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Dicas para gerar leads e construir novos negócios

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Agendor
21 de outubro de 2015 - 18:06

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Por: Gustavo Paulillo

Todos precisamos vender mais. Para isso, você precisa de novos leads. Aqui está uma maneira de conseguir isso

Encontrar e nutrir novos leads é um desafio muito grande, tanto para vendedores novatos, quanto para vendedores e executivos estabelecidos.

O início e o fim de cada dia são significantes para a geração de leads, seja você um representante da Coca-Cola, o fundador de uma startup, ou um representante de um escritório de arquitetura.

Independente do tamanho da sua empresa, você está competindo com gigantes e pequenas empresas diariamente, tentando gerar leads.

Estar online não é apenas imprescindível. É importante. Mas, ter pessoas disponíveis para falar com outras pessoas sobre seu negócio é imprescindível.

Se você acredita que o seu negócio não precisa de leads, reveja seu entendimento sobre os negócios e leia nossas 5 dicas para gerar novos leads de qualidade em um mercado saturado.

#1. Faça networking em novos círculos

Na agricultura, a interação entre as culturas é utilizada para preservar a integridade e a qualidade do solo. Caso contrário, um pedaço de terra grande irá deteriorar o seu rendimento.

Da mesma forma, se você está sempre dentro do mesmo grupo que tem sido extensivamente atendido (seja por você, ou seus concorrentes), suas oportunidades vão ficar estagnadas.

Em vez disso, encontre novos grupos para se conectar. Você pode ter que adaptar o seu produto ou serviço para atender às necessidades de um novo tipo de cliente em potencial.

Se você pode recolocar a sua aplicação e história, então tem a oportunidade de gerar leads em um mercado ou em clientes inexplorado.

#2. Faça acordos com parceiros de negócios

Se você quer vender diretamente, pode ser um grande sacrifício encontrar as pessoas certas para comprar de você.

No entanto, é provável que alguém já esteja servindo seus clientes potenciais em outro tipo de negócio. Por exemplo, se você vende software de contabilidade, em seguida, vender diretamente para pequenas empresas é um canal de aproximação do mercado.

A outra é encontrar consultores contábeis que atualmente prestam serviços para proprietários de pequenas empresas e formar uma parceria estratégica com eles para promover o seu produto.

A questão chave aqui é se perguntar sobre quem já trabalha com seus clientes ideais.

Em seguida, descubra qual seria o tipo de negócio atraente que pode atrair a atenção deles e incentivá-los a enviar leads para você e enxergar o seu serviço como um valor adicional ao serviço que prestam para clientes.

Ao passo em que você recebe leads e referencias de negócios, não se esqueça de enviar notas de agradecimento. Com o tempo, reúna-se com os seus parceiros e compartilhe os resultados obtidos e atualize sua relação com seus parceiros de negócios.

Use a imaginação para criar a correlação entre seus leads e a compensação para seus parceiros enxergarem valor em indicar o seu negócio a seus clientes.

#3. Ofereça uma recompensa atraente para seus clientes indicarem você

Seus clientes atuais podem ser extremamente felizes. No entanto, eles não estão pensando em referenciar você. Eles têm relacionamentos que podem compartilhar, mas não há nada que os motive a referenciar você para sua rede de negócios.

Para se conectar com os clientes, forneça uma oferta de incentivos de referência que seja simples e atraente o suficiente, mas de uma maneira que eles sempre lembrem de você.

Dê a eles uma maneira fácil de referenciá-lo, seja através de uma apresentação, de um formulário de referência, um e-mail encaminhado, ou outras maneiras criativas.

Deixe seus parceiros e clientes saberem que você vai mantê-los atualizados quando fizer negócios com suas indicações. Seja rápido em criar uma dinâmica para conseguir mais leads de seus atuais clientes.

Uma recompensa por referência convincente deve ir além de qualquer coisa que seu cliente possa fazer por si mesmo.

Personalize a oferta com base no que um cliente vale para você e o que eles vão achar extremamente valioso.

#4. Escreva para um grande veículo

Seus clientes estão propensos a consultar algumas fontes de informação do mercado, e as empresas que são notícia.

Crie uma lista dessas publicações e assine-as. Depois de ter uma ideia de como as coisas acontecem e como os artigos são escritos, crie um artigo que você acredita que ajudaria os seus clientes que leem essa revista.

Use seu conhecimento de suas ofertas de valor para criar conteúdo. Lembre-se que este tipo de artigo deve ser escrito a partir de uma perspectiva informacional, e não como uma ferramenta de autopromoção.

Se o artigo for bem escrito e valioso, os leitores vão querer mais informações. Dê a eles um próximo passo atraente e forneça uma maneira de contatá-lo diretamente via e-mail ou telefone.

Se o seu artigo estiver online, ele será um ativo online. Ele poderá ser encontrado pelos motores de busca ao longo do tempo e continuará a existir por muito tempo. Certamente esse tipo de conteúdo pode produzir leads eficientes ao longo do tempo.

#5. Contribua em fóruns de potenciais clientes

Seus clientes podem estar saindo juntos, colaborando com seus problemas, ou usando uma tecnologia específica para consultar informações de seus mercados.

Fóruns de usuários são uma ótima maneira para fazer com que os clientes troquem opiniões e façam perguntas sobre suas necessidades e desafios.

Descura quais comunidades online seus clientes ou potenciais clientes ideais estão participando e se inscreva neles.

Depois observe a colaboração entre os usuários, encontre maneiras de oferecer conselhos ou ajudar a resolver problemas postando e publicando respostas.

A partir do momento em que seu nome começar a se tornar confiável, ofereça maneiras sutis para ser contatado por pessoas que procuram soluções, e que possam não ter te considerado ainda.

Acompanhar comunidades online pode exigir o investimento de alguns minutos por dia, mas há oportunidades para gerar leads com as pessoas que estão focadas em seus problemas.

Encontre a sua tribo

Seus clientes potenciais podem estar concentrados nas relações com outros clientes, comunidades virtuais ou outros prestadores de serviço.

Se você for criativo e atraente na criação de um acordo para incentivar parceiros e clientes, em seguida, você pode expandir a sua estratégia para uma abordagem de geração de leads dentro de mercados saturados e limitados.

Construa a sua comunidade de potenciais clientes com essas táticas. Isso requer um pensamento proativo e criativo, mas a recompensa a longo prazo vai encher o seu pipeline de vendas.

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