Figital é a soma do físico com o digital, um modelo de fazer negócios cada vez mais comum e que traz resultados consistentes
Que a pandemia modificou diversos cenários, isso nós sabemos. Após passar por tantas mudanças, como definir uma operação como unicamente física ou digital em um mundo em que tudo está presente em todos os locais? Se você ainda não ouviu a palavra figital por aí, pode se preparar para começar.
O figital surge para mesclar ainda mais os formatos de produtos e oferecer ao cliente uma forma híbrida para realizar sua compra ou operação. Os clientes omnichannel estão cada vez mais comuns em todos os tipos de negócios. Este novo perfil diz respeito a um consumidor que se relaciona com as suas marcas prediletas por múltiplos canais.
Uma pesquisa apontou que 73% das pessoas usam uma variedade de canais antes de efetivamente realizar a compra. E é nessa hora que as empresas que se atualizam e otimizam seus canais digitais e físicos saem na vantagem.
O que é figital?
Quem lê a palavra, logo entende uma semelhança entre dois termos. E é exatamente isso! O figital é a fusão entre as palavras “Físico” e “Digital”. Sendo assim, quando uma empresa se propõe a fazer parte desta nova era, está dizendo aos clientes que seus processos on e offline estão integrados.
Quais são os comportamentos dos clientes omnichannel?
Ao pensar em investir neste novo modelo de trabalho figital, é necessário se adaptar também às características dos clientes omnichannel. Um estudo da ShopperStory 2017, da Criteo, mostrou os seguintes comportamentos:
webrooming — ele pesquisa online antes de comprar em uma loja física;
clicar e coletar — também faz compras online para retirar em uma loja ou quiosque;
scanning/scramming — em suas pesquisas, ele pode digitalizar um produto na loja para encontrar uma oferta melhor online;
showrooming — após ver um produto na loja, faz a compra no site do mesmo varejista;
clicar e enviar — compra um produto online enquanto está na loja física.
Como adaptar o figital ao seu negócio
Você pode otimizar as suas abordagens em múltiplos canais, melhorando o atendimento e tornando-se ainda mais eficiente para o seu público. Pensando nisso, existem algumas maneiras para que você aplique o figital ao seu negócio:
Chat de atendimento
Se você já disponibiliza um chat de atendimento para os seus clientes, saiba que está ainda mais próximo deles, engajando-os a efetivar a ação final (sendo muitas vezes a compra de algo). Isso porque por lá é possível tirar dúvidas em tempo real, mesclando a operação física com a digital.
Compra no site e retirada na loja
Quando pensamos em uma operação híbrida, esse é o exemplo mais palpável de todos. Oferecer ao público a opção de comprar algo online, seja roupa, eletroeletrônico, ingresso ou outros itens, e retirar na loja ou no evento é algo supereficiente. Isso porque você consegue dar uma opção para ter o benefício de não pagar pelo frete.
Criação de conteúdos para os clientes
Independente do ramo da sua empresa, é super possível incluir uma estratégia de conteúdo para atrair ainda mais pessoas, relacionar-se com os clientes atuais e mantê-los fiéis à marca. Por isso, a ideia de criar um curso online ensinando algo referente ao mercado ou até fazer um evento online, via streaming, são opções que você pode e deve considerar para criar laços ainda mais fortes com as pessoas que deseja atingir.
Quais as integrações necessárias para aplicar o figital?
Sem o apoio da tecnologia, fica quase impossível realizar uma abordagem de vendas e marketing em múltiplas plataformas. Por isso, é preciso buscar por algumas automações que integram os canais físicos e digitais para otimizar a experiência do seu público-alvo.
O figital implica não somente atrair clientes, mas mantê-los envolvidos do início ao fim, até tomarem a decisão. Durante esse processo, é preciso fornecer informações que os convençam a efetivar a ação que você deseja. Por isso, algumas soluções que você deve considerar para adaptar o figital ao seu negócio são:
Business Intelligence (BI)
As empresas mais competitivas do mercado tomam decisões baseadas, principalmente, em dados. Por isso, é muito importante aproveitar o potencial do Big Data a favor dos negócios. Quem usa BI para definir estratégias voltadas ao consumidor sai na frente em diversos momentos do mercado profissional.
Enterprise Resource Planning (ERP)
Um ERP é um sistema que permite uma empresa integrar diversos setores e processos em uma única plataforma. Por isso, quem deseja ser figital, precisa deste tipo de recurso que, geralmente, é contratado como Software as a Service (SaaS).
CRM
O relacionamento com o cliente é uma das principais ações para o sucesso de uma empresa. Por isso, é preciso encontrar uma boa plataforma de CustomerRelationship Management (CRM). Esta é uma solução super válida para oferecer melhores experiências. Isso porque o CRM pode apoiar ao realizar ofertas e promoções, incentivando os leads a converterem.
A Sympla como plataforma figital
Se você é ou quer ser produtor de eventos ou criador de conteúdo digital, a Sympla oferece soluções 360 para que você realize diversas ações e tipos de entretenimento para o seu público:
Sympla plataforma: na Sympla é possível realizar a criação do seu evento, independente de qual setor (esporte, educação, lazer etc), personalizar sua página e vender os ingressos para o seu público;
Sympla Play: com o Sympla Play, você pode disponibilizar e vender cursos online em uma plataforma super completa, segura e simples de usar. É possível transmitir conhecimentos sobre o seu mercado por meio de vídeos e aulas feitas para o seu público assistir onde e quando quiser;
Sympla Streaming: com o Sympla Streaming você pode criar o seu evento online em alguns minutos, transacionar e impulsionar suas vendas, além de entregar uma experiência incrível, que vai além do presencial. Você realiza transmissões online via Zoom ou outra plataforma da sua escolha.
Cada vez mais os negócios transitarão entre canais variados em busca de uma conexão ainda maior com os consumidores. O empreendedor deve navegar neste mundo para entender as diferentes linguagens que unem a experiência do consumidor. Aproveite a tecnologia para estar cada vez mais próximo das pessoas e mostrar que se preocupa com a jornada delas.
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