de controle exibe mapas com manchas de calor para indicar a presença dos clientes. Esse tipo de informação pode ser usada por um shopping center para validar o preço de aluguel de uma área mais visitada ou pelo gerente de um supermercado na negociação do espaço dos fornecedores nas gôndolas. Serve também para indicar onde e quando se formam filas maiores.

Além disso, a solução pode ser integrada a aplicativos móveis dos varejistas instalados no celular do consumidor. “Em um nível mais profundo, a loja consegue saber quem é o consumidor que está lá dentro e  realizar ofertas personalizadas, gerando vendas adicionais de acordo com outros produtos que a pessoa comprou. Ou pode avisar sobre promoção de um produto que ela costume comprar”, exemplifica Patrícia. “Se o consumidor tiver autorizado, pode chegar ao ponto de o vendedor recebê-lo pelo nome, algo que ainda é raro em grandes lojas”, comenta.

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