Aug
19
18 de agosto de 2024 - 12:00

O-que-é-e-como-fazer-uma-análise-competitiva-de-mercado-televendas-cobranca-1

A análise competitiva de mercado é uma ferramenta extremamente útil para qualquer tipo de negócio. Isso acontece porque, com ela, é possível monitorar a concorrência, ao mesmo tempo em que busca melhorias para os produtos e serviços oferecidos pela companhia.

O que é análise de mercado e competitividade?

A análise de mercado e competitividade é uma ferramenta utilizada para identificar os principais concorrentes — sejam eles diretos ou indiretos — de uma empresa. Trata-se de uma estratégia que permite descobrir o que a concorrência faz de diferente mediante a coleta e análise de dados.

Desse modo, o estudo foca em descobrir:

produtos ou serviços que os concorrentes oferecem;

diferenciais;

pontos fortes e fracos;

posicionamento da marca no mercado;

comunicação com o público-alvo.

Logo, a análise competitiva de mercado é essencial para todos os tipos de negócios e pode ser feita a qualquer momento.

Qual o objetivo de uma análise competitiva de mercado?

O principal objetivo da análise competitiva é entender a posição da sua empresa no mercado. Ou seja, como ela se porta em relação aos concorrentes e como isso afeta a visão que os clientes têm sobre ela, mediante um estudo cuidadoso da concorrência.

Além disso, a análise competitiva de marketing — como essa ferramenta também é chamada — visa identificar ameaças para o crescimento da companhia.

Por exemplo, pode-se averiguar se outra empresa do mesmo nicho se mostra promissora e o que ela faz para obter seus resultados.

Outro ponto que merece ser destacado é que essa ferramenta é uma excelente maneira de encontrar oportunidades de negócios.

Melhor dizendo, se um dos desejos dos consumidores não estiver sendo atendido no momento, há a oportunidade de descobrir de que maneira é possível supri-lo.

Com tudo isso, pode-se criar um plano de ação para melhorar os resultados da companhia e conquistar mais clientes, oferecendo um diferencial irresistível aos consumidores. Ficou claro?

Por que fazer uma análise competitiva? 4 benefícios dessa prática

Deu para perceber que a análise competitiva de mercado é uma ferramenta poderosa, concorda? Por esse motivo, ela é muito benéfica para a saúde das organizações.

Logo abaixo, separamos 4 benefícios dessa prática para você perceber que agora é a melhor hora de começar uma!

1. Fornece insights poderosos

O primeiro benefício da análise de competitividade de mercado é fornecer insights úteis para sua empresa. Só para exemplificar, com esse estudo é possível:

antecipar tendências de mercado;

prever futuros concorrentes;

avaliar a eficácia das ações de marketing;

identificar possibilidades de investimento;

e muito mais.

Tudo isso pode ser usado na criação de novos produtos e campanhas de marketing mais efetivas, especialmente, pois pode-se usar a experiência de terceiros — os concorrentes — para prever os resultados.

E, caso você identifique que um investimento é muito arriscado, pois a concorrência já tentou e não obteve bons resultados, pode pensar em uma nova abordagem ou descartar a ideia completamente. O melhor de tudo: sem sofrer nenhum prejuízo.

2. Entrega um diferencial competitivo

Uma boa análise competitiva de mercado também ajuda a criar um diferencial competitivo para seu negócio, inclusive um serviço ou produto que mais ninguém oferece além de você.

Isso também inclui o atendimento ao cliente, viu? Por exemplo, ao analisar o mercado, você descobriu que seus concorrentes não possuem um canal de atendimento 24 horas, com chatbots para facilitar a interação.

Nesse caso, é possível implementá-lo na sua organização e apresentar como um diferencial. No quesito produtos ou serviços, pode ser um complemento que resolva certas dores dos clientes.

