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25 de setembro de 2022 - 12:01

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Na sua gestão comercial, você já teve a necessidade de avaliar seu funil de vendas separando linhas de produtos, negócios, canais de aquisição ou outros fatores? Então saiba que esse é um caminho importante para os resultados! Afinal, trabalhar com múltiplos funis de vendas pode não apenas facilitar a operação, mas também levar a estratégias mais assertivas e, assim, em um número maior de negócios fechados.

Mas como fazer essa gestão de forma otimizada? Isso é possível ao trabalhar com múltiplos funis de vendas dentro da ferramenta de CRM – e é por isso que, neste artigo, falaremos sobre esse modelo de atuação e também sobre as novas funcionalidades do Agendor, que agora permite a inclusão e a automação de vários funis na sua plataforma. Continue a leitura para saber mais!

Quando faz sentido trabalhar com múltiplos funis de vendas?

Como sabemos, funcionando como uma representação do processo de compra, o funil de vendas ajuda a compreender o que precisa ser feito para atrair, converter e reter clientes. Assim, devido a sua relevância, o recurso é, atualmente, utilizado por grande parte das equipes comerciais no mundo todo.

No entanto, muitas empresas, em função do seu modelo de negócio, dos produtos ou serviços que oferecem ou até mesmo do público, trabalham com jornadas de compras diferentes entre si ou precisam monitorar separadamente suas taxas de conversão. Nesses casos, o ideal não é trabalhar somente com um, mas com múltiplos funis de vendas – mesmo que suas etapas sejam iguais.

Mas quais seriam essas situações? Vamos falar um pouco sobre elas e citar exemplos para ficar mais fácil de entender.

Linhas de produtos diferentes

Quem vende diferentes linhas de produtos, muitas vezes, precisa trabalhar com processos de vendas distintos.

Vamos supor que o seu negócio é uma concessionária de automóveis e que, além de vender carros, você também vende peças e seguros. É evidente que a sua operação não pode funcionar da mesma forma para todos esses produtos, afinal, eles pertencem a categorias diversas, terão ciclos diversos e particularidades que precisam ser consideradas na estratégia comercial.

Tipos de contratação distintos

Além dos produtos, pode ser que você trabalhe com diferentes modelos de contratação. Alguns clientes fazem uma assinatura recorrente em relação ao seu produto ou serviço, enquanto outros optam somente por uma contratação pontual? Novamente, temos dois cenários que exigem posturas específicas e cujos resultados precisam ser analisados de forma separada.

Perfis de negócios diversos

Outro contexto em que trabalhar com uma ferramenta que permita a criação de múltiplos funis faz todo sentido é quando se trata de uma empresa que atua com mais de um perfil de negócio. Isso acontece quando existem duas operações em um mesmo negócio: uma voltada às vendas B2C e outra às vendas B2B ou atacado e varejo, por exemplo.

Clientes do setor público e privado

Ainda, podemos pensar também no caso da diferenciação entre o ciclo de vendas de um cliente do setor público e do setor privado. Se você tiver uma empresa que vende máquinas para ambos os clientes, certamente terá um processo muito mais longo com as licitações, além de etapas diferentes em cada jornada.

Pré-vendas, vendas e pós-vendas

Além disso, se quiser ter ainda mais controle da operação comercial, trabalhar com múltiplos funis pode ser muito interessante para fragmentar o ciclo e separar pré-vendas, vendas e pós-vendas. Isso permite que você trabalhe de forma direcionada, detalhando e se aprofundando mais em cada etapa.

Funis por canais

Outra possibilidade interessante ao contar com uma ferramenta CRM que oferece a opção de criar múltiplos funis é determinar as jornadas conforme o canal de vendas. Muitos negócios trabalham, por exemplo, com inbound e outbound marketing, tendo processos distintos e até equipes separadas.

Confira os 6 principais benefícios do funil de vendas:

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Por que começar a usar múltiplos funis de vendas?

Os múltiplos funis de vendas auxiliam não apenas a organizar melhor a operação comercial, como também permitem avaliar a eficiência de cada um separadamente, o que reflete em uma tomada de decisão mais acertada, entre outros benefícios. Confira alguns dos principais!

Conseguir traçar estratégias mais assertivas

Estabelecer diferentes funis, de acordo com as necessidades do empreendimento possibilita que sejam determinadas estratégias voltadas especificamente para cada situação e, assim, muito mais assertivas. Você pode, por exemplo, definir um funil somente para clientes Pessoa Jurídica e inserir etapas ou ações adicionais que fazem sentido apenas para esse tipo de venda — mas que, nesses casos, são muito eficazes.

Ter uma maior previsibilidade de vendas

Com funis mais específicos, é possível observar melhor o comportamento de cada tipo de cliente ou de cada linha de produto e identificar padrões relacionados a eles. Logo, você também poderá trabalhar com uma previsibilidade maior, o que facilita muito o planejamento de vendas.

Conhecer melhor a equipe de vendas e direcionar os esforços

Além disso, ao trabalhar com múltiplos funis, você consegue entender quais vendedores performam melhor em cada linha de produto ou perfil de cliente e pode direcionar de modo mais adequado a atuação da equipe de vendas, aprimorando a sua gestão.

Visualizar os resultados de forma realista

Por fim, estabelecendo vários funis, também será possível visualizar os resultados separadamente por funil e fazer uma análise discriminada de cada um deles. Isso é muito importante para que se tenha uma visão realista do negócio e se compreenda quais são as lacunas que precisam melhorar em cada processo.

Se você, por exemplo, vende para o público e o privado sem separar os funis, é impossível identificar se o tempo do ciclo está longo de forma geral – e algo precisa ser feito a respeito – ou se é apenas mais longo apenas para os clientes do setor público.

Experimente os múltiplos funis de vendas no Agendor

Com as novas funcionalidades do Agendor, sempre criadas e aprimoradas a partir do feedback dos clientes, agora é possível criar e automatizar múltiplos funis de vendas na nossa plataforma de CRM.

A atualização, já disponível, permite gerenciar desde o pré até o pós-venda ou definir funis separados para cada linha de produto ou serviço, tipo de cliente, modelo de negócio, canal de vendas ou qualquer outro que faça sentido para o seu negócio.

Na ferramenta, você pode adicionar quantos funis desejar, nomear, definir as etapas de cada um livremente e selecionar os filtros que tiverem relação com aquele processo. Ainda, além de criar múltiplos funis, adicionamos várias funcionalidades que irão potencializar a gestão do funil de vendas e acelerar suas prospecções.

Os recursos de personalização dos funis ficam na coluna lateral, que reúne uma série de novas possibilidades de ações, como:

Visualizar empresas e pessoas sem negócios;

Criar um novo negócio apenas arrastando;

Ver clientes de uma lista importada do Excel;

Trabalhar campanhas (marcar produtos e filtrar);

Dar continuidade a um negócio de outro funil;

Duplicar negócios arrastando de um funil para o outro;

Escolher mais de uma opção de filtro;

Filtrar por cidade e DDD.

Além disso, no Painel de Resultados, você pode visualizar os relatórios de performance específicos para cada um dos múltiplos funis de vendas criados. Dessa forma, é possível mensurar as taxas de conversão e o desempenho da equipe de forma separada, o que trará insights mais valiosos e poderá guiar decisões mais assertivas em termos de estratégia.

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