O que faz um captador de clientes?
Diferente de um vendedor, que faz o possível para fechar o negócio, um captador de clientes foca na prospecção e qualificação de leads, para passar somente os mais “quentes” para a equipe de vendas.
Nesse sentido, um bom captador de clientes conhece profundamente as necessidades dos clientes ideias para sua empresa, o que é preciso fazer para garantir sua satisfação e também suas características principais.
Assim, sabe a área de atuação, o porte, o faturamento médio, a quantidade de funcionários e outros dados das empresas que têm o perfil perfeito para serem atendidas por seu negócio.
Em seguida, procura prospectar no mercado as empresas que correspondem a esse perfil ideal. E, para isso, usam uma série de táticas e técnicas de vendas.
Quer conhecer em mais detalhes as melhores formas de fazer a captação de clientes? Então, confira estes posts de nosso blog:
Os 7 segredos da prospecção de clientes
5 Dicas para melhorar os resultados da prospecção corporativa com seu discurso de vendas
Como fazer prospecção da forma adequada
Agora, confira uma lista bem objetiva do que faz um captador de clientes:
Prospecção de clientes
Estudar o cliente antes de entrar em contato
Ligar, enviar e-mail ou usar outras mídias (como WhatsApp e LinkedIn, por exemplo) para se comunicar com os clientes
Qualificar os leads durante esses contatos (isto é, saber se realmente têm o perfil de cliente ideal)
Agendamento de visitas e apresentações para vendedores
Cadastro de clientes no sistema
Alimentar o sistema CRM com outros dados
Cumprir metas de cadastramento, ligações, envio de e-mail, reuniões marcadas e outras
Prosseguir com o follow-up de vendas até marcar uma visita ou apresentação de um vendedor com o cliente
Participar de treinamentos de técnicas de prospecção e de vendas
Essas são apenas algumas das obrigações de quem ocupa este cargo. E, como você viu, um captador de clientes precisa estar atento às solicitações de seus leads, para conseguir logo marcar uma apresentação com um vendedor.
Por isso, fazer um bom follow-up de vendas é fundamental.
Quais as qualificações necessárias para ocupar este cargo?
Quem procura uma vaga de captador de clientes deve procurar atender às seguintes qualificações:
Conhecimento do Pacote Office e das ferramentas do Google Drive
Excelente comunicação verbal
Conhecimento de técnicas de persuasão
Domínio de técnicas de vendas e prospecção
Estar familiarizado com o uso de redes sociais, principalmente LinkedIn e WhatsApp
Conhecimentos de CRM e do uso das ferramentas dessa área
Estar ao menos cursando uma faculdade de Administração de Empresas, Marketing, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas, entre outras semelhantes.
Atualmente um curso superior é fundamental em qualquer área de atuação profissional, mesmo para cargos iniciais. Por isso, se não conta com esta graduação, providencia seu ingresso em uma faculdade o mais rapidamente possível.
Por que as empresas precisam de um captador de clientes?
Talvez você esteja se perguntando por que as empresas precisam de um captador de clientes.
Essa não seria uma das funções de um vendedor? Sim, em alguns modelos de negócio, o vendedor faz tanto a venda como a prospecção de clientes.
No entanto, certas empresas acreditam que a especialização nessas duas funções pode trazer resultados mais efetivos.
Por quê? Porque a captação realmente toma muito tempo de um vendedor. Principalmente a captação ativa.
Pesquisar no mercado as empresas que atendem ao perfil dos clientes ideais, entrar em contato, qualificar esses leads e enviar aos vendedores é uma atividade complexa e demorada.
Assim, dividir o time em captadores e vendedores pode agilizar os dois processos e trazer melhores resultados para a empresa.
Dessa forma, cada profissional se especializa em sua área de atuação e se aprimora cada vez mais.
Além disso, normalmente os captadores, ao evoluírem na carreira, se tornam vendedores. Assim, a empresa já está formando seus futuros vendedores, quando trabalha dessa forma.
E isso, com certeza agiliza o processo de rampup.
Quanto ganha um captador de clientes?
Um captador de clientes é considerado um cargo médio na carreira de vendas. Na verdade, seria um dos primeiros cargos ocupados por um profissional dessa área depois de deixar as posições mais iniciais, como assistente de vendas, por exemplo.
Segundo pesquisa realizada pelo site Vagas, a remuneração mínima para captadores de vendas era de R$ 1.172, podendo chegar, no máximo, a R$ 2.350.
Em média, captadores de vendas receberiam na faixa de R$ 1.373.
Quanto a trajetória da carreira dos captadores de clientes, como dissemos, trata-se de um cargo logo a seguir dos iniciais.
Assim, pesquisas do mesmo site mostram que, antes de se tornar um captador de vendas, na maioria das vezes, o profissional ocupou o cargo de atendente, de recepcionista ou até mesmo de vendedor.
Confira os dados da pesquisa:
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