O que é gestão de tarefas de vendas, exatamente?
Como falamos no início, a gestão de tarefas de vendas é o processo de definição, organização, acompanhamento e otimização das atividades que são realizadas dentro de um processo comercial.
Sim, esta é uma gestão bastante complexa, pois abrange desde a criação de uma lista de atividades diárias que um vendedor cria no início do seu dia de trabalho, até a definição de ações que devem ser feitas dentro de cada etapa do funil de vendas para converter um cliente.
Desse modo, fica claro que a os conhecimentos em gestão de tarefas de vendas é uma habilidade indispensável tanto para gestores quanto para vendedores.
Para os gestores, esta é uma ferramenta valiosa para compreender a produtividade da equipe e avaliar seu desempenho, além de ajudar a validar a eficiência do funil de vendas construído, permitindo ajustes e melhorias.
No âmbito dos vendedores, a gestão de tarefas desempenha um papel crucial na organização de suas atividades diárias, o que evita a perda de clientes devido à falta de continuidade no contato, e oferece a oportunidade de automatizar tarefas repetitivas.
Sem dúvidas, a automação é um dos pontos mais relevantes no que tange o gerenciamento de atividades, uma vez que proporciona uma economia de tempo significativa, fazendo com que os vendedores se concentrem em interações mais estratégicas e na construção de relacionamentos duradouros com os clientes.
Por que o gerenciamento de tarefas é importante?
Infelizmente, a gestão de tarefas de vendas não possui o mesmo nível de reconhecimento ou prioridade quando comparada com outras práticas de gerenciamento.
Por isso, é importante destacarmos seus benefícios. Com esse gerenciamento, é possível:
otimizar a produtividade dos vendedores;
melhorar a comunicação interna da equipe;
aumentar a performance;
tornar o clima organizacional mais agradável;
facilitar a conversão de clientes desde pré-vendas até pós-vendas;
melhorar a experiência do cliente;
delegar atividades de maneira mais assertiva.
Além de tudo isso, a gestão de atividades permite identificar insights inéditos sobre sua equipe e seu processo comercial.
Por exemplo: ao comparar as tarefas finalizadas pelo vendedor X com as do vendedor é notável que o primeiro registra um maior número de envios de e-mails para os clientes. Isso chama a atenção, especialmente considerando que o canal de comunicação principal estabelecido pela empresa é o telefone.
Surpreendentemente, o vendedor X, que se destaca nos envios de e-mails, supera em vendas o vendedor Y, mesmo este sendo o profissional do time que mais realizou ligações em um período específico.
Percebe como essa observação levanta uma série de questionamentos e possibilidades intrigantes?
Em uma análise superficial, uma das possibilidades é que a abordagem do vendedor X, ao priorizar e-mails, pode estar mais alinhada às preferências e comportamentos dos clientes.
Isso sugere que, mesmo em um contexto onde o telefone é considerado o canal principal, estratégias adaptativas e personalizadas podem ser vitais para o sucesso das vendas.
5 dicas de gestão de tarefas de vendas
Agora que você já entendeu a importância da gestão de tarefas de vendas, que tal conferir 6 dicas para colocá-la em prática?
Continue conosco e acompanhe a leitura!
1. Personalize o seu CRM
Sim, nós estamos considerando que sua empresa já conta com um CRM para realizar a gestão de vendas, até porque, trata-se de uma ferramenta indispensável para a operação comercial de qualquer negócio.
Tendo isso em vista, a nossa primeira dica sobre gerenciamento de atividades dos vendedores é personalizar o seu sistema de CRM.
Isso é essencial porque, dessa maneira, você facilita o uso da plataforma por parte dos vendedores, que aumentarão seu engajamento no sistema e não deixarão de registrar atividades no CRM, que está adaptado à sua rotina de trabalho.
Para mais, é possível obter relatórios mais alinhados com a sua realidade, refletindo sua operação comercial.
Logo, personalize tudo o que puder, desde campos, produtos e serviços, etapas do funil de vendas, até integrações com outras soluções.
2. Categorize suas atividades
Para compreender o impacto de cada atividade em todas as etapas do processo comercial, que tal categorizá-las?
Um artigo no blog Klozers compartilha uma dica incrível para categorizar as tarefas de vendas tendo como base o processo de vendas.
A divisão é feita em 4 partes:
“Encontrando mais oportunidades de vendas”: essas atividades envolvem que visam ampliar o funil de vendas, como práticas de social selling, participação em eventos relevantes, prospecção atividade, qualificação de leads etc.
“Fechamento de mais oportunidades de vendas”: concentra-se nas ações cruciais para transformar leads em clientes. Envolve a geração de propostas, reuniões de fechamento e um foco contínuo na velocidade do processo comercial.
“Aumentando as oportunidades de vendas existentes”: as tarefas dessa categoria visam otimizar as oportunidades existentes, com estratégias de cross-selling para oferecer produtos ou serviços adicionais, iniciativas de retenção para garantir a lealdade do cliente e práticas eficazes de account management.
“Desenvolvendo a equipe de vendas”: refere-se às ações que estão associadas ao aprimoramento do time, como treinamento, estudos contínuos e definição de metas e objetivos.
Tendo consciência dos tipos de atividade e seu papel em uma venda, você poderá entender como priorizar tarefas, organizá-las e delegá-las à sua equipe.
3. Defina prazos
Os prazos para as atividades são fundamentais para manter a máquina de vendas funcionando e, é claro, é preciso cumpri-los.
Na prática, isso significa que as negociações que possuem follow-ups agendados devem ser priorizadas, e as demais atividades devem ser compartilhadas com a equipe para que as expectativas sejam gerenciadas.
Isso cria uma cultura de transparência, onde todos entendem o cronograma das atividades e podem antecipar os resultados esperados.
4. Acompanhe indicadores de produtividade
Outra dica indispensável sobre gestão de tarefas de vendas é monitorar indicadores de produtividade para entender o desempenho geral da equipe.
Além de comparar resultados, é crucial identificar casos de baixa produtividade e possíveis situações de sobrecarga. Como gestor, sua responsabilidade inclui cuidar da equipe, garantindo que ela esteja equilibrada e capaz de atingir seu potencial máximo.
5. Automatize tarefas repetitivas
As automações de tarefas nada mais são do que ações que uma ferramenta é capaz de tomar sozinha em resposta a gatilhos pré-definidos, como por exemplo:
criação de um cadastro de empresa;
conversão de uma oportunidade da etapa X para a etapa Y;
finalização de tarefas;
mudança de status de negociação (ganho ou perdido).
Configurar seu CRM dessa forma proporciona um aumento considerável na produtividade, visto que o vendedor pode se dedicar a tarefas mais estratégicas — como o fechamento de uma venda desafiadora —, e deixar que as atividades manuais e repetitivas fiquem sob responsabilidade da solução escolhida.
Vale reforçar que, além da produtividade, a automação também viabiliza maior eficiência operacional, pois elimina as chances de erros e esquecimentos ocasionados pelo esforço humano.
Automatize sua operacional comercial com o Agendor!
Já está sabendo da novidade?
Agora você pode automatizar suas tarefas no Agendor!
Aqui, você encontrará 3 tipos de automação, que se referem às seguintes ações:
agendar atividade automaticamente;
criar negócio automaticamente;
enviar e-mail automaticamente.
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