Aceleração do ciclo de vendas, atendimento personalizado e redução de custos estão entre as vantagens de investir em Automação de Vendas
Automação de Vendas é uma série de estratégias e processos que permitem diminuir o trabalho manual feito pelos vendedores. Isso inclui a geração de tarefas de forma automática quando uma oportunidade for criada. O objetivo é tornar a área comercial mais produtiva, de modo que os profissionais de vendas possam focar em ações mais estratégicas.
Sua empresa já investe em Automação de Vendas?
A área comercial é cheia de processos burocráticos que podem ser automatizados. O problema é que muitos negócios não se preocupam com Automação de Vendas. Com isso, os vendedores perdem um tempo valioso, que poderia ser melhor empregado na abordagem dos clientes certos. Além disso, quando feito de forma manual, o trabalho também fica mais suscetível a erros.
Se o seu negócio ainda não utiliza a Automação de Vendas, continue a leitura do artigo para entender o que é essa estratégia e quais são os seus benefícios.
O que é Automação de Vendas?
A Automação de Vendas consiste em automatizar o trabalho da área comercial por meio de diversas estratégias e processos, como o envio de emails e a criação de tarefas de forma automática.
Dessa maneira, a área ganha produtividade, e sobra tempo para a realização de ações que agregam mais valor. Os vendedores conseguem, por exemplo, pensar em abordagens de venda mais personalizadas.
Mas atenção, pois a ideia é automatizar somente as ações repetitivas e burocráticas. Um atendimento pessoal, que estreite laços com o potencial cliente, continua sendo fundamental na área de vendas.
Quais são os benefícios da Automação de Vendas?
Falamos sobre ganho de produtividade, mas os benefícios da Automação de Vendas não param por aí. Conheça a seguir as principais vantagens que o seu negócio pode obter ao automatizar tarefas da área comercial:
Aceleração do ciclo de vendas
Qual empresa não gostaria de fazer com que os produtos ou serviços que oferece sejam vendidos mais rápido?
Reduzir o ciclo de vendas ajuda a motivar os vendedores e a ganhar competitividade, além de garantir a lucratividade do negócio. Um ciclo longo, por outro lado, faz crescer o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e reduz a rentabilidade.
Nesse contexto, a Automação de Vendas pode ser uma ótima aliada. Com as tarefas automatizadas, os vendedores podem receber avisos para abordar novas oportunidades, por exemplo, ou enviar emails com conteúdos para potenciais clientes que chegaram em determinada etapa da venda.
Dessa forma, eles podem abordar e interagir com essas pessoas de maneira ágil, contribuindo para que as negociações sejam aceleradas.
Atendimento personalizado
Com as tarefas repetitivas sendo realizadas de maneira automatizada, os vendedores têm mais tempo livre para dar atenção aos consumidores em potencial.
Os profissionais de vendas podem focar em tirar dúvidas, quebrar objeções, estudar os contatos. Tudo isso resultará em um atendimento personalizado, que pode fazer com que o possível cliente feche negócio com a empresa.
Pode parecer paradoxal, mas automatizar ações de vendas pode contribuir para a realização de uma venda mais humanizada.
Redução de custos
Outra vantagem de automatizar tarefas em vendas é a redução de custos. Isso acontece porque, além de usar seu principal recurso — os vendedores — de maneira mais eficiente, você também reduz erros e esquecimentos, que poderiam resultar em vendas perdidas.
Por meio da Automação de Vendas, você obtém um desempenho superior mesmo com uma equipe reduzida, tudo isso sem sobrecarregar o seu time com tarefas repetitivas, que desestimulam a equipe e ainda agregam pouco valor ao trabalho.
Quais são as diferenças entre Automação de Marketing e Automação de Vendas?
É importante diferenciar Automação de Marketing e Automação de Vendas para evitar confusões.
A primeira consiste em usar a tecnologia para automatizar ações e processos da área de marketing, nutrindo os Leads até que eles estejam prontos para serem repassados para vendas. Já a Automação de Vendas é utilizada quando os contatos já estão na área comercial, para acelerar as negociações e facilitar o trabalho dos vendedores.
As estratégias são complementares e é possível obter melhores resultados ao utilizá-las em conjunto. A Automação de Marketing permite enviar Leads mais preparados para vendas. Isso porque esses contatos já consumiram diversos conteúdos. Dessa forma, exigem menos trabalho dos vendedores.
Como não há necessidade de fazer toda a educação inicial do Lead na etapa de qualificação, o time pode focar nas etapas finais do processo, garantindo uma taxa de fechamento mais alta. Nesse cenário, entra a Automação de Vendas para garantir resultados ainda melhores.
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