Quando se trata de inadimplência e cobrança de clientes por dívidas em atraso, pequenas e grandes empresas sabem que isso é um desafio.
Conforme dados do Serasa, o número de inadimplentes no Brasil chegou a 71,44 milhões. Isso equivale a 43,85% da população adulta do país.
Por isso, além de investir em treinamentos para a equipe e utilizar uma régua de cobrança, é necessário ter outros métodos para acompanhar o andamento das negociações. É neste ponto que entram os indicadores de inadimplência.
Esses indicadores são métricas importantes para conhecer os clientes e analisar modelos comportamentais semelhantes entre eles. Afinal, além de tentar recuperar o débito ativo, também é essencial não perder o cliente durante o processo.
Além dos indicadores, utilizar boas ferramentas também é essencial, como, por exemplo, uma discadora automática que fornece métricas diárias. Ao utilizá-la, muitos dados que você irá precisar já são entregues nas suas mãos para tomar decisões mais assertivas.
Continue com a leitura deste artigo para conhecer quais os principais indicadores existentes e como uma discadora automática pode te ajudar no processo de cobrança.
Contato com a pessoa certa (CPC)
Para iniciar uma cobrança eficaz, o primeiro passo é cobrar a pessoa certa, correto? Dessa forma, o CPC (contato com a pessoa certa), é de extrema relevância.
É por meio dessa métrica que você poderá mensurar quais ligações foram atendidas pelo inadimplente em questão. Assim, quando os números estiverem altos, significa que o seu mailing está atualizado e sendo assertivo.
Além disso, mostra que suas estratégias de cobrança estão sendo efetivas também. Contudo, quando os números estão baixos, está na hora de rever as estratégias e realizar uma higienização na sua lista de contatos.
Com o discador automático da 3C Plus, você consegue acompanhar diariamente quantas ligações estão se completando com a sua pessoa “alvo”. Ou seja, quantas chamadas estão efetivamente fazendo o CPC.
Índice de atraso geral (IAG)
Este indicador mensura a evolução dos pagamentos atrasados. Sua importância se deve por determinar se a política de crédito está obtendo sucesso ou não.
Com esta métrica, também é possível medir padrões de comportamento. Por exemplo, se um cliente X já mostrou que normalmente atrasa as suas contas, a empresa pode se prevenir e não ter prejuízos financeiros.
Prazo médio de faturamento
Significa o prazo que a empresa fornece para os clientes pagarem suas dívidas ativas. Este indicador é ligado diretamente ao risco de crédito.
Isso porque, existem diferenças entre conceder um prazo de 15 dias para um determinado valor e fornecer várias parcelas para quitar o débito. No segundo exemplo, existe uma dívida que irá durar alguns meses, oque implica diretamente nas finanças da empresa a longo prazo.
Prazo médio de recebimento
Está relacionado a quanto tempo a empresa leva para recuperar o crédito cedido. Ou seja, o tempo em dias que o inadimplente leva para concluir o pagamento da compra.
Essa métrica, quando comparada com a do faturamento, traz os riscos e as estratégias que podem ser utilizadas na cobrança. Por isso, as duas devem ser vistas juntas.
Taxa de acordo mantido
Em alguns casos, o devedor aceita o acordo proposto apenas para ganhar mais tempo, sem de fato efetivar o pagamento.
Desse modo, esse indicador deve ser analisado sempre, para que ações mais assertivas possam ser colocadas em prática.
Taxa de conversão
Essa métrica é umas das mais importantes. Isso porque, é por meio dela que se tem o controle da quantidade de contratos que foram fechados.
Ademais, é possível compreender se as estratégias estão sendo assertivas ou se precisam ser revistas.
Montante de valores recuperados
Como o próprio nome sugere, este indicador de inadimplência diz respeito ao valor recuperado em relação ao total da dívida que o inadimplente possuía.
Tempo de duração de chamada/quantidade de contatos
Esse indicador mostra ao analista de crédito quantas chamadas foram realizadas para conseguir fechar um acordo.
Ainda, é possível ver de perto o tempo médio por ligação ou conversa via WhatsApp, por exemplo.
Tecnologia para comprar os inadimplentes
Estar atento a esses indicadores de inadimplência, principalmente, às informações que elas trazem é de extrema importância para conseguir mais efetividade nas negociações.
Afinal, quanto mais a sua empresa conhecer o cliente e a forma que ele se comporta, mais resultados positivos você irá alcançar.
Também, é de extrema relevância utilizar ferramentas tecnológicas para ajudar neste processo. Como já dito neste artigo, ao integrar suas estratégias com o discador automático, sua empresa terá à disposição relatórios diários sobre a saúde da sua operação de cobrança.
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