Se você é um profissional das vendas, sabe que a abordagem é boa parte do sucesso do trabalho que você desempenha. Ou seja, se aquela mensagem enviada tinha a estrutura de e-mail ideal,você conseguirá despertar o interesse do prospect e terá vencido uma importante etapa do processo de venda
Já se não deu certo…
Além de perder a oportunidade, você pode gerar um ruído na sua comunicação com o prospect, já que ele vai lembrar da sua marca e pensar que você não oferece a solução adequada para o problema que ele tem.
Você ficará marcado por um bom tempo. Melhor não correr esse risco, não é?! Por isso, você precisa conhecer a estrutura de e-mail ideal para fazer a abordagem comercial.
Um erro de abordagem do profissional de vendas pode fazer com que a oportunidade seja perdida.
Uma das dores de quem trabalha com vendas é como se aproximar de uma oportunidade fazendo uma abordagem adequada e assertiva pela internet: seja por e-mail (ou mensagem nas redes).
De qualquer uma das formas, é necessário conhecer a estrutura de e-mail ideal.
Quando a abordagem envolve aquele executivo que raramente se envolve em contatos comerciais, a tensão parece crescer.
E com razão, o cuidado deve ser redobrado. Ao abordá-lo, você precisa entender que tem em mãos uma responsabilidade maior ainda: além de ter de despertar interesse dele, precisa impressioná-lo e ser assertivo, porque é o decisor final que vai efetivamente adquirir seu produto ou contratar seu serviço.
Como falar com um executivo que não está acostumado a ser assediado por propostas comerciais?
Às vezes, profissionais de SDR (também conhecidos por “pré-venda”) precisam de um empurrãozinho para melhorar a prospecção direta com executivos. Nós criamos este conteúdo para que você não queime uma oportunidade por falta de assertividade no contato com o seu cliente.
Qual a estrutura ideal do e-mail ou mensagem inicial?
Antes de começarmos, entenda que você nunca deve esquecer de passar seriedade e ser objetivo. Deixe aquela pessoa saber que você é digno de atenção e pode oferecer algo realmente significativo.
Lembre-se que, na internet, você disputa atenção com muitas outras coisas. Então, saiba ser objetivo e marcante, ao mesmo tempo.
RELACIONAR-SE
Uma breve introdução de duas linhas no máximo, para fazer sua apresentação pessoal e da empresa. Ou seja, relacionar-se.
Prefira dizer o seu nome: as informações de quem está enviando a mensagem confere um caráter pessoal ao que está sendo dito, diminuindo as chances de uma baixa taxa de abertura.
PASSAR AUTORIDADE
É indispensável, também, mostrar autoridade. O executivo precisa sentir que você sabe bem do que está falando e conhece o ramo de negócio dele.
Você pode fazer isso falando sobre os clientes que atende, por exemplo. Quanto mais notáveis forem os players citados por você, maior credibilidade você terá.
OFERECER A SOLUÇÃO
Fale do serviço que você oferece e de que forma ele pode facilitar a rotina do seu cliente, dentro da atmosfera de atuação dele. Tudo isso precisa ser muito conciso, lembre-se que a pessoa do outro lado da tela não tem muito tempo! Não ultrapasse duas linhas.
Não esqueça de, na última parte da mensagem, convidá-lo a conhecer o serviço ou disponibilizar um link onde ele possa entrar em contato! Em Marketing, esta parte é chamada de CTA (do inglês Call to Action, que significa chamar para uma ação).
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