Por: Aline Matos
A decisão de aumentar os preços dos seus produtos é bem difícil porque é complicado imaginar como os consumidores receberão a novidade, além de depender de fatores externos e internos da empresa.
Esse medo de perder clientes acaba se tornando uma preocupação. Há diversos pontos para levar em conta pelos empreendedores, sendo que o primordial é fazer uma análise de mercado (veja mais aqui). A ideia não é causar uma mudança brusca na lógica de compra e venda, pois o consumidor tem meios para pesquisar preços de maneira rápida e eficiente na web.
Uma dica para quando decidir mexer no preço de seus produtos é reparar se outras empresas também estão acompanhando esse movimento. Caso estejam, repare se o aumento do preço tem influenciado na quantidade de clientes deles. É aí que você deve analisar.
Também considere se as outras marcas aumentaram o preço e você manteve um crescimento nas vendas. Faça uma análise do ganho total com a quantidade de produtos vendidos. Se a venda foi maior do que a média de ganho do mercado em determinado período, não vale a pena mexer no preço.
Grosso modo, essa conta se resume à lei da oferta e da procura. Se o seu produto tem um diferencial em relação ao dos concorrentes e é ofertado em grande quantidade ele tende a ser mais procurado e o aumento do preço não será tão grave. Porém, não exagere nesse aumento porque na hora do aperto muitos clientes podem experimentar outras alternativas e você pode ver uma variação negativa no seu caixa.
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