Por: Cibelle Bouças
A Clear Channel, companhia americana de publicidade exterior, reforçou suas apostas no mercado brasileiro este ano, com a perspectiva de acelerar a expansão dos negócios com a realização dos jogos da Copa do Mundo da Fifa no país. A companhia investiu na instalação de 70 relógios de rua no Rio de Janeiro e lança, esta semana, a Connect, um serviço de publicidade interativo para mobiliário urbano.
Essa tecnologia permite que o consumidor toque em anúncios instalados em locais como aeroportos e pontos de ônibus e compre na hora o produto divulgado ou ganhe um cupom de desconto, por exemplo.
A Connect vai ficar disponível em princípio em 800 mobiliários urbanos localizados no Rio de Janeiro e em Curitiba. Além disso, será oferecida em outros 23 países além do Brasil. William Eccleshare, executivo-chefe global da Clear Channel, estima que essa nova tecnologia responderá por 17% do crescimento mundial da companhia este ano.
No ano passado, a companhia registrou aumento de 2% na receita global, para US$ 6,2 bilhões. A divisão internacional do grupo encerrou 2013 com lucro de US$ 305 milhões, 8% acima do resultado de 2012. A América Latina foi uma das regiões de maior crescimento no período.
Com a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no país, Eccleshare estima que o Brasil apresentará novas oportunidades de publicidade exterior. “A publicidade exterior tem crescido mais do que qualquer outra mídia e oferece grandes oportunidades de expansão no Brasil”, afirmou.
Sem citar números, ele disse que a receita no Brasil cresceu dois dígitos no ano passado e a perspectiva é de um crescimento mais forte de vendas de espaço publicitário este ano.
No ano passado, o mercado de publicidade exterior movimentou R$ 1,11 bilhão no Brasil, com crescimento de 21,8% sobre 2012, de acordo com dados do Projeto Inter-Meios, que pesquisa os investimentos em mídia no país.
A Clear Channel está presente em mais de 30 países e possui 870 mil espaços publicitários, sendo 3,5 mil contratos de mobiliário urbano e espaços em 60 aeroportos no mundo. No Brasil, a atua principalmente no Sudeste e no Sul.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.