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25 de novembro de 2019 - 17:00

Como-ter-bons-contatos-pode-impulsionar-o-seu-negocio-televendas-cobranca

Em palestra no Festival de Inovação e Cultura Empreendedora, Lucas Foster, da ProjectHub, mostrou como ter os contatos certos pode salvar ou afundar sua empresa

Quanto ter um bom contato teria facilitado a criação de seu negócio? É com isso em mente que Lucas Foster, cofundador da ProjectHub, organizou um workshop realizado nesta edição do Festival de Inovação e Cultura Empreendedora (FICE), iniciativa de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época NEGÓCIOS e Valor Econômico. O mote da apresentação foi conectar pessoas e ideias para viabilizar grandes transformações no mundo.

Ele afirma que as melhores oportunidades nem sempre são democratizadas no Brasil — isso acontece também por conta da falta dos contatos corretos. Logo nos primeiros minutos da palestra, Foster pediu aos cerca de 60 presentes na sala do Unibes Cultural que adicionassem uns aos outros na rede social LinkedIn.

“Nossa vida profissional depende de relacionamento mútuo e recíproco para a gente sobreviver. Quem é interesseiro aqui?”, perguntou Foster aos presentes. “Temos dificuldade de criar relacionamento fora do nosso campo de intimidade. Isso se dá em eventos quando temos dificuldade de dar o cartão de visitas.”

Ter um negócio, afirma ele, traz uma responsabilidade ao empreendedor. É preciso ser a cara do empreendimento, seja a pessoa extrovertida ou introvertida.

Em uma explicação teórica, Lucas mostrou como a comunicação e os relacionamentos são importantes na atualidade. Ao analisar as marcas mais valiosas do país, ele usou de exemplo o Magazine Luiza. Além de um bom trabalho no ambiente digital, a companhia se destaca entre seus concorrentes por outro aspecto: a espontaneidade de sua fundadora Luiza Trajano.

A parte prática da sua apresentação serviu como demonstração desta teoria. Um empreendedor com uma ideia de negócios, ainda no papel, contou suas dificuldades — para não estragar o possível negócio, não revelaremos o plano do empreendedor.

A ideia ainda precisaria ser colocada em prática, divulgada, aperfeiçoada, entre outras coisas. Foster foi questionando a plateia presente sobre quem poderia ajudar em cada caso. Um a um, os participantes foram se oferecendo. Questões técnicas, de comunicação, entre outras, ganharam voluntários para que deixassem de ser empecilhos para aquele negócio.

Em determinado momento, Foster perguntou quem aceitaria marcar um café com o empreendedor: 11 pessoas se interessaram — ou seja, 11 novos possíveis contatos.

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