Por: Gustavo Paulillo
Já pensou em alinhar o inbound marketing com a área comercial? Conheça 3 estratégias para aumentar as vendas de sua equipe
O Inbound Marketing é uma arma poderosa na alavancagem do trabalho de sua equipe de vendas. Usando-o de forma adequada, os vendedores conseguirão resultados muito positivos.
Além disso, ele é o futuro do marketing digital. O que muitos gestores ainda não conseguem mensurar é a importância direta dessa ferramenta para o setor de vendas. E mais: como as estratégias da web podem levar a equipe de vendas a vender mais na área física da empresa. Pois é justamente sobre isso que falaremos hoje.
Já abordamos o conceito de Inbound Marketing aqui no blog e você descobriu que ele é baseado em quatro fases de comunicação com o cliente: atração, conversão, venda e monitoramento. Para cada estágio há estratégias e resultados específicos.
Para que o Inbound Marketing funcione ainda melhor, você deve integrá-lo ao trabalho de vendedores, ajudando a equipe a vender mais! Como? Listamos abaixo três estratégias certeiras para atingir esse objetivo. Acompanhe! Integre o Inbound à prospecção
Como você já sabe, o Inbound Marketing é bastante vantajoso porque ajuda sua empresa a encontrar consumidores com o perfil exato do negócio. Ou seja, são contatos qualificados, com interesse no seu produto/serviço e enorme potencial de compra. Por meio da geração de conteúdo segmentado e de qualidade, essas pessoas serão transformadas em leads.
O vendedor deve ter acesso ao banco de leads e utilizá-lo para prospectar. Isso mesmo! Os cadastros capturados na internet pelas ferramentas de Inbound Marketing vão poupar tempo da equipe de vendas, que não mais precisará realizar pesquisas de prospecção. Os vendedores poderão fazer contato direto com pessoas que já conhecem a marca. Nem precisamos dizer o quanto ficará mais fácil vender, não é mesmo?
Use o Inbound para compreender o público e atendê-lo melhor
Uma das maiores vantagens do Inbound Marketing é a possibilidade de compreensão aprofundada do público-alvo da empresa. Por meio dos cadastros preenchidos pelos consumidores (convertidos em leads) é possível obter dados importantes sobre o perfil e hábitos de consumo da sua audiência.
O Inbound Marketing permite, inclusive, o desenvolvimento das chamadas “personas”, personagens fictícios que representam o consumidor ideal da empresa. E os vendedores devem utilizar todas essas informações para compreender melhor as necessidades e desejos dos clientes, de forma que possam traçar estratégias de abordagem mais eficientes!
Na prática, o que isso significa? Melhor atendimento! Informação em quantidade e qualidade será o diferencial que levará sua equipe a atender melhor e vender mais!
Use o Inbound para cativar e fidelizar os clientes
O Inbound Marketing pode ajudar seus vendedores não apenas a prospectar e atender melhor os clientes, mas também a aprofundar o relacionamento com eles. Ele pode ajudar sua equipe de vendas a fidelizar para vender mais.
Todo o conteúdo produzido para a Internet em forma de material rico — como, por exemplo, e-books, guias e apresentações em vídeo — pode (e deve) ser utilizado pela equipe de vendas. Os vendedores poderão enviar os itens por e-mail aos clientes, com o objetivo de cativá-los e chamar a atenção dos mesmos para novos produtos/serviços comercializados.
Ou seja, essa é uma forma inteligente de realizar o follow up e o trabalho de fidelização. O cliente não sentirá que o vendedor é um “chato”, pelo contrário, gostará de saber que foi lembrado por ele e que está recebendo material de qualidade a respeito de um tema pelo qual se interessa.
Ficará bem mais fácil cativar o cliente e fechar as próximas vendas assim, certo? Então arregace as mangas e comece agora mesmo a falar para sua equipe sobre as vantagens do uso do Inbound Marketing no cotidiano do negócio!
Você já usa o Inbound Marketing na sua empresa? Revele aqui, através dos comentários, de que forma você pretende integrá-lo ao trabalho dos vendedores e como essa estratégia vai ajudar a equipe a vender mais!
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