Você provavelmente já deve ter ouvido falar em CRM, certo?
Mas o que exatamente significa CRM? Para que serve? Como funciona na prática? Quais são os seus tipos? O que um bom CRM precisa ter para ser considerado bom? Como é feita sua implementação em uma empresa?
O que é CRM?
CRM significa CustomerRelationship Management; em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Trata-se de um conjunto de estratégias que visam colocar o cliente no centro dos processos de negócio. O foco está em construir uma relação mais próxima com os clientes a fim de antecipar suas necessidades e garantir que eles tenham uma experiência positiva.
Para aplicar essas estratégias, utiliza-se um software de CRM. Esse tipo de solução especializada busca otimizar as ações de gestão do relacionamento com os clientes.
Qual a função do CRM dentro das empresas?
A ferramenta de CRM tem como principais funções coletar, armazenar e analisar os dados mais relevantes sobre os clientes da organização que utiliza esse recurso tecnológico.
Além disso, o CRM possibilita segmentar os contatos a partir dos mais diferentes critérios (preferências, localização, porte, ticket médio etc), acompanhar a evolução deles dentro do funil de vendas e fazer o planejamento de campanhas.
Também é função do CRM armazenar o histórico de interações entre o cliente e a empresa.
Podemos dizer que um sistema de controle de vendas baseado em CRM tem 4 principais funcionalidades, confira quais são elas:
Quais são os tipos de CRM?
Basicamente, existem 4 tipos de CRM. São eles:
CRM AnalÃtico
Mais focado em analisar os dados dos clientes e fornecer insights valiosos a partir de gráficos e relatórios bastante completos.
CRM Operacional
Utilizado na execução das tarefas diárias das equipes de atendimento, marketing e vendas.
CRM Colaborativo
Busca integrar as diferentes áreas da empresa e promover a colaboração entre os funcionários, facilitando a troca de informações e a produtividade.
CRM Estratégico
O CRM desse tipo é utilizado para definir as melhores estratégias de relacionamento com o cliente.
Existem outras classificações do CRM, seguindo diferente critérios, entenda mais sobre elas nestes posts de nosso blog:
7 tipos de CRM B2B divididos nas 2 classificações. Entenda tudo!
4 tipos de CRM: colaborativo, operacional, analÃtico e de vendas. Qual o ideal para seu negócio?
Quais são as vantagens do CRM?
Uma boa ferramenta de CRM tem muitas vantagens a oferecer. As principais delas são:
Centralização dos dados e informações sobre os clientes;
Facilidade para gerenciar o funil de vendas de cada oportunidade de negócio;
Possibilidade de acesso remoto, o que é muito útil para vendas externas;
Acesso a métricas importantes;
Programação de lembretes para continuidade ao processo de vendas;
Acesso ao histórico completo de relacionamento entre a empresa e os clientes;
Segmentação de clientes em grupos especÃficos;
Criação de ofertas personalizadas com base em dados concretos;
Maior transparência ao processo comercial;
Acesso a relatórios completos, precisos e atualizados;
Registro das causas das vendas perdidas.
Veja mais algumas das vantagens de usar um CRM para fazer o controle de clientes e de vendas:
O que deve ter um CRM?
Ao investir em uma ferramenta de CRM, é necessário se atentar a algumas caracterÃsticas e funcionalidades que esse tipo de solução precisa apresentar:
Gestão intuitiva do funil de vendas;
Monitoramento do desempenho dos colaboradores;
Sincronização de dados na versão para celular;
Acesso a informações e dado sobre os clientes mesmo estando offline;
Fluxo inteligente de atividades, com sugestões sobre os próximos passos para conduzir o processo de vendas;
Criação de rotas inteligentes com base na geolocalização;
Calendário de atividades para não perder prazos e organizar melhor as rotinas;
Possibilidade de integrar o CRM a outras ferramentas de gestão;
Armazenamento na nuvem;
Controle no acesso às informações;
Personalização da plataforma.
Como deve ser implementado na empresa o CRM?
A implementação do CRM deve seguir algumas etapas fundamentais. Veja abaixo quais são elas:
Faça o mapeamento do seu processo comercial e avalie o grau de maturidade;
Esclareça o impacto e os benefÃcios do CRM para os colaboradores;
Defina qual o tipo de CRM e o fornecedor da ferramenta;
Crie um programa de treinamento para utilização do CRM;
Estabeleça um cronograma para implementação do CRM;
Defina os indicadores de desempenho a serem monitorados;
Auxilie os colaboradores durante todo o processo.
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