Por: Ivan Monteiro
Tecnologia, crise, concorrência, inovações de marketing, entre outros. Essas são algumas características cruciais que justificam a mudança de comportamento dos consumidores ao decorrer dos anos. Enquanto muitos ambientes comerciais buscam novas formas de vender, de atrair e de fidelizar novos clientes, outros acabam demorando a agir e assim caem em ostracismo. Para segurar a atenção do público, é necessário que o PDV entenda as tendências e desenvolva ações.
A pesquisa Tendências do Varejo nas Américas, elaborada pela consultoria Euromonitor International, revelou uma análise das principais tendências para o varejo em 15 países. Muitas delas apontam um futuro positivo e lucrativo, porém é necessário que as estratégias sejam bem-sucedidas.
Com novas tecnologias, a conectividade veio para deixar o consumidor mais informado e mais exigente. Isso reflete diretamente nas lojas que precisam oferecer ainda mais informação. Esse diferencial tecnológico entre PDVs ainda será importante para quem deseja se sobressair contra a concorrência.
Veja algumas outras tendências para o varejo:
Atacarejo:
No Brasil, os atacarejos, lojas de autosserviços, ganham mais espaço por causa dos preços competitivos para quem compra em grandes quantidades ou volumes. Isso é resultado da crise que assola o país.
Lojas de conveniência entram na briga
As grandes redes estão partindo para ampliar o atendimento em estabelecimentos menores. Com o público-alvo de consumidores on-the-go (em trânsito), essas lojas conveniência buscam oferecer praticidade em locais distintos de suas lojas maiores.
A venda pela internet de produtos usados
Não é uma época de guardar objetos sem utilidade. O sucesso de OLX e BomNegócio.com para comercializar de roupas e móveis até instrumentos musicais tornou a vida de vendedores e compradores mais fácil.
Marketing digital nas redes
Esse é um bom investimento para PDVs que desejam oferecer mais informação e atrair a atenção de seus consumidores de forma eficaz. O uso de displays em grandes redes valoriza o atendimento da loja e faz o produto anunciado sobressair, seja em prateleiras, vitrines ou caixas.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.