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17 de outubro de 2021 - 12:01

Mensagem-para-recuperar-clientes-inativos-televendas-cobranca-1

Imagine a seguinte situação: tudo estava certo com seu cliente, ele utilizava suas soluções de forma recorrente e o relacionamento era mantido. Só que alguma coisa aconteceu num determinado momento, fazendo com que a frequência de compras diminuísse até um ponto em que aquele cliente se tornou inativo.

Conseguiu se identificar com essa história? Sabe o que fazer para mudar essa situação? Aqui separamos um conteúdo para ajudar em ocasiões similares a essa: quando enviar mensagem para recuperar clientes inativos, como conseguir chamar o cliente de volta, dicas para escrever essas mensagens e alguns exemplos para inspiração. Siga a leitura e entenda!

Mensagem para recuperar clientes inativos vale a pena?

A empresa fez o primeiro contato com o cliente, conseguiu a venda durante um período, mas depois percebeu que o cliente se afastou. Essa situação é possível em todas as empresas e há algumas ações que as organizações podem providenciar para recuperar esses clientes inativos.

Mas você pode se perguntar: por que investir em um cliente inativo ao invés de um novo cliente? Bom, segundo Philip Kotler, o principal especialista mundial de marketing, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um antigo”.

Com isso, fica claro que investir na fidelização dos clientes deve ser uma medida constante na cultura das empresas. No caso das compras terem sido reduzidas ou encerradas, enviar mensagem para recuperar clientes inativos é uma ótima prática para reaproximar o cliente.

Primeiro entenda até onde a empresa pode agir

Existem dois cenários gerais em situações de clientes inativos: quando as soluções da empresa não são mais necessárias e quando você perde o cliente para a concorrência.

No primeiro caso, dificilmente há um erro por parte da empresa já que as necessidades dos clientes apenas não existem mais. Por isso não é indicado investir tempo e dinheiro pela atenção desse público.

Já na outra situação, quando um cliente escolhe mudar para a concorrência, diversas estratégias podem ser definidas para reverter este cenário. Uma delas é criar uma régua de relacionamento específico para este público, chamando a atenção para questões específicas que têm maior potencial para persuadi-lo a consumir produtos da marca novamente.

Em razão disso, investir para que a empresa proporcione uma boa experiência em todas as etapas da jornada do cliente é essencial. Lembre-se que a jornada do cliente não encerra no ato da compra e o pós-venda pode ser o diferencial para reduzir clientes inativos.

Mas o que fazer quando já existe uma lista grande de clientes inativos? Siga a leitura e entenda!

Como chamar o cliente de volta?

Utilize os dados do CRM a seu favor;

Saiba o perfil dos clientes inativos;

Melhore seu relacionamento com estes clientes;

Envie mensagens personalizadas;

Esclareça os benefícios do retorno;

Seja visto para que seja lembrado.

Para que o processo de recuperação de clientes inativos seja feito de forma mais produtiva e assertiva, é fundamental contar com uma boa ferramenta de CRM que ofereça diversas funcionalidades, como um histórico centralizado de empresas, pessoas e negócios. Com essas informações, você poderá montar um plano de ação mais eficiente e trabalhar melhor a régua de relacionamento.

Um dos primeiros passos para recuperar clientes inativos é saber quem são estes clientes. Nesse momento é interessante entender o perfil, observando diversos detalhes, como:

O motivo que o fez deixar de comprar os produtos;

O que o faria consumi-los de novo;

A forma de pagamento preferida;

A preferência de atendimento.

Ao ter essas informações, chega o momento de investir no relacionamento com esses clientes inativos: decidir o melhor canal, a frequência, os argumentos, entre outros. O conteúdo das mensagens deve reforçar a solução para a dor desse público e também informar novidades da empresa, para instigar a curiosidade.

Criar mensagens personalizadas é uma boa forma de aproximar os clientes, assim como informar promoções imperdíveis. O conteúdo deve deixar claro para os clientes inativos todos os benefícios da experiência em adquirir os produtos da empresa, afinal é preciso mostrar que vale a pena voltar a consumir as soluções da marca e até mesmo lembrar que uma vez ele já soube disso.

Tenha em mente que não basta apenas investir em comunicação até o momento da compra. É preciso estar presente em toda a jornada do cliente, inclusive no pós-venda. Com o mercado cada vez mais competitivo, saber reforçar a presença da marca para que seja lembrada pode ser o diferencial para manter um cliente ativo.

Como escrever mensagem para recuperar clientes inativos

No momento de decidir como escrever a mensagem para recuperar clientes inativos é crucial estudar e entender a melhor forma de falar com este público, tanto na linguagem quanto no meio de comunicação, para que seja feita da forma mais próxima ao público.

Algumas características aumentam as chances de sucesso da mensagem para atrair clientes inativos. Conheça algumas delas:

Personalização: uma mensagem que comece com o nome do cliente aproxima a relação entre cliente-empresa;

Senso de urgência: incentivar que o cliente se decida mais rápido pode ajudar na preferência pela sua empresa;

Novidades: mostrar que o cliente já não conhece mais todos os produtos ou serviços oferecidos desperta a curiosidade e aumenta as chances de ele visitar seu site, por exemplo;

Ofertas exclusivas: informar descontos é um dos fatores com mais chances de conseguir a atenção do público.

Exemplos de mensagem para atrair clientes inativos

Com as características destacadas acima, a mensagem será mais atrativa e aumentará as chances de sucesso. Para saber como funciona na prática, selecionamos aqui alguns exemplos de mensagens que podem ser utilizadas para atrair clientes inativos nas vendas B2B:

Exemplo 1 – condição especial

“Olá, [nome do contato]! Tudo bem?

Faz algum tempo que não conversamos, como estão as coisas aí na [nome da empresa]?

Estou escrevendo porque temos uma condição especial neste mês para a compra de [nome da solução/produto]. O que acha de batermos um papo para eu falar um pouco mais sobre essa política de desconto?

Abraço

Exemplo 2 – novidades

Olá,[nome do contato]! Tudo bem?

Há algum tempo não conversamos, como foram esses últimos meses para você e para [nome da empresa]?

Estava vendo nosso histórico de relacionamento e decidi enviar esse e-mail para contar algumas novidades que temos desde a última vez que falamos, acredito que possam contribuir para os resultados de vocês!

[apresentar novidades]

Vamos marcar um bate-papo para eu contar um pouco mais sobre?

Abraço

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