Segundo dados da consultoria Webdam, a publicidade na Internet será responsável por 25% de todo mercado em publicitário em até 2015. As demais fatias continuam em mídia off-line.
Com o acesso às novas tecnologias e a possibilidade de escolha do consumidor não será mais possível que as mídias trabalhem separadamente. Ao longo dos últimos anos, o consumidor, que interage em diversos ambientes e usa diversas plataformas para se comunicar, passou a pedir da marca presença em qualquer ambiente, on ou offline. Surge a tendência: Marketing Cross-Channel, em que a audiência de um canal gera leads para outro.
Entendo o Marketing Cross-Channel
É importante entender como fazer uso de um canal para promover o outro de forma ordenada e relevante, sempre mantendo o foco no consumidor.
No marketing cross-channel, as empresas voltam o olhar para o consumidor, na intenção de engajá-los com a marca, independentemente do canal. Na prática, o cliente pode receber um e-mail marketing em resposta a uma interação dele nas redes sociais ou receber um SMS após a interação com um e-mail marketing, por exemplo.
“Com o cross-channel, a preferência do consumidor determina o peso de cada ação, em que o cliente escolhe os canais para interação com a empresa”, ressalta Marco Salvi, gerente de produto e serviços a clientes da Serasa Experian Marketing Services.
Canais não são concorrentes
Segundo Marco Salvi, engajar o consumidor com a marca em todos os canais é uma arte. “As estratégias precisam estar bem alinhadas para não haver concorrência de um canal com o outro, eles devem ser complementares, e esse é o primeiro ponto a se pensar no marketing cross-channel”, lembra Salvi.
O cross-channel é também uma boa oportunidade para atingir públicos diferentes e aumentar vendas, expandindo o relacionamento com clientes. “Muitas marcas internacionais tiveram retorno extremamente positivo ao aplicar o marketing cross-channel. Aqui no Brasil, algumas empresas já estão aproveitando o momento e tendo iniciativas que dão praticidade aos consumidores mais ávidos”, comenta o executivo.
Ainda segundo o executivo, há muitos pontos a se pensar para um marketing cross-channel eficaz, porém para a definição da estratégia é preciso voltar o olhar para o consumidor: o que ele deseja? Onde está? Como e por que interage? As informações devem ser aproveitadas de forma oportuna. “As marcas já entenderam que o foco principal é o consumidor. Agora é hora de pensar no relacionamento e na interação relevante e em tempo real com o público”, finaliza Salvi.
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