O que você sabe sobre Inside Sales?
Essa modalidade de vendas tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente devido aos avanços das tecnologias de comunicação, que permitem que o vendedor possa conduzir o processo comercial à distância sem precisar se deslocar para fazer visitas presenciais.
Para sanar todas as suas dúvidas sobre esse assunto, convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo e conferir a resposta para as seguintes perguntas:
O que é Inside Sales?
Inside Sales, em livre tradução, significa vendas internas. Trata-se de uma modalidade em que todo o processo comercial (ou sua maior parte) é conduzido à distância, sem visitas à sede do potencial cliente.
Ou seja, o Inside Sales ocorre com o vendedor in loco, sem que ele precise ir à campo para prospectar, negociar e finalizar suas vendas.
De dentro da empresa, ele entra em contato com os potenciais clientes para entender as necessidades deles, apresentar sua proposta comercial e executar todas as etapas do processo de vendas.
Qual a diferença entre Inside Sales e Outside Sales?
A principal diferença entre o Inside Sales e o Outside Sales é que este último ocorre presencialmente. Ou seja, nas vendas externas, o vendedor se desloca até o potencial cliente para conduzir o processo comercial.
Se nas vendas internas as interações ocorrem por telefone, videochamada, e-mails e redes sociais, no Outside Sales predominam as visitas presenciais para conhecer mais de perto as necessidades do cliente, apresentar as soluções e fechar negócio.
O que faz um profissional de Inside Sales?
Basicamente, o profissional de Inside Sales executa todas as etapas comuns de um processo de vendas. No entanto, elas são realizadas de dentro da empresa para a qual ele trabalha.
Dentre as principais tarefas do profissional de vendas internas, podemos citar a atualização dos dados cadastrais dos clientes, a prospecção de clientes, a elaboração das propostas comerciais, a negociação de preços, prazos e demais aspectos contratuais e as interações no pós-venda.
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Quais as vantagens do modelo de Inside Sales?
Adotar o modelo de Inside Sales pode trazer uma série de vantagens para a empresa. Veja a seguir quais são as principais:
Otimização da rotina de trabalho dos vendedores;
Aumento da produtividade da equipe de vendas;
Redução significativa dos custos;
Maior faturamento;
Maior agilidade no processo comercial;
Maior facilidade para escalar a operação de vendas.
Quais são as principais ferramentas utilizadas no Inside Sales?
Para praticar as vendas internas, existem algumas ferramentas que podem ser bastante úteis.
A começar pelos aplicativos de videochamadas, como o Zoom e o Google Meet. Eles facilitam a comunicação com o cliente e encurtam a distância.
Há também as ferramentas de automação de marketing, que permitem enviar conteúdos para os clientes de acordo com o nível em que eles se encontram no funil de vendas.
O mais importante, entretanto, é contar com um software de CRM para organizar melhor os dados de cada cliente e desenvolver um relacionamento mais personalizado com eles. Essa plataforma permite gerenciar todo o funil e as atividades de vendas relacionadas a ele.
Como ser um bom profissional de Inside Sales?
Se você quer ser um bom profissional de Inside Sales, saiba que existem algumas boas práticas que podem te ajudar a ter um desempenho de qualidade nessa função. São elas:
Trabalhe com um perfil de cliente ideal bem definido;
Conheça a fundo os clientes em potencial e suas necessidades;
Investigue se eles possuem “fit” com as suas soluções;
Mapeia a jornada de compra dos clientes;
Seja claro e direto em suas abordagens;
Ofereça conteúdos para educar o cliente sobre suas soluções;
Saiba contornar objeções;
Tenha domínio sobre as técnicas de fechamento.
Que KPIs utilizar no Inside Sales?
Por fim, é importante que você acompanhe o desempenho das suas estratégias de Inside Sales. Para isso, alguns indicadores-chave (KPIs) que você pode utilizar são:
Taxa de conversão;
Tempo médio de resposta ao cliente;
Ticket médio;
Taxa de churn;
Interações até o fechamento.
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