O que você sabe sobre lead de vendas?
Elaboramos aqui um glossário para sanar todas as suas dúvidas sobre essa temática. Nas próximas linhas deste conteúdo, você vai descobrir:
O que é lead?
O que é captação de leads
Qual a importância da captação de leads?
O que é a nutrição de leads?
Como gerar mais leads?
O que é lead time?
Para que serve o lead time?
Quais são as principais métricas para a gestão de leads?
O que é lead?
Os leads podem ser definidos como oportunidades de negócio para a sua empresa. Tratam-se de pessoas que, em algum momento, demonstraram certo interesse por suas soluções e, voluntariamente, deixaram um meio de contato e desejam saber mais sobre o seu produto ou serviço.
O que é captação de leads
Um lead é um cliente em potencial que está ao alcance da empresa. E, para capturar leads, é comum que a empresa ofereça conteúdos relevantes, materiais educativos, demonstrações da solução comercializada ou qualquer outro benefício em troca de alguns dados do usuário.
Ou seja, a captação de leads ocorre quando a empresa consegue fazer com que o visitante sinta-se interessado o suficiente pelas soluções que ela oferece a ponto de fornecer, voluntariamente, alguns dados (nome, telefone e e-mail, por exemplo) em troca de algo relevante.
Qual a importância da captação de leads?
Quando uma pessoa tem um primeiro contato com a empresa, dificilmente ela estará pronta para efetuar uma compra B2B.
Logo, a captação de leads é um processo importante para inserir esses usuários no funil de vendas e nutri-los até que eles estejam maduros e confortáveis o suficiente para tomarem sua decisão de compra.
Além disso, a importância da captação de leads também reside na possibilidade de construir um relacionamento mais próximo com esses clientes em potencial.
O que é a nutrição de leads?
A nutrição de leads é quando a empresa passa a fornecer conteúdos capazes de fazer com que os leads amadureçam, entendam melhor suas necessidades e como o produto ou serviço oferecido pode ajudá-lo a solucioná-las.
O objetivo da nutrição de leads é conduzir os leads por todas as etapas do funil de vendas e fazer com que eles se sintam prontos e seguros para tomarem sua decisão de compra.
Além disso, o processo de nutrição serve para manter o lead interessado nos produtos e serviços da sua empresa. Assim, há mais chances de conseguir fechar um bom negócio.
Como gerar mais leads?
Para gerar leads para a sua empresa, existem diferentes ferramentas e estratégias que podem te ajudar. Veja a seguir algumas dicas essenciais:
Defina as buyer personas do seu modelo de negócio;
Faça um mapeamento do seu funil de vendas;
Produza conteúdos relevantes para o blog da empresa; Utilize técnicas de SEO para impulsionar os conteúdos;
Esteja presente nas redes sociais;
Faça uso de e-mail marketing;
Utilize landing pages para oferecer conteúdos ricos em troca do contato dos visitantes;
Utilize CTA (CallToAction) para direcionar o visitante a outros conteúdos;
Participe de feiras e eventos;
Firme parceria com outras empresas.
O que é lead time?
Lead time se refere ao tempo médio que uma empresa leva para atender as solicitações que recebe de seus leads e clientes.
Para que serve o lead time?
O lead time serve como um indicador de desempenho. Ao medir o lead time, a empresa passa a ter maior controle sobre o tempo que ela leva para atender as solicitações que recebe.
Dessa forma, é possível encontrar maneiras de agilizar os processos e deixar os leads mais satisfeitos.
Quais são as principais métricas para a gestão de leads?
Além do lead time, existem outros indicadores de desempenho que você pode implementar para fazer uma gestão de leads mais eficiente.
Custo por Lead – CPL
CPL = Investimentos em marketing / Número de leads
Leads por Venda (LPV)
LPV = Número de leads / Número de vendas
Taxas de conversão
Taxa de conversão = Número de leads gerados / Total de leads convertidos em clientes
E aí? Esclarecemos as suas dúvidas sobre lead de vendas? Implemente as dicas que citamos aqui e feche mais negócios.
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