3. Corrige os pontos fracos

Ao fazer uma análise competitiva de mercado, você descobre quais são os pontos fracos da concorrência, certo? Porém, isso também é útil para descobrir as fraquezas do seu negócio, porque, em especial se você identifica os mesmos problemas na sua companhia.

Uma visão de fora possibilita ter ideias diferentes de como resolvê-los, já que você não está “no meio” de tudo. O mesmo acontece ao perceber que um dos concorrentes se dá melhor em um ponto, como experiência do cliente.

Ao estudar o que ele faz — canais de atendimento, tom de voz utilizado etc. — você consegue entender como melhorar isso no seu negócio, bem como aplicar o que deu certo. É claro que sempre se lembrando de adaptar as soluções para sua realidade.

4. Melhora a experiência dos clientes

Para finalizar, uma boa análise competitiva de marketing consegue melhorar a experiência dos clientes. Lembre-se que uma empresa não é nada sem consumidores. Por isso, é preciso investir tudo o que puder para criar um bom relacionamento com eles.

Para compreender melhor, imagine o seguinte exemplo. Ao utilizar essa ferramenta, você descobre que seu concorrente direto demora muito para entregar um produto e não oferece suporte no pós-venda.

A partir dessa informação, você investe em uma entrega mais rápida — quando possível — e acompanha os consumidores depois da compra, para saber se eles precisam de ajuda para usar seu produto ou serviço.

Dá para perceber que a segunda solução é mais atraente para o público, certo? Isso acontece porque ele percebe um cuidado maior por parte da organização e, assim, fica mais interessado em fazer negócios com ela.

Como fazer uma análise de competitividade de mercado eficiente?

Agora que você já sabe o que é análise de mercado e competitividade, bem como os benefícios dessa ferramenta para os negócios, chegou o momento de aprender a fazer uma. Então, continue lendo para conferir esses 4 passos simples!

1.  Liste os concorrentes

O primeiro passo para elaborar uma análise competitiva de mercado é descobrir quem são os concorrentes da sua empresa. Você nem precisa listar todas as companhias semelhantes do país, basta pegar aquelas que afetam você.

Dito isso, separe as organizações que ofereçam os mesmos produtos ou serviços e atuem na mesma região que a sua. Essas são as concorrentes diretas.

Caso deseje uma visão mais ampla, adicione os concorrentes indiretos, que são companhias semelhantes, mas não pertencentes ao mesmo nicho.

2. Faça uma análise da concorrência

Chegou o momento de realmente estudar os concorrentes, incluindo:

o que eles oferecem;

onde ficam localizados;

como realizam as vendas;

se têm site e blog;

como usam as redes sociais;

maneiras de interagir com os clientes;

quantos funcionários possuem etc.

Feito isso, descubra como é o atendimento ao cliente e qual a percepção que o público tem sobre a marca. Também pode ser interessante anotar a qualidade dos produtos ou serviços e os preços cobrados por eles.

3. Compare seu negócio com a concorrência

O terceiro passo para fazer uma análise competitiva de mercado é comparar seu negócio com os concorrentes identificados. Não se esqueça de estudar todos os pontos, desde a oferta de produtos ou serviços até o atendimento ao cliente.

A partir disso, fica mais fácil ver o que eles têm que você não tem e vice-versa. Também não deixe de avaliar a percepção dos seus clientes, por meio de uma pesquisa de satisfação, por exemplo.

4. Invista em boas ferramentas

Para finalizar, não se esqueça de investir nas ferramentas para que sua análise competitiva de mercado seja precisa. Algumas das melhores soluções para identificar forças, fraquezas e diferenciais são:

benchmarking;

análise SWOT;

5 forças de Porter.

Outra ferramenta útil é um bom CRM de vendas, como o Agendor. Esse software permite coletar dados e segmentar os clientes, monitorar o nível de satisfação deles e até mesmo acompanhar os resultados de vendas.

Assim, você obtém tudo o que precisa para comparar sua empresa com a concorrência e obter uma análise competitiva de mercado completa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: