Feb
27
26 de fevereiro de 2018 - 18:07

Saiba-como-rever-os-precos-de-venda-de-seu-produto-ou-servico-televendas-cobranca

Para a boa rentabilidade de seu negócio, o empreendedor deve estar atento aos preços de venda praticados, monitorando a concorrência. Não se trata de guerra de preços. Mas de manter seu faturamento dentro dos parâmetros aceitáveis, suficientes para quitar compromissos e, ainda, angariar uma margem de lucro, pequena que seja.

Em uma época com alto índice de desemprego, custos em patamares elevados e faturamento em queda, é preciso tomar cuidado na gestão do negócio em seus mínimos detalhes.

O faturamento nada mais é que a soma das vendas. E para vender há que se cuidar da qualidade do produto, do atendimento, da localização, do preço e dos prazos concedidos. E, aqui, estamos falando de um dos pontos que pode ser um fator de decisão dos clientes. Muitos deles estão com problema de receita, seja por desemprego, seja pela alta em todos os itens de consumo, o que torna o orçamento cada dia mais limitado. Dessa forma, uma das estratégias é rever os preços. Mas de que maneira?

De acordo com a analista da Unidade de Atendimento do Sebrae Minas, Beatriz de Carvalho, o primeiro passo é negociar na hora da compra. “Assim como o cliente tem necessidade do seu produto, você tem necessidade de adquirir esse produto do seu fornecedor. Você é o cliente do seu fornecedor. E assim como você depende do cliente, o seu fornecedor depende da sua compra para faturar. Portanto, negocie sem constrangimento”, explica a analista.

O segundo passo é entender que uma boa venda se inicia em uma compra bem feita. Administre o seu giro de estoque – estoque com giro baixo é dinheiro parado e um custo a mais para o negócio. Em seguida, promova mais o seu negócio. Além de divulgar os produtos e serviços, é importante reduzir o preço de alguma mercadoria para atrair o cliente. Faça composições de diferentes produtos para conseguir vender mais por menos. E, em paralelo, acompanhe o seu concorrente. Abrir mão de parte do seu lucro para se manter vivo no mercado, especialmente nesse momento econômico vivido pelo país, é imprescindível.

Como calcular o preço?

O preço de venda calculado adequadamente é aquele que cobre todos os custos (variáveis e fixos) e ainda gera um percentual de lucro líquido. E como achar o percentual de custo fixo? Eis a fórmula:

Divida a média mensal dos custos fixos pela média mensal de faturamento e multiplique o resultado por 100.

Exemplo:

Custos fixos = $ 10.000,00

Faturamento = $ 20.000,00

$ 10.000,00 / $ 20.000,00 = 0,50 x 100 = 50,00%

Preço de venda = $ 50,00

(-) Custo da mercadoria = $ 25,00

(=) Lucro bruto = 25,00

Achando o lucro bruto em % = Lucro bruto / Preço de venda x 100

$ 25,00 / $ 50,00 = 0,50 x 100 = 50,00%

Deste lucro bruto, subtraia o custo fixo. Se o seu custo fixo é de 50,00%, este produto paga os custos fixos (50,00%), mas não gera margem de lucro.

Fique sempre atento a esse questionamento: subtraindo o custo variável o preço de venda, o resultado é suficiente para cobrir os custos fixos e ainda gerar margem de lucro? Se sim, você deve abrir mão de um percentual dessa margem de lucro com a intenção de manter o cliente consumindo seu produto e, consequentemente, o faturamento e a sua empresa saudável.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: