Afinal, você sabe como resolver o problema das metas de vendas não atingidas? Metas são instrumentos indispensáveis para orientar os esforços de uma equipe comercial e mantê-la motivada a alcançar melhores resultados.
Tanto aqui no blog, quanto no canal da SMark, já disponibilizamos dicas sobre como definir metas. Mas o que podemos falar para equipes que não estão atingindo metas?
Nesse post, explicaremos porque isso acontece e daremos dicas para resolver esse problema. Acompanhe!
Metas de vendas não atingidas: por que isso acontece?
Antes de mais nada, o gerente de vendas precisa se perguntar se as metas que foram estabelecidas para a equipe são viáveis ou não. Ou seja, existe um histórico de pessoas que conseguiram bater essas metas?
Se a resposta for não, talvez seja necessário rever o valor dessas metas.
A partir disso, o próximo passo é analisar o que já foi feito de esforço em direção a essas metas. Sabemos que a venda faz parte de um processo que já acontece antes mesmo do fechamento.
Sendo assim, é necessário analisar o processo comercial como um todo, incluindo itens como, por exemplo:
Trabalho de prospecção;
Qualificação adequada do cliente;
Contato com o cliente.
Dessa forma, algumas análises podem ser feitas em relação a processos que ocorrem antes mesmo do fechamento. Ou seja, o gerente de vendas precisa analisar se aquele vendedor que não está conseguindo bater a meta, está ao menos fazendo as reuniões ou visitas que se espera que ele faça.
Outra maneira de realizar essa análise é através de um estudo de quais fases das vendas aquele vendedor costuma ser mais efetivo. Através do funil de vendas é possível saber em quais fases o vendedor tem uma taxa de conversão satisfatória.
Assim, fica evidente se ele não está conseguindo bater a meta porque não gerou leads suficientes ou se ele está esbarrando na fase de negociação.
Segundo Leandro Ceccato, especialista em vendas consultivas e CEO da SMark:
“Vários fatores interferem para que o vendedor não consiga bater a sua meta, um deles é passar o mês inteiro trabalhando um número pequeno de oportunidades.
Por outro lado, trabalhar um volume grande de leads, porém leads não qualificados, também pode ser um problema.”
Quais são as soluções para esse problema?
Existem uma série de medidas que podem ser tomadas pelo gestor para ajudar a equipe com as metas de vendas não atingidas. Por exemplo, implementar as metas por atividades.
Muitas vezes, o mais importante para conseguir solucionar o problema é garantir que o vendedor está fazendo o trabalho que é necessário.
Além disso, outro ponto importante diz respeito ao uso de ferramentas adequadas de trabalho e como elas podem contribuir para que as metas sejam atingidas.
Dentro desse cenário, o SMark CRM contribui pode ser o grande segredo. Com ele, é possível estruturar as metas de atividades que sejam realmente relevantes para caminhar até o fechamento.
O SMark CRM deixa claro qual é a performance do vendedor em cada fase do funil de vendas. Assim, tanto o gestor quanto o próprio vendedor, conseguem trabalhar e desenvolver aquele ponto específico.
Afinal, por que SMark CRM é ideal para melhorar o seu processo comercial?
Pronto para rodar uma estratégia vencedora de vendas, o SMark CRM é a ferramenta que faltava na sua empresa para que o gerente possa ter mais insights estratégicos.
Alguns dos recursos do SMark CRM são:
Gestão do funil de vendas por regional;
Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
Fluxos automatizados de Go-no-Go;
Lembretes diários de followups e visitas;
Integração das equipes de agendamento com os consultores;
Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.
Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa.
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