Foco na gestão colaborativa e no engajamento de pessoas é apoiado em soluções multicanais que, integradas com a mídia social, seguem as novas necessidades do mercado
A era da colaboração e do engajamento exige novos processos de comunicação para atrair o consumidor. No auge de sua maturidade, as redes sociais atingiram o patamar de peças-chave para lançamento de produtos, manutenção de marca e até gerenciamento de crises. Por meio delas é que consumidores são impactados via comunicação em massa, e que novos negócios surgem. É preciso que as empresas estejam atentas a essa nova onda para obterem os benefícios dessa nova geração.
Desenvolver as ações de relacionamento com cliente e consumidor via redes sociais, graças a um novo desenho de interação – que antes ocorria apenas via SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) – é o primeiro passo. “Se antes tínhamos apenas o canal de voz para estabelecermos um relacionamento com o cliente, agora vivenciamos um processo inovador que envolve para um canal de interação baseado em recomendação, seja via facebook, twitter e mídia digital”, explica o CEO da Plusoft, Guilherme Porto. “O canal de voz (SAC), que hoje é representado em 100% pela opinião da própria empresa, cederá espaço para a interação via mídia social, onde a empresa participará de grupos ou comunidades já existentes que falem sobre a sua marca, de forma a estimular a participação de clientes (ou interessados em se tornar cliente), de modo a trocar experiências com quem já utiliza o produto ou serviço da empresa”, explica Porto.
“Participar mais proativamente das redes sociais faz com que as empresas passem a atuar engajando formadores de opinião no design e características do produto, por exemplo. É preciso interagir com o fórum para que o produto seja cada vez mais conhecido e aceito”, defende Porto. “É um primeiro degrau e trata-se de uma mudança que deve acontecer nos próximos quatro ou cinco anos e que vai representar uma nova forma de vender e engajar pessoas comentando sobre um produto ou serviço”, diz o executivo. E finaliza: “ esse comentário /blog com o apoio da empresa, faz com que o processo de adoção do produto seja cada vez melhor”.
Atenta a este movimento, a Plusoft, que hoje é líder absoluta no desenvolvimento e implantação de soluções de CRM (Customer Relationship Management) no Brasil, apresenta seu novo posicionamento, direcionado à gestão colaborativa, em que clientes internos e externos atuam de forma co-participativa de modo a atender – e entender – as necessidades das organizações, que além de cada vez mais dinâmicas, estão mais exigentes quanto a soluções robustas e ao mesmo tempo amigáveis.
Tendências para 2013
Mais do que uma fornecedora de soluções em CRM, a Plusoft defende a importância da adoção de negócios sustentáveis para as organizações em 2013. Com base nessa premissa, defende que os canais digitais sejam efetivamente considerados pelas organizações. Para isso investe nas vendas consultivas e estratégicas, onde as soluções ofertas têm embasamento digital e que apoiam a interação via mídia social.
Abaixo acompanhe as 13 dicas para alavancar os negócios em 2013, via Guilherme Porto, CEO da Plusoft:
- Escute seu cliente: quem entende as necessidades dos clientes atende melhor;
- Escute quem conhece e traga para dentro da empresa a experiência de quem sabe fazer e pode ajuda-lo, seja nos processos, comunicação e até no desenvolvimento de novos produtos e serviços;
- Escolha parceiros consultivos e tecnológicos que realmente tenham interesse em somar com a estratégia da sua empresa;
- Reduza o custo de aquisição de produtos ou serviços, pois eles são perecíveis e podem estar obsoletos já nos próximos dois anos. Ou seja, invista, mas o necessário;
- Pense e aposte em novas soluções que não demandem grandes investimentos. Lembre-se: muitas vezes menos é mais;
- Reveja suas crenças: acredite que existe uma nova onda digital, e quanto mais rápido se render a ela, mais sucesso nos negócios terá;
- Procure engajar seu time de colaboradores em uma causa – e essa causa deve vir deles e não da empresa;
- Faça benchmarking e troque experiências com o seu concorrente;
- Faça o simples, o básico, pois as relações se tornaram muito mais imediatistas e pontuais e estão sendo traduzidas em 140 caracteres. Agilidade e simplicidade são tudo;
- Olhe para sua empresa e escute seu público interno que eles trarão a solução que você acha difícil de conseguir (a solução que você busca pode estar mais próxima do que imagina);
- Se não sabe vender seu produto, acredite que um terceiro pode te ajudar muito, pois o negócio dele é vender…e o seu pode ser inovar;
- Se você não sabe ou apenas “acha” que sabe, traga alguém efetivamente que faça! O tempo que se gasta com erros, é um dinheiro que você deixou de ganhar;
- E, finalmente, o mundo digital está amadurecendo e saindo do conceito do público para o privado (do online para o off-line). Sim, um contrassenso: quando o cliente percebe que está muito exposto, parte para o offline para não se comprometer. Com isso, a informação passa a ser mais restritiva, o que é um desafio. Em contrapartida, quem se engajar em qualquer produto ou causa, vai ser muito mais verdadeiro e conquistará seguidores fieis. Trata-se de uma mudança cultural que afetará vendas e relacionamentos nos próximos dois anos e apenas quem souber transitar bem nos mundos on e off-line, respeitando as características de cada um, será bem sucedido.
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