Está em busca de formas engajadoras e inovadoras de desenvolver habilidades no seu time comercial? Então você precisa conhecer nossas dicas de jogos para treinamento de vendas.
A verdade é que, com a ajuda de ferramentas lúdicas, como os jogos, sua empresa inclui no portfólio de técnicas de treinamento uma importante aliada: a gamificação. Este artigo, publicado no portal Medium, mostra que 90% dos colaboradores se sentem mais produtivos quando utilizam a gamificação na rotina.
E os benefícios não param por aí! Com estímulos à criatividade, ao pensamento ágil, ao trabalho em equipe e à competição saudável, utilizar jogos para treinamento de vendas pode ajudar a dinamizar até as capacitações mais maçantes.
Se despertamos sua curiosidade sobre os melhores jogos para treinamento de vendas, continue a leitura. Você vai conhecer:
Roda de vendas genéricas
O jogo das chamadas frias
Copa do mundo das vendas
Jogo das recompensas
Jogos de tabuleiro para treinamento de vendas
O poder da gamificação nas empresas
Na introdução deste artigo, você viu que apostar na gamificação com o uso de jogos para treinamento de vendas pode impactar diretamente na produtividade do time.
Além da produtividade, a gamificação também estimula o senso de pertencimento e a sensação de conexão. Esta pesquisa mostra que 87% dos funcionários se sentem mais conectados socialmente quando há atividades gamificadas no ambiente de trabalho.
Isso porque, por meio de competições saudáveis, os jogos estimulam trocas e incentivam o aprendizado contínuo com pares e outros membros da equipe.
Além disso, apostar em jogos para treinamentos de vendas também ajuda a:
motivar vendedores durante o trabalho;
dinamizar o treinamento;
facilitar a análise de resultados e a avaliação de desempenho;
gerar redução de custos com treinamentos convencionais.
Quer ver um exemplo prático de como a gamificação pode ajudar a levar resultados por meio de jogos para treinamentos de vendas?
Após aplicar um painel gamificado para acompanhamento dos resultados de vendas, um franqueado do grupo O Boticário, no interior de São Paulo, coleciona números importantes e positivos:
redução de cerca de 50% nos custos de treinamento;
menos 83% no tempo que as vendedoras gastavam para registrar dados de venda;
aumento de 5% de vendas por boleto;
crescimento de 6% no ticket médio da empresa.
Quer conhecer a história mais a fundo? Leia o relato completo da experiência nesta matéria, do portal Terra.
5 jogos para treinamento de vendas
Sem mais delongas, é hora de conhecer nosso top 5 dicas de jogos para treinamentos de vendas. Fizemos uma seleção versátil, com jogos voltados para a equipe de vendas e para a liderança.
1. Roda de vendas genéricas
Objetivo do jogo: Desenvolver discursos persuasivos em vendas, despertando o gatilho mental da necessidade
Material necessário: Roleta
Como funciona o jogo?
A equipe deve ser dividida em pares. Um dos jogadores será o cliente e deve girar a roleta para definir o produto que lhe será oferecido. O outro jogador da dupla será o vendedor e sua responsabilidade é convencer o cliente de que aquele produto é essencial para ele.
Dica de ouro: para que o jogo fique mais interessante, utilize objetos genéricos, como um guardanapo, um palito de dentes ou um patins.
2. O jogo das chamadas frias
Objetivo do jogo: Aprender a fazer chamadas frias bem-sucedidas e com confiança
Material necessário: telefone com viva-voz
Como funciona o jogo?
Divida a equipe em pares. Um dos vendedores faz uma chamada fria real com o alto-falante ativado e o outro escreve o feedback.
Dica de ouro: Atribua pontuação máxima ao vendedor que fechar negócio, mas distribua pontos menores a quem cumprir determinadas “missões”, tais como:
fazer a liderança rir: 30 pontos
fazer o cliente rir: 20 pontos
agendar um followup com o cliente: 40 pontos
captar dados do cliente na chamada: 40 pontos
3. Copa do mundo das vendas
Objetivo do jogo: estimular o fechamento de vendas por meio da competição entre equipes
Material necessário: mural para contagem dos pontos
Como funciona o jogo?
Divida os vendedores em equipes A, B, C e D e organize “competições” entre eles. Cada rodada dura uma semana e cada venda concluída equivale a 1 gol.
As rodadas devem durar uma semana, e os pontos devem ser distribuídos da seguinte forma:
o vendedor que fizer mais gols por rodada recebe 3 pontos;
em caso de empate, cada vendedor pontua com 1 ponto;
equipes que não fecharem vendas na rodada não pontuam.
Dica de ouro: conte com a ajuda do time de marketing para criar uma atmosfera de competição mundial no setor. Faça cartazes, camisas, adereços para torcida e premie a equipe vencedora com um troféu de verdade.
4. Jogo das recompensas
Objetivo do jogo: reconhecer vendedores que apresentam desempenho melhor em um determinado período de tempo
Material necessário: mural para acompanhar resultados; recompensas
Como funciona o jogo?
A dinâmica do jogo das recompensas é simples, mas efetiva. Crie um quadro com os nomes dos vendedores para acompanhar sua performance durante um período de tempo.
Os vendedores que se saírem melhor são recompensados.
Dica de ouro: negocie as recompensas com os próprios vendedores para tornar o jogo ainda mais envolvente. Que tal um dia de folga? Ou um voucher para curtir o fim de semana em um local aconchegante com a família? Bonificações financeiras também devem ser consideradas!
5. Jogos de tabuleiro para treinamento de vendas
Objetivo do jogo: estimular a competição saudável e a criatividade de líderes e vendedores
Material necessário: tabuleiro, peças
Como funciona o jogo?
Criar um jogo de tabuleiro para treinamento de vendas pode ser uma excelente estratégia para a sua empresa. Já pensou, por exemplo, em treinar a liderança para criar bons PDI (Planos de Desenvolvimento Individual) com a ajuda de um jogo? Que tal exercitar a rotina de feedbacks com a ajuda de cartas com situações pré-determinadas?
Dica de ouro: para criar jogos de tabuleiro para treinamento de vendas mais efetivos, conte com a ajuda de empresas especializadas no assunto.
Criar uma rotina dinâmica com jogos para treinamento de vendas pode agregar valor à forma como a sua empresa desenvolve seu time.
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