Por: Ivan Monteiro
Pesquisa revela que mercado online ainda está “engatinhando”
Black Friday, promoções, compras com apenas “um click”, redes sociais, frete grátis… O e-commerce sem dúvidas está na boca do povo, é pauta recorrente da grande mídia, entretanto, ainda perde para o comércio físico entre a maioria das pessoas. É o que revela um estudo lançado recentemente pela Monash University, da Austrália. O varejo ainda depende e muito das vendas físicas ao redor do mundo.
O levantamento da Global Retail Index entrevistou CEOs e executivos de 250 empresas de todo o mundo e constatou que 68% do faturamento está ligado diretamente das lojas materiais, número bem superior aos 16% oriundos do meio online. Bem inferior ainda está à porcentagem que representa as vendas pelas redes sociais: 2%.
Mas isso não significa que a internet é carta fora do baralho das empresas muito pelo contrário. O e-commerce tem sido visto como prioridade estratégica, segundo 60% participantes da pesquisa. A internet, o serviço mobile e as redes sociais entraram de vez como estratégia corporativa no último ano.
Segundo eles, as redes sociais ainda estão engatinhando no quesito “fechar negócio”, enquanto grandes empresas como Facebook, Instagram e Twitter ainda estudam formas de incrementar ferramentas para vendas em seus sites. Porém, são elas que influenciam diretamente na decisão de compra dos clientes, principalmente quando são produtos recomendados por outros clientes.
Inovação digital é a chave do sucesso
Para o varejo físico é importante sempre inovar para atrair a clientela cada vez mais inserida no mundo digital. E inovar não significa apenas criar um site, rede social e etc, mas também fazer do seu espaço de vendas, uma verdadeira experiência digital, unindo o melhor da tecnologia e do marketing.
Um exemplo interessante para lojistas e marcas é o Motion Vídeo, um display que conta com um sensor de movimento que interage com o cliente no momento quando ele se aproxima do produto. Uma forma moderna e informativa que oferece interatividade para agregar a experiência do consumidor.
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