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13 de setembro de 2022 - 17:02

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O que você sabe sobre Inside Sales?

Essa modalidade de vendas tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente devido aos avanços das tecnologias de comunicação, que permitem que o vendedor possa conduzir o processo comercial à distância sem precisar se deslocar para fazer visitas presenciais.

Para sanar todas as suas dúvidas sobre esse assunto, convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo e conferir a resposta para as seguintes perguntas:

O que é Inside Sales?

Inside Sales, em livre tradução, significa vendas internas. Trata-se de uma modalidade em que todo o processo comercial (ou sua maior parte) é conduzido à distância, sem visitas à sede do potencial cliente.

Ou seja, o Inside Sales ocorre com o vendedor in loco, sem que ele precise ir à campo para prospectar, negociar e finalizar suas vendas.

De dentro da empresa, ele entra em contato com os potenciais clientes para entender as necessidades deles, apresentar sua proposta comercial e executar todas as etapas do processo de vendas.

Qual a diferença entre Inside Sales e Outside Sales?

A principal diferença entre o Inside Sales e o Outside Sales é que este último ocorre presencialmente. Ou seja, nas vendas externas, o vendedor se desloca até o potencial cliente para conduzir o processo comercial.

Se nas vendas internas as interações ocorrem por telefone, videochamada,  e-mails e redes sociais, no Outside Sales predominam as visitas presenciais para conhecer mais de perto as necessidades do cliente, apresentar as soluções e fechar negócio.

O que faz um profissional de Inside Sales?

Basicamente, o profissional de Inside Sales executa todas as etapas comuns de um processo de vendas. No entanto, elas são realizadas de dentro da empresa para a qual ele trabalha.

Dentre as principais tarefas do profissional de vendas internas, podemos citar a atualização dos dados cadastrais dos clientes, a prospecção de clientes, a elaboração das propostas comerciais, a negociação de preços, prazos e demais aspectos contratuais e as interações no pós-venda.

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Quais as vantagens do modelo de Inside Sales?

Adotar o modelo de Inside Sales pode trazer uma série de vantagens para a empresa. Veja a seguir quais são as principais:

Otimização da rotina de trabalho dos vendedores;

Aumento da produtividade da equipe de vendas;

Redução significativa dos custos;

Maior faturamento;

Maior agilidade no processo comercial;

Maior facilidade para escalar a operação de vendas.

Quais são as principais ferramentas utilizadas no Inside Sales?

Para praticar as vendas internas, existem algumas ferramentas que podem ser bastante úteis.

A começar pelos aplicativos de videochamadas, como o Zoom e o Google Meet. Eles facilitam a comunicação com o cliente e encurtam a distância.

Há também as ferramentas de automação de marketing, que permitem enviar conteúdos para os clientes de acordo com o nível em que eles se encontram no funil de vendas.

O mais importante, entretanto, é contar com um software de CRM para organizar melhor os dados de cada cliente e desenvolver um relacionamento mais personalizado com eles. Essa plataforma permite gerenciar todo o funil e as atividades de vendas relacionadas a ele.

Como ser um bom profissional de Inside Sales?

Se você quer ser um bom profissional de Inside Sales, saiba que existem algumas boas práticas que podem te ajudar a ter um desempenho de qualidade nessa função. São elas:

Trabalhe com um perfil de cliente ideal bem definido;

Conheça a fundo os clientes em potencial e suas necessidades;

Investigue se eles possuem “fit” com as suas soluções;

Mapeia a jornada de compra dos clientes;

Seja claro e direto em suas abordagens;

Ofereça conteúdos para educar o cliente sobre suas soluções;

Saiba contornar objeções;

Tenha domínio sobre as técnicas de fechamento.

Que KPIs utilizar no Inside Sales?

Por fim, é importante que você acompanhe o desempenho das suas estratégias de Inside Sales. Para isso, alguns indicadores-chave (KPIs) que você pode utilizar são:

Taxa de conversão;

Tempo médio de resposta ao cliente;

Ticket médio;

Taxa de churn;

Interações até o fechamento.

